Reforma tributária é sancionada e Pacheco diz ser obra da democracia
ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins serão transformados em dois: a CBS (estadual) e o…
Roberto Bucar diz que assessoria parlamentar da ANAJUSTRA seguirá acompanhando os trabalhos legislativos em 2020, alertando os servidores e atuando em prol dos associados. |
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM/AP), fará a abertura da segunda sessão legislativa ordinária da 56ª legislatura – período correspondente a quatro anos – na próxima segunda-feira, 3/2. Com isso, as tensões e os olhares se voltam ao Planalto Central. Além dos projetos ordinários, importantes reformas de Estado devem ser discutidas neste ano e as expectativas são grandes em torno dos temas, como mudanças no Estatuto do Servidor público – através da reforma administrativa – e novidades no processo de demissão de estáveis, por exemplo.
Atuação
É por isso que, mais do que nunca, o trabalho da assessoria parlamentar da ANAJUSTRA é estratégico. Além de acompanhar os principais projetos de lei de interesse dos servidores e informar aos associados sobre o clima e as perspectivas de votação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, a assessoria tem o papel de representar a associação em eventos do meio legislativo e de fazer a interface entre a entidade e os parlamentares.
Busca ativa
Nesse sentido, é também parte de nossa atuação apresentar memoriais, documentos e estudos que corroborem para mostrar aos representantes eleitos a perspectiva dos servidores sobre os diversos projetos criados para mudar o país. Assim, com trabalho e acompanhamento incansável nas principais comissões e sessões plenárias das duas casas, trabalhamos para que os projetos de lei aprovados sejam os mais benéficos possíveis a toda a população e, em especial, àqueles que prestam serviço ao Estado brasileiro.
Fim do recesso: confira os principais assuntos na pauta do Congresso
Desafios
Considerando o momento de ajuste fiscal e valorização das medidas de austeridade, esse não é um trabalho fácil. O bode expiatório mais óbvio para um estado em crise é o próprio corpo de trabalhadores. Entretanto, não existe causa perdida, cabendo a todos enfrentar de maneira coordenada e coletiva os percalços que surgem durante esse período. É por isso que a assessoria parlamentar da ANAJUSTRA seguirá acompanhando os trabalhos legislativos em 2020, alertando os servidores e atuando em prol dos associados.
Reforma administrativa: o que se sabe até agora sobre a agenda 2020
Participe
A coluna “De Olho em Brasília” é um serviço mensal oferecido pela assessoria parlamentar da ANAJUSTRA. Confira todas as anteriores na página especial. Dê sua opinião, tire dúvidas e sugira assuntos pelo e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br
Acessos: 0