Deputados votam nesta quinta Reforma da Previdência

Vídeo

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Secretário Especial de Previdência, Rogério Marinho, acompanha votação no plenário da Comissão Especial. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

Atualização: deputados terminaram de votar os destaques durante a madrugada. Apenas dois deles foram aceitos. Um do DEM, partido do presidente da Câmara, sobre retirar bombeiros e policiais militares da reforma. Outro, do PP, PTB e MDB, que retirou do relatório a limitação de prazo para renegociação de dívidas com o INSS e as cobranças de contribuições previdenciárias do agoronegócio.

Atualização: parlamentares votaram em bloco e rejeitaram os 99 destaques individuais. Ainda devem ser analisados 17 destaques de bancadas.

Atualização: relatório aprovado na Comissão Especial por 36 votos favoráveis e 13 contrários. Deputados devem votar destaques agora.

Atualização: comissão decidiu que votação deve ser nominal, quer dizer, os parlamentares serão identificados de acordo com seu voto  contra, a favor ou abstenção.

A Comissão Especial da Reforma da Previdência começou o processo de votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019. Desde as 10h desta quinta-feira, 4/7, os membros do colegiado tentam analisar a complementação de voto apresentada na madrugada pelo relator, Samuel Moreira (PSDB/SP).

LEIA TAMBÉM

Relatório mantém parâmetros para servidores

Coluna: Rufem os tambores

Leitura do relatório complementar segue sem data

O primeiro passo da base foi vencer os pedidos de adiamento da votação feitos pela oposição, todos derrotados. Agora, a comissão precisa analisar, além do voto em si, os 23 destaques de bancadas e 99 individuais, totalizando 122 apresentados. Esses destaques dizem respeito a pontos que precisam de atenção especial, de acordo com os membros da comissão.

Apesar disso, o processo não avançou muito até o início da tarde. Houve muitas “questões de ordem”, quando os integrantes da comissão tiram dúvidas sobre procedimentos regimentais, e outros tipos de entraves que alongaram o processo. No momento, os líderes de bancada discursam e orientam como os membros de seus partidos devem votar.

“Tenho sido absolutamente complacente. (…) A mesma paciência que todos têm aqui para levar a sessão até a hora que for eu também tenho. Então, pra mim, não tem problema nenhum. Independente do que a gente fizer daqui em diante, nós vamos enfrentar a matéria até o final. Para mim, enfrentar até meio dia, até duas da tarde ou até cinco da manhã é absolutamente indiferente”, disparou há pouco o presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PL/AM).

Os deputados Chico D’Angelo, Henrique Fontana, Rubens Otoni, José Guimarães, Paulo Teixeira, Pedro Uczai, Gleisi Hoffmann, Carlos Veras e Jorge Solla apresentaram votos em separado, uma espécie de relatório alternativo.

Saiba mais

Atualizações serão postadas conforme os acontecimentos ao longo da tarde. Você também pode acompanhar a sessão ao vivo no vídeo abaixo:

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
47 0
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
16 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
73 4