IR 2011: desobrigado pode declarar, caso tenha tido retenção em 2010

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

 De acordo com as regras para a Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2011, divulgadas em dezembro do ano passado, estão obrigados a prestar contas com o Fisco no próximo ano os contribuintes que, entre outras exigências, tenham tido rendimento anual acumulado superior a R$ 22.487,25 ao longo de 2010.

Segundo a tabela progressiva anual do imposto de renda, no entanto, estão isentos do pagamento de IR os contribuintes com rendimentos anuais de até R$ 17.989,80, ou seja, acima desse valor, os salários anuais começam a ser tributados a alíquotas que vão de 7,5% a 27,5%, aumentando segundo o rendimento.

A dúvida é: quem não é isento de IR, mas também não está obrigado a declarar, deve ou não prestar as contas ao leão?

Quem teve imposto retido pode tentar restituir

De acordo com especialistas consultados pelo InfoMoney, mesmo quem não é obrigado a declarar IR, pelas regras da Receita Federal, mas teve imposto retido ao longo do ano, pode apresentar o documento com o intuito de restituir o valor pago.

A RFB tomou a decisão de aumentar o limite de entrega da declaração para diminuir o número de contribuintes sem imposto a pagar nem a restituir, no entanto, quem quiser prestar as contas com leão pode fazê-lo, mesmo estando desobrigado.

Neste caso, o contribuinte deve preencher todos os campos e seguir as mesmas regras dos contribuintes obrigados a enviar o documento, pois se houver qualquer inconsistência, a pessoa, mesmo não obrigada a declarar, pode cair na malha fina e ser convocada a prestar esclarecimentos.

Fonte: infomoney
 

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nyafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinics

Acessos: 0

O ano de 2024 foi repleto de aprendizados, benefícios e momentos importantes. Finalizamos este ciclo agradecendo você por estar sempre com a gente!

Que em 2025, possamos seguir crescendo, defendendo os direitos da nossa categoria e conquistando mais espaços. Que venha o novo ano, com mais união, força e realizações para todos nós! Juntos, somos mais fortes!

✨ Feliz Ano Novo!

#anajustrafederal #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublico
24 2
Já ouviu falar na regra dos 50 – 15, 35 do planejamento financeiro?

Ela é um método de orçamento que divide a renda mensal em três categorias de gastos:

🔹 50%: Despesas essenciais, como aluguel, contas de luz, água e telefone, plano de saúde, mensalidade escolar, entre outras

🔹 15%: Prioridades financeiras, como dívidas a pagar ou investimentos

🔹 35%: Estilo de vida, como despesas com restaurante, cinema, academias, entre outras

A ideia é que a pessoa tenha mais clareza sobre para onde vai o seu dinheiro, priorize as despesas e corte gastos desnecessários.

Na nossa agenda 2025, que tem o apoio do Banco BRB, você pode tornar essa prática uma rotina, acompanhando seus ganhos e gastos todos os meses.

Esse é um dos seus planos para o ano novo?

Digite “planejamento financeiro” nos comentários que vamos te enviar um guia da nossa consultoria financeira e planilha para você começar já! 

#agenda2025 #calendario2025 #anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
80 25
Valeu 2024 ✨ Pode vir 2025 

Feliz Ano Novo! 🎆 

#anajustrafederal #pju #jusaúde #associadoanajustrafederal #servidorpublicofederal #felizanonovo #feliz2025
22 6
Após o sucesso da primeira edição, nossa agenda 2025 traz ferramentas para um ano mais produtivo e organizado, como a Roda da Vida, Mudando Hábitos e planejamento financeiro baseado na Regra 50-15-35. 

🎡A Roda da Vida ajuda a visualizar o equilíbrio entre áreas como saúde, carreira e finanças. Quanto mais próximo do centro, menor a satisfação e maior a necessidade de melhoria. 

📊Em “Mudando Hábitos”, é possível registrar e acompanhar novos hábitos diários, com a motivação de uma recompensa ao final do processo. 

💰Já a Regra 50-15-35 divide a renda em três categorias: 50% para despesas essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para estilo de vida. O objetivo é ter maior clareza sobre os gastos e otimizar o orçamento.

E ai? Já recebeu sua agenda e calendário 2025?

Caso ainda não tenha recebido, entre em contato com protocolo@anajustrafederal.org.br.

Boas anotações e feliz 2025! 🥰✨

#anajustrafederal #agenda2025 #calendario2025 #pju #servidorpublicofederal
30 3