AQ

Presidente da ANAJUSTRA Federal se reúne com presidente do CSJT para implementação imediata do AQ e licença compensatória

Em reunião, o Ministro Vieira de Mello Filho afirmou, ainda, que magistrados e servidores serão tratados igualmente.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores do Judiciário Trabalhista. Nesta quinta-feira, 29/1, após reunião com o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente, e a representante Janedir Lopes Morata, o Ministro Presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação (AQ) de forma quase imediata. Segundo ele, a edição da norma regulamentadora depende apenas do recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais.

Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

Na ocasião, Vieira de Mello Filho destacou seu entendimento de que magistrados e servidores devem ter os mesmos direitos, compromisso que, segundo afirmou, norteará sua gestão à frente do CSJT. Nesse sentido, assegurou que ambos serão tratados de forma isonômica no que se refere à regulamentação do Adicional de Qualificação. Esse posicionamento foi reafirmado como um compromisso assumido na reunião com a ANAJUSTRA Federal.

Em relação à licença compensatória decorrente de acúmulo de acervo processual, o ministro também sinalizou que a medida será implementada tão logo a questão orçamentária esteja equacionada. O tema é apontado como um anseio dos próprios tribunais, diante da crescente demanda por prestação jurisdicional e da necessidade de estratégias institucionais que garantam eficiência e celeridade.

Durante o encontro, Antônio Carlos Parente ressaltou que outros tribunais correlatos já implementaram a licença compensatória. Segundo ele, os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) são, atualmente, os únicos que ainda não fazem jus à regulamentação, o que reforça a necessidade de uma implementação imediata. “Entendemos que essa regulamentação é justa e necessária”, destacou.

Nesse contexto, a ANAJUSTRA Federal reforçou sua atuação institucional ao lembrar que já protocolou Pedido de Providências junto ao CSJT, em 19 de agosto de 2025, com o objetivo de assegurar a devida compensação aos servidores que enfrentam situações excepcionais de acúmulo de processos. O pedido foi recebido e encaminhado para análise técnica no âmbito do Conselho e teve despacho da Conselheira Desembargadora Relatora Denise Alves Horta, que determinou o encaminhamento dos autos à Secretaria Jurídica do CSJT para emissão de parecer. Somente as entidades representativas detêm legitimidade para propor a implementação de medidas dessa natureza, como é o caso da ANAJUSTRA Federal.

O pedido apresentado destaca iniciativas recentes no âmbito do Judiciário Federal, como a edição da Resolução STJ GP nº 24 de 24 de junho de 2025, com efeitos a partir de 1º de julho de 2025, e da Resolução nº 2.738 de 30 de junho de 2025 do Tribunal Superior do Trabalho, que reconheceu o direito à licença compensatória aos servidores do TST ocupantes de cargos em comissão em situações de acúmulo de acervo processual ou exercício de atividades singulares em funções estratégicas.

As normas já editadas por outros órgãos do Poder Judiciário da União que tratam da licença compensatória e do acúmulo de acervo processual podem ser consultadas nos links a seguir:

CJF -> RESOLUÇÃO N. 971, DE 21 DE OUTUBRO DE 2025

CSJT -> Magistratura – RESOLUÇÃO N. 372, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2023

STJ -> RESOLUÇÃO N. 24 DE 25 DE JUNHO DE 2025

STM -> RESOLUÇÃO Nº 376, DE 6 DE AGOSTO DE 2025

TST -> Resolução Administrativa n. 2.738/2025

TJDFT -> RESOLUÇÃO 7 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2025

Página especial

A ANAJUSTRA Federal começou o ano entregando 8 novas parcerias educacionais que somam quase 100 novos cursos de graduação, pós e até mestrado e doutorado com desconto de 7 até 73% para os associados garantirem o aumento da nova Lei do Adicional de Qualificação (AQ).

Todos os novos cursos podem ser encontrados na página especial do Novo Adicional de Qualificação criada pela ANAJUSTRA Federal. “A criação dessa página nasce de uma preocupação concreta: ajudar o servidor a transformar qualificação em valorização real. Com o novo modelo do AQ, investir em qualificação passa a ter um impacto direto e significativo na remuneração, e queremos facilitar esse caminho”, diz Parente.

Simulador

O especial também traz link para um simulador que calcula o valor que o servidor receberá de AQ fazendo um novo curso. O cálculo é feito com base em múltiplos do Valor de Referência (VR), correspondente a 6,5% do valor integral da CJ-1, o que resulta em valores significativamente maiores.

Antes, um servidor com doutorado recebia R$ 1.161,52. Agora, com as novas regras do AQ e, considerando o reajuste de 8% que será implementado no segundo semestre, ele ganhará R$ 3.857,75.

Acessos: 3580938

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
17 1
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
5 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
8 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
28 0