Colégio de Presidentes dos TREs elege nova liderança nacional
O Coptrel reúne os mandatários das cortes eleitorais de todos os estados do…
Nesta quinta-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Nesta quinta-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para os desafios ambientais, tribunais regionais eleitorais (TREs) de diferentes regiões do país promovem ações que incentivam práticas sustentáveis e a preservação dos recursos naturais. Confira!

O TRE do Acre (TRE-AC) promove, desde o começo da semana até o dia 6, mais uma edição da Semana da Sustentabilidade, iniciativa que reafirma o compromisso da instituição com um futuro mais consciente, inclusivo e ambientalmente responsável. A programação inclui debates, experiências imersivas, feiras e palestras com especialistas. As atividades são abertas a servidores, colaboradores, comunidade acadêmica e ao público em geral, e ocorrem na sede do tribunal, em Rio Branco.

No mesmo período, o TRE do Pará (TRE-PA) realiza a Semana do Meio Ambiente 2025, com o tema “A responsabilidade de cada servidor é o voto decisivo para o futuro do planeta”. O objetivo é promover a conscientização sobre a preservação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis, tanto no âmbito do tribunal quanto na sociedade. Na programação, estão palestras, oficina de reciclagem, feira de produtos orgânicos e desfile de moda sustentável, entre outras atividades.

O TRE de Sergipe (TRE-SE) abriu a semana de eventos com o plantio de mudas de árvores ao redor da sede e com a distribuição de mudas. A Semana do Meio Ambiente é realizada por meio do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA) como parte das ações do Plano de Logística Sustentável (PLS). Na programação, até sexta-feira (6), estão previstas palestras, feira de produtos orgânicos, além de atividades práticas e educativas voltadas ao incentivo de hábitos sustentáveis dentro e fora do ambiente de trabalho.

Já a programação do TRE do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou, nesta segunda-feira (2), o ciclo de atividades da Semana do Meio Ambiente 2025, que segue até 7 de junho. A programação conta com distribuição de mudas, oficina temática, programa de descarte de medicamentos vencidos, ação de capacitação, caminhada ecológica, exibição de filme sobre sustentabilidade, entre outras iniciativas de conscientização.
Também em comemoração à data, o TRE-RN promove a 2ª Jornada do Meio Ambiente. Serão disponibilizados conteúdos interativos por meio da página da Escola Judiciária Eleitoral. Entre os temas abordados, estão:

Na semana e no mês dedicados ao Meio Ambiente, o TRE de Rondônia (TRE-RO), junto com os parceiros da Ecoliga de Rondônia, realiza a Semana Ecoliga, que acontece de 2 a 6 de junho. A programação conta com ações que visam promover a conscientização socioambiental e incentivar a reciclagem entre servidores e colaboradores. O objetivo é debater soluções e formas de adaptação às emergências climáticas, bem como incentivar práticas sustentáveis no dia a dia.

Por sua vez, o TRE de Goiás (TRE-GO) realiza, nos dias 4 e 5 de junho, a V Semana da Conscientização Ambiental, com programação voltada à promoção de práticas sustentáveis entre servidores e colaboradores. A ação é coordenada pela Assessoria de Atendimento, Sustentabilidade e Suporte às Zonas (Atend) e integra a agenda institucional voltada à responsabilidade socioambiental, além de reforçar o compromisso com o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Justiça Eleitoral 2021-2026. A edição deste ano ocorre em alinhamento ao tema do Dia Mundial do Meio Ambiente definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é “Acabar com a poluição plástica”. O evento contará com palestras, rodas de conversa, vídeos temáticos, distribuição de mudas de plantas medicinais e apresentação musical.

No dia 5, o TRE de Pernambuco (TRE-PE) promove ação especial para conscientizar e sensibilizar magistrados, servidores e colaboradores sobre a preservação do meio ambiente. A programação conta com a palestra “Conscientização e Gestão Sustentável das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)”, às 9h, e apresentação musical, que serão transmitidas ao vivo pelo canal do TRE-PE no YouTube. Haverá exposição de produtos reutilizados, estandes de plantas, a habitual feira de produtos orgânicos, além de atividade de sensibilização e educação ambiental.

