
Centro de Formação do Judiciário já capacitou mais de 420 mil pessoas em 15 anos
São 83 cursos na modalidade de educação a distância (EaD).
Por unanimidade de votos, a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho deu provimento a recurso do Banco Mercantil de São Paulo (adquirido pelo Bradesco) para determinar a incidência de correção monetária pela demora no pagamento de débitos trabalhistas a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da prestação de serviço.
Segundo a relatora do recurso de revista do banco, ministra Kátia Magalhães Arruda, essa matéria já está consolidada na Súmula nº 381 do Tribunal, ao prever que o pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data for ultrapassada, aí sim incidirá o índice da correção monetária do mês subseqüente ao da prestação dos serviços, a partir do dia primeiro.
O banco recorreu ao TST depois de ter sido condenado pelo Tribunal do Trabalho de São Paulo (2ª Região) a pagar correção monetária sobre os débitos de forma diferente. Para o TRT, comprovado o recebimento de salários no mês da prestação de serviços, a correção monetária deve ser calculada a partir do próprio mês da prestação de serviços em caso de inadimplência.
De fato, reconheceu a relatora, a atualização pela demora no pagamento de débitos trabalhistas é cabível entre a data de vencimento da obrigação e a do seu efetivo pagamento, nos termos do artigo 39 da Lei nº 8.177/1991. Na hipótese de salário mensal, portanto, o pagamento deve ser efetuado até o quinto dia útil do mês subseqüente ao da prestação do trabalho.
Assim, como o empregador só fica inadimplente se não efetuar o pagamento até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido, o término do mês de trabalho não implica o automático vencimento da obrigação de pagar o salário. Isso significa que a aplicação de eventual correção monetária por atraso no pagamento do débito deve seguir a orientação da Súmula nº 381 do TST. (RR- 133200-14.2005.5.02.0078)
Fonte: TST
i want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spousewhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband
Acessos: 0
💭Sabia que você consegue saber os planos de saúde e valores que melhor atendem à sua família?
👤José Antonio Cesar, do TRT2, fechou um plano da Unimed FESP, com a JUSAúde.
💻 Faça sua simulação no site https://anajustracorretora.com.br/ , informando ramo, lotação e estado.
🏥JUSaúde
⚕️Há mais de 20 anos, a JUSaúde (antigo Pró-Saúde) da ANAJUSTRA Federal, garante aos servidores do Judiciário Federal acesso a planos diferenciados nas melhores operadoras do país. A JUSaúde atua com atendimento especializado nos planos coletivos por adesão, por meio da intermediação e gestão de benefícios de saúde para fiel execução dos convênios firmados com os Tribunais.
👩💻👨💻Acesse https://anajustracorretora.com.br/simulador-saude/ e confira!
📞Se preferir, fale com um dos consultores pelo WhatsApp (61) 3322-6864.
#anajustrafederal #planosdesaude #prosaude #anajustracorretora
RRA DE QUINTOS | RRA DE OUTRAS VERBAS
📢 Recebeu valores das ações de RRA de Quintos ou RRA de Outras Verbas em 2024?
Você não está sozinho! Centenas de associados da ANAJUSTRA Federal também receberam e muitos têm dúvidas na hora de declarar esses valores no IR.
💡 Em novo artigo, nosso consultor financeiro explica dois pontos de atenção que podem fazer toda a diferença na sua declaração.
➡️ Acesse o conteúdo completo no nosso site e fique em dia com a Receita!
#ir2025 #declaraçãodeimposto #quintos #rra #anajustrafederal #servidorpublico #justiçafederal
DE OLHO EM BRASÍLIA | PARLAMENTAR
Em abril, o Congresso começa a retomar o seu ritmo de trabalho, que ficou paralisado por meses devido aos atrasos na votação do Orçamento. Agora, a Casa se prepara para apreciar e debater as proposições que estão tramitando nas comissões.
🎧🔈 Ouça um trecho da coluna “De olho em Brasília”, do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, em que ele fala da pauta de maior urgência.
🧑💻E leia a íntegra em https://anajustrafederal.org.br/ maior entidade representativa de servidores do Judiciário
#anajustrafederal #assessoriaparlamentar #pju #servidorpublicofederal
MURAL | PERMUTA E REDISTRIBUIÇÃO
Quinzenalmente vamos trazer aqui para você alguns dos servidores cadastrados em nosso mural de permutas e redistribuição.
Está interessado em mudar de estado e/ou o ramo do Judiciário Federal? Arrasta para o lado e confira algumas novidades da última quinzena.
👉 Os servidores podem se cadastrar para “permuta” ou “redistribuição” ou até mesmo as duas “modalidades”. Podem se inscrever associados ou não, mas apenas os primeiros recebem alertas de perfis compatíveis.
#anajustrafederal #anajustra #servidores
ECONOMIA DE MILHÕES | CLUBE DE VANTAGENS
💰 Já viu quanto os associados da ANAJUSTRA Federal economizaram no último ano? 💰
Com o Descontômetro, você acompanha em tempo real o total de descontos concedidos na nossa rede conveniada nos últimos 12 meses. Atualmente, esse número já ultrapassa R$ 17,5 milhões!
Seja na compra de um carro 🚗 com as montadoras parceiras (Honda, Chevrolet, Nissan e Jeep) ou na sua rotina de cuidados com descontos em farmácias 💊 (Drogasil, Droga Raia e outras), a economia está sempre ao seu lado!
Acesse o Clube de Vantagens e veja como você pode aproveitar ainda mais!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #clubedevantagens #pju #servidorpublico
Abril foi a vez de Luiz Alberto Pereira Feitosa, do TRT1, compartilhar com todos os colegas suas “Memórias do Judiciário”.
A participação do associado está em nosso calendário 2025, inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
→ Arrasta pro lado e conheça a memória de Luiz.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal