
Servidores do TRE-SP conhecem novas opções de plano de saúde
SulAmérica e Unimed Fesp chegam para ampliar as opções aos associados.
2022 marca a retomada presencial do Programa de Qualidade de Vida da ANAJUSTRA Federal após a pandemia.
No ano em que voltamos a respirar um pouco mais aliviados, as ações do Programa Bem Viver voltaram a viajar pelo Brasil. E como é bom poder sentir o que só o contato físico é capaz de promover: os toques sensoriais da quick massage, reflexologia e shiatsu ajudaram a relaxar muitos servidores em diversos estados do país. O programa promoveu, ainda, ações pró-saúde e momentos de lazer. Tudo presencial!
“Após um longo hiato, foi muito bom retomar o Bem Viver com vários eventos em tribunais”, destaca o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente. De acordo com ele, o objetivo é continuar ampliando as ações e presenças em todos os órgãos do Poder Judiciário da União.
Quick massage é sempre um sucesso entre os servidores – ANAJUSTRA Federal
De Norte a Sul, o ano contou com iniciativas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
“Foi a coisa mais maravilhosa que fiz. Estava passando por estresse bem alto, ir ali ser acarinhada pelas meninas me fez um bem danado. Saí de lá relaxada, tranquila”, relatou a servidora Mariliza Zanaroli, que aproveitou o Espaço Bem Viver, promovido no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT2).
Esse foi o primeiro contato da Mariliza com o shiatsu. Ela afirma que gostou tanto que aproveitou a desistência de um colega para fazer uma nova sessão. “Fiquei realmente relaxada, com energia renovada mesmo em poucos minutos”, ressaltou.
Nem o fato de estar em home office durante o evento a desanimou: “Quando eu vi o convite na intranet, me inscrevi na hora. Eu moro na Zona Norte de São Paulo, mas fui até a sede porque senti que iria me ajudar a sair um pouco do estresse do dia a dia. E quando vi vaga disponível, aproveitei de novo e foi uma delícia”, relembra Mariliza.
Juntos de novo
E foi o Espaço Bem Viver, realizado em julho no TRT2, que marcou a retomada presencial do programa. Ao longo do mês, os servidores aproveitaram as sessões de auriculoterapia, reflexologia e shiatsu facial, além de massagem.
Mas foi em outubro, com as comemorações alusivas ao Dia do Servidor, que o programa realizou a maior ação do ano, passando pelo TRT3, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e o TRF2.
Além das ações promovidas pela ANAJUSTRA Federal, o BemViver patrocinou diversos eventos alinhados com o objetivo do programa. Um deles foi a tradicional Festa Junina do TRT18 (GO), que beneficiou cerca de 1.500 participantes. Mas também teve apoio ao Passeio Ciclístico do TRT24 (MG), ao II Seminário Trabalho Decente do TRT7 (CE) e ao evento AposentadoRIA do TRT1 (RJ).
Ao todo, foram cerca de 2.500 pessoas beneficiadas por ações promovidas ou patrocinadas pelo programa ao longo de 2022.
“O sucesso dos eventos demonstra o quanto os servidores os aguardavam. Momentos como esses propiciam interação, redução de fadiga, descontração e alegria. Essa quebra na rotina contribui com o bem-estar no ambiente laboral e o aumento da produtividade”, ressalta Parente.
Servidora há mais de 20 anos, Mariliza garante: “Eu amaria se tivesse mais vezes ao longo do ano ações como essa. A vida contemporânea e toda essa correria deixa o corpo todo tensionado. São minutos milagrosos que mudam o nosso dia”, concluiu.
Quem participou recomenda
“Foi tão bom e relaxante que ajudou muito a aproveitar melhor o dia”, André Rinaldi – agente de polícia judicial do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT2).
