Acompanhe: deputados manobram para votar previdência

Ao Vivo

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Ordem do dia prevê discussão e votação da Reforma da Previdência. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados.

Acaba de começar na Câmara dos Deputados a reunião do Plenário, chamada Ordem do Dia. Na pauta, os parlamentares conseguiram incluir a discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, a Reforma da Previdência.

Havia dúvida se ela seria votada hoje porque o regimento interno da Casa determina que são necessárias duas sessões posteriores à aprovação do relatório na comissão especial para a avaliação dos demais deputados.

LEIA TAMBÉM

Planalto vibra com aprovação da Reforma da Previdência

Deputados votam nesta quinta Reforma da Previdência

Avaliação de desempenho pode ser instrumento de gestão, dizem especialistas

Para cumprir esse requisito, o presidente da Câmara realizou na manhã desta terça-feira, 9/7, uma sessão extraordinária, adiantando com essa manobra, a votação da reforma.

O assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, acompanha a movimentação pela previdência no Congresso Nacional. Há pouco, ele transmitiu algumas impressões pelo Instagram da ANAJUSTRA. Para Bucar, as chances de aprovação da PEC na Câmara dos Deputados são grandes, inclusive sem alterações no texto que saiu da comissão especial.

Mais cedo, houve uma tentantiva de acordo captaneada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ). A proposta era que a oposição não tentasse retardar a votação para que o debate ocorresse ao longo da sessão de hoje, com votação feita amanhã. Entretanto, as legendas não concordaram com os termos.

Agora, os partidos de oposição seguem implementando o chamado “kit obstrução”. Isto é, uma série de procedimentos, como diversos requerimentos para adiar a votação, retirá-la da pauta e verificar a votação, com o objetivo de atrapalhar e adiar o andamento da proposta.

Acompanhe ao vivo:

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
47 0
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
16 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
73 4