Empresas devedoras saem beneficiadas na previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Audiência foi em formato pergunta-resposta, diferente das anteriores em que as questões só eram colocadas no final. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

Apenas três das cinco empresas do setor de frigoríficos convidadas a prestar esclarecimentos enviaram representantes à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência. A audiência ocorreu nessa quinta, 8/6, e durou pouco mais de três horas. Os expositores foram Fabio Chilo, representante da JBS; Heraldo Geres, pela Marfrig Global Foods; e Felipe Ricetti Marques, da Swift Armour. Deixaram de comparecer os procuradores dos frigoríficos Margen e Nicolini.

Os oradores apresentaram argumentos semelhantes para a defesa das empresas: as dívidas estão suspensas ou garantidas em tramites administrativos ou judiciários; as empresas parcelaram a dívida através do Refis (programa do Governo que dá desconto para empresários renegociarem seus débitos); e alegaram ainda que as empresas são têm créditos a receber da União por contribuições sociais (PIS e Cofins) maiores que a dívida que têm com a previdência.

As alegações geraram questionamentos entre os senadores. “Confesso que sou daqueles que se preocupam muito com esse tal de Refis para cá, Refis para lá. Quem paga, paga em dia, quem não paga, não paga nunca e vai renegociando. Aqueles que pagam em dia, como dizia o empresário, são penalizados porque fica uma concorrência desleal”, avaliou o presidente da CPI, senador Paulo Paim (PT/RS).

“A Previdência Social tem sido um agente de compensação de outros débitos que não efetivamente os do próprio sistema previdenciário, o que acaba causando um rombo. Ela está, na verdade, compensando outros créditos tributários, que são de PIS, Cofins etc. A matemática, no final, evidentemente, vai fechar com um déficit enorme para a Previdência Social”. considerou o senador Dário Berger (PMDB/SC).

Outro ponto que foi ressaltado na sessão é o fato de as empresas se beneficiarem de políticas de fomento econômico e, mesmo assim, terem enormes débitos com o Governo. “Não nos parece justo que esse setor econômico de frigoríficos acumule dívidas tão expressivas em relação a suas obrigações tributárias, pois já é destinatário de favores fiscais da União, uma vez que beneficiado pelas desonerações legais e linhas de crédito altamente subsidiadas”, ressaltou o senador Hélio José (PMDB/DF).

Ele frisou que, até o momento, a CPI parece ter evidências suficientes pare entender que a reforma como prevista pelo governo não é a mudança necessária para solucionar os problemas do sistema. “Já foram identificadas como causa das distorções orçamentárias da Previdência Social a aprovação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), a concessão indiscriminada de desonerações de contribuições sociais, a renúncia fiscal decorrente da previsão legal e constitucional, e a sonegação e a apropriação indébita de contribuições sociais”, concluiu.

Com a decisão final do STF no MS 39881, não há mais discussão sobre a absorção dos Quintos e esse desconto não deve mais ocorrer. É isso que a advogada Isadora Menezes explica neste trecho da entrevista que publicamos na íntegra no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.
‌
Se você ainda não assistiu ao vídeo, escolha seu canal favorito e fique por dentro da maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos!

#anajustrafederal #pju #quintos #servidorpublicofederal
48 5
Do estudo à pausa para o café, o Clube de Vantagens acompanha cada conquista. 📚☕💻

São descontos em tecnologia, moda, cursos e muito mais para você crescer sempre!

Descubra nossos parceiros.

#anajustrafederal #clubedevantagens #estudo #descontos
14 0
Como a decisão no MS 39881 se aplica aos aposentados?

Assista ao vídeo e fique por dentro dos seus direitos! 

Aproveita e compartilha com os colegas que tiveram as aposentadorias negadas pelo TCU.

#anajustrafederal #pju #quintos
69 8
Faltam 2 dias para a Live Sarau 2025!

Prepare-se para uma noite de arte, música, emoção, e muitos prêmios incríveis!

No dia 23/10, às 19h, a ANAJUSTRA Federal celebra o Mês do Servidor Público com uma transmissão ao vivo especial e sorteio exclusivo para quem estiver assistindo.

🎶 Apresentações:
Flávia Côrtes • Valdeck Almeida de Jesus • Marco Tulio Urach da Rosa • Marcos André • Adriana Silvia Ferraz

💝 Prêmios da live:
Gift card Zift, kit de chocolates Luckau e kit ANAJUSTRA Federal — além de concorrer também a moto elétrica, iPhone 16, smart TV, Kindle e muito mais no Show de Prêmios 2025!

📅 23/10 • 19h • ao vivo
👉 Anote aí e venha celebrar com a gente!

#liveanajustrafederal #sarauanajustra #mesdoservidor #anajustrafederal #servidorpúblico #showdeprêmios #sorteioanajustra #sarau2025
14 3
Sou associado da Justiça Federal. Tenho direito?

Assista ao vídeo e descubra como essa decisão alcança todos os associados da ANAJUSTRA Federal! 🙌 

#anajustrafederal #pju #anajustra #quintos
109 28
O Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal está presente até nos momentos mais especiais. 💐🍷✨

De flores a vinhos, de moda a hospedagem, aproveite os convênios que valorizam sua vida.

Confira os parceiros e se surpreenda!

#anajustrafederal #clubedevantagens #jantar #beneficios
15 1