Cronograma das reformas é incerto após denúncias

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Relator da reforma trabalhista, senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), suspendeu os trabalhos. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O futuro das reformas da previdência e trabalhista é incerto. Depois das denúncias divulgadas pelo jornal O Globo na noite dessa quarta-feira, 17/5, contra o presidente Michel Temer, é grande a probabilidade de atraso na tramitação dos dois projetos.

“Normalmente, o Congresso costuma ficar quieto nessas situações — são duas grandes reformas. Eu não sei se os presidentes das duas casas [Câmara e Senado iriam encarar essa situação, porque eles podem levar para o Governo uma derrota acachapante. Ninguém vai querer se expor nesse momento votando medidas tão impopulares”, analisou o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar.

Tramitação suspensa

Na tarde de quarta-feira, de acordo com o jornal Valor Econômico, o relator da reforma trabalhista em duas das três comissões do Senado, Ricardo Ferraço (PSDB/ES), avisou aos colegas que a tramitação do projeto está suspensa até que se resolvam as questões levantadas pela delação da JBS.

Na manhã do dia 18/5, a base do Governo tentava costurar um acordo para que o Senado aprovasse sem alterações o projeto que chegou da Câmara dos Deputados. A proposta do Executivo era que as mudanças propostas pelos senadores fossem feitas depois da lei implantada por meio de uma Medida Provisória. Entretanto, muitos senadores da oposição protestaram afirmando que a proposta era uma afronta à função do Senado como Casa Revisora.

A reforma da Previdência também deve ter um cronograma diferente do esperado pelo Governo. A expectativa era que o primeiro turno de votação no plenário da Câmara fosse no dia 29 deste mês. O Governo fazia acordos com deputados aliados para virar votos a favor da medida. Entretanto, novas datas ainda são incertas.

Acessos: 0

Controlar as finanças pode parecer um sacrifício, mas é justamente esse esforço que abre espaço para mais liberdade e tranquilidade no futuro. 💡

No artigo publicado em nosso site, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, fala sobre os desafios, a importância da disciplina e as ferramentas para transformar a relação com o dinheiro em um caminho de equilíbrio e prosperidade.

📲 Leia o conteúdo completo no site da ANAJUSTRA Federal.

#educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #anajustrafederal
6 0
O Espaço Cultural existe para divulgar os talentos dos servidores do Judiciário Federal, e o próximo destaque pode ser você.

Se você escreve, canta, compõe, pinta, costura, faz artesanato, atua como artista plástico ou cria conteúdos em canais digitais, este é o seu espaço.

Tanto para quem faz por paixão quanto para quem transforma a arte em renda extra, o Espaço Cultural é vitrine e inspiração.

📩 Envie sua história, fotos e links para: cultural@anajustrafederal.org.br e mostre seu talento para colegas de todo o Brasil.

#anajustrafederal #espacocultural #cultura #arte #talentos #servidorpúblico #artesanato #música #escrita #artesplásticas #judiciáriofederal
12 0