“Foi muito bom ver os colegas aproveitando a oportunidade de descontrair durante o evento. Esse momento ajuda a quebrar a rotina e ajuda até que a gente converse mais com colegas que não atuam no mesmo setor, ajuda a socializar”, Jaul Ramalho de Castro – analista judiciário do Conselho Nacional de Justiça.
“Adorei muito esse mimo feito pela ANAJUSTRA para fazer a quick massage e o shiatsu. Foi muito bom, muito relaxante. Valeu a pena”, Márcia Rivera – Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3).
“Eu fiz a quick massagem e foi com mão de fada, simplesmente, maravilhoso. Vale a pena vir e participar dos eventos”, Magda Celeste Durão – Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3).
“É legal ter um momento diferente no dia de trabalho, é uma pausa rápida pra aproveitar o picolé que ajuda a descontrair”, Jairo Félix – analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Novo normal
Após dois anos do programa Bem Viver ser realizado exclusivamente no ambiente virtual, o retorno ao presencial foi celebrado por muitos. Mas os reflexos do período pandêmico se perpetuaram com a manutenção de alguns eventos híbridos.
“Acreditamos que alguns avanços impulsionados por aquele momento crítico vieram para ficar, como é o caso das lives. Em uma hora, reunimos milhares de pessoas de várias regiões do Brasil para acompanhar uma palestra pelo Youtube ou um sarau pelo Instagram. Isso democratiza o acesso a esses eventos, por reduzir distância e custo”, explica o presidente da ANAJUSTRA Federal.
O primeiro evento no formato híbrido do programa foi o Mês do Servidor, realizado durante todo o mês de outubro. “Percorremos alguns estados com ações pontuais, mas servidores de todo o país celebraram conosco nas lives e em ações virtuais que promoveram a interação entre eles e diversas homenagens”, exemplifica Parente.
Retrospectiva Bem Viver
Em seis anos, o Programa BemViver atendeu mais 53 mil servidores em ações de saúde, esporte, cultura e lazer em diferentes tribunais do Judiciário Federal. Com a necessidade de se adaptar à crise pandêmica, a entidade ajustou o formato e realizou 13 palestras virtuais e promoveu 28 edições do Bem Viver em Casa.
Acessos: 22
🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?
A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?
✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente
Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!
#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico
Você conhece a Telemedicina?
Ela é prática, segura e pode evitar deslocamentos desnecessários, inclusive em situações simples.
📲 Dores leves, dúvidas sobre medicamentos e resultados de exames podem ser resolvidos pelo atendimento remoto.
Além disso, a Telemedicina ajuda a evitar a superlotação de prontos atendimentos.
▶️ Acesse o app ou o site da operadora e confira como utilizar.
#anajustrafederal #telemedicina
CALENDÁRIO 2026 👉 Conheça histórias reais de quem encontrou, no ambiente de trabalho, muito mais do que colegas: encontrou inspiração, amizade e parceria para a vida.
💬 Histórias que emocionam, inspiram e mostram como o ambiente profissional pode ser também um espaço de afeto, propósito e conexão.
⠀
Envie você também sua participação até 8/8, e tenha a chance de estampar nosso desejado calendário 2026!
👉 Comente “amizade” para receber o link da página especial e enviar sua história!
#ANAJUSTRAFederam #Amizadenotrabalho #ConexõesQueMarcam #calendario2026
📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial
Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.
▶️ Confira o que disse quem passou por lá!
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
📸 Cliques da Semana Bem Viver no TRT3 @trt_mg_oficial
A Semana Bem-Viver levou mais saúde, cuidado e informação aos servidores do TRT3!
Durante o evento, promovido pela ANAJUSTRA Federal com a SulAmérica, os associados puderam aferir a pressão, medir a glicose, curtir uma boa massagem (por meio da parceria com a @paguemenos) e conhecer os benefícios do novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 É servidor do TRT3 e quer um plano que atende no Mater Dei? Fale com a gente. @redematerdei
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS
Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.
📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.
A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.
#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude