Trabalhos da Comissão de Orçamento estão atrasados

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na última sessão da CMO, parlamentares avaliaram prestação de contas da Saúde sobre 2018. Foto: Câmara dos Deputados.

O Orçamento de 2019 está com calendário atrasado. Antes da aprovação do projeto final, é preciso que os parlamentares da Comissão Mista de Orçamento (CMO) votem os chamados relatórios setoriais – documentos que detalham a proposta para cada área do Governo. Acontece que dois desses, sobre transportes e sobre saúde, foram adiados nas reuniões desta semana, que ocorreram na quarta-feira, 5/12.

Essa demora pode ser prejudicial ao andamento do projeto como um todo e atrasar todo o cronograma das instituições públicas para o ano que vem. Entretanto, para o relator-geral, senador Waldemir Moka (MDB-MS), ainda há tempo hábil para a votação do o Orçamento (PLN 27/2018) neste ano.

Como funcionam

A CMO tem várias etapas, sendo uma das mais importantes a aprovação os relatórios setoriais. “Esses documentos são eixos temáticos que auxiliam o relator do texto principal a fazer uma boa proposta para cada área especificamente”, explica o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar.

Segundo ele, essa é uma etapa fundamental do processo, mas extremamente técnica. “É nesse momento que vai se definir quanto cada tribunal vai receber e quais serão as principais destinações da verba, por exemplo”, conclui.

Poder Judiciário

Os órgãos do Judiciário ficaram na área temática XVI, apresentada pelo deputado Rogério Marinho (PSDB/RN). Se continuar como consta no parecer aprovado em 27 de novembro, a Justiça do Trabalho sofrerá em 2019 um corte de 1% nas verbas – ficando com um montante total de R$ 25.742.968.

Acessos: 0

O Espaço Cultural existe para divulgar os talentos dos servidores do Judiciário Federal, e o próximo destaque pode ser você.

Se você escreve, canta, compõe, pinta, costura, faz artesanato, atua como artista plástico ou cria conteúdos em canais digitais, este é o seu espaço.

Tanto para quem faz por paixão quanto para quem transforma a arte em renda extra, o Espaço Cultural é vitrine e inspiração.

📩 Envie sua história, fotos e links para: cultural@anajustrafederal.org.br e mostre seu talento para colegas de todo o Brasil.

#anajustrafederal #espacocultural #cultura #arte #talentos #servidorpúblico #artesanato #música #escrita #artesplásticas #judiciáriofederal
9 0
🎤 Voz do associado

Aleixo Torquato dos Santos participou do atendimento presencial da ANAJUSTRA Federal no dia 13/8 durante a Semana da Saúde 2025 no TRT10.

Na ocasião, foi identificado que ele tinha um valor de RRA Quintos a receber e não sabia. O saque foi feito no dia 18 e, feliz com o resultado, ele destacou a importância de iniciativas presenciais como essa. 💙

#anajustrafederal #semanadasaude #trt10 #associado #atendimentopresencial #beneficios
34 5