O TRE do Tocantins (TRE-TO) apresentou avanços significativos na economia de papel, no uso consciente da água e na coleta seletiva, reafirmando seu compromisso com o futuro. As ações têm como base o PLS do regional, que funciona como um guia para uso eficiente dos recursos, a redução da poluição e a promoção do bem-estar social. O plano está alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Os esforços do TRE-TO em sustentabilidade já apresentam resultados concretos:
O TRE do Amazonas (TRE-AM) implementou, na última semana, por meio da Portaria nº 437/ 2025, a campanha “Justiça Eleitoral Sustentável”, que estabelece medidas para reduzir o impacto ambiental causado pelo uso excessivo de copos descartáveis, papel para impressão e outros materiais de uso administrativo. A campanha faz parte dos esforços para alinhar as atividades administrativas aos princípios de responsabilidade socioambiental e eficiência no uso dos recursos públicos. Entre as ações, estão: restrição ao uso de copos plásticos descartáveis, incentivo ao uso de canecas e garrafas reutilizáveis e redução da impressão de documentos, priorizando o meio digital. As unidades do tribunal têm até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, para se adequar às novas diretrizes.

A programação do TRE do Amapá (TRE-AP) ocorre de 11 a 14 de junho e inclui palestras, cursos, feiras, campanhas de arrecadação e ações de educação ambiental. A abertura oficial será no dia 11, com a assinatura de termo de cooperação entre o TRE-AP e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), estabelecendo parceria para o fortalecimento de ações sustentáveis. Na sequência, será ministrada a palestra “Economia Circular e Sustentabilidade: Caminhos para o Setor Público com foco em resíduos eletroeletrônicos e a legislação vigente”, que abordará soluções inovadoras e o papel do setor público na gestão responsável dos resíduos tecnológicos. Confira aqui a programação completa.
Acessos: 36
🎖️ Você serviu às Forças Armadas, à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar antes de ingressar no serviço público civil?
A ANAJUSTRA Federal ajuizará uma ação coletiva para garantir que esse período seja considerado no cálculo do Benefício Especial (BE).
O reconhecimento do tempo militar pode gerar:
📈 revisão do benefício;
💵 aumento do valor mensal;
🗓️💰 pagamento de diferenças retroativas.
⚠️ O impacto financeiro varia conforme o histórico funcional de cada servidor.
Não abra mão de um direito que pode impactar toda a sua aposentadoria!!
#ANAJUSTRAFederal #BenefícioEspecial #PrevidênciaComplementar
O Mural de Permuta da ANAJUSTRA Federal aproxima servidores de diferentes regiões do país e facilita conexões para novas possibilidades de lotação.
📌 São mais de 400 oportunidades ativas e mais de 100 novos cadastros realizados só em 2026.
No mural, o associado encontra:
✔️ Busca por cargo, ramo e tipo de movimentação
✔️ Opções de permuta e redistribuição
✔️ Alertas de compatibilidade
👉 Arraste para conferir alguns anúncios disponíveis.
#anajustrafederal #muraldepermutas #pju
Seguimos fortalecendo nossa presença junto aos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral. 💙
De 15 a 17 de junho, a ANAJUSTRA Federal participou do Encontro de Servidores e Servidoras do TRE Bahia – 2ª turma, promovendo o relacionamento institucional e realizando o sorteio de brindes.
Esta foi a segunda participação da entidade no evento. De 9 a 11/6 estivemos no encontro da 1ª turma.
Seu benefício de farmácia ficou ainda melhor 💊
Ampliamos um dos convênios mais usados do Clube de Vantagens.
Agora, associados contam com até 60% OFF em medicamentos na Drogasil e na Raia.
@drogasiloficial @raiaoficial
Mais economia para cuidar da saúde, sempre.
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal
17 de junho, Dia do Servidor Público Aposentado
Quando se aposentou, a Jerusa, do TRT9, achou que finalmente teria tempo para fazer tudo o que havia deixado para depois.
Vieram os cuidados com a saúde, os filmes que estavam na lista há anos, uma viagem inesquecível para Paris… e também uma pergunta que muitos aposentados conhecem bem:
“E agora?”
A resposta ela encontrou aos poucos: em novos projetos, nos estudos, nas viagens, nos encontros com amigos, na convivência com a família e na decisão de continuar vivendo intensamente cada fase da vida.
Neste Dia do Servidor Público Aposentado, compartilhamos a história da Jerusa para homenagear todos aqueles que dedicaram anos ao serviço público e que seguem construindo novos capítulos, sonhos e conquistas.
💙 Feliz Dia do Servidor Público Aposentado!
@jerusoberte
#anajustrafederal #diadoservidorpublicoaposentado
💰 Você viu que a ação que busca afastar a cobrança de Imposto de Renda sobre o Benefício Especial (BE) teve sentença favorável na Justiça Federal?
Vale a pena conferir se você já faz parte do processo. E o melhor: isso pode ser feito em poucos cliques pelo app da ANAJUSTRA Federal. 📱
Veja como no nosso carrossel!
#anajustrafederal #acaojudicial