Setor de transporte é o foco na primeira manhã do Seminário Trabalho Seguro

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O primeiro dia integral do II Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST), foi aberto oficialmente nesta quinta-feira, 19, pelo ministro do TST João Batista Brito Pereira. “Mais de 50 pessoas por dia não voltam para casa sem acidentes no trabalho”, adiantou, reforçando a importância do assunto para a Justiça do Trabalho. Nesta primeira manhã de apresentações, o principal objeto das palestras foi o setor de transporte.

A abertura precedeu a conferência “Trabalho Noturno e em Turnos: Repercussões na Saúde e nos Acidentes do Trabalho”, proferida por Marco Túlio de Mello, doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Unifesp, além de professor associado do Departamento de Psicobiologia, da Unifesp.

Mello começou sua exposição afirmando, de forma categórica, que o trabalho noturno é sacrificante. “O sujeito que trabalha à noite não consegue recuperar o sono e não é igual ao funcionário que trabalha durante o dia”, disse. E completou: “Pessoas que trabalham a noite apresentam piora do sistema imunológico e maior incidência de câncer.”

Para Mello, equilibrar o que chamou de “balança da família e do trabalho” é fundamental, pois é preciso conseguir tempo para se dedicar aos dois e, também, para descansar.

Painel

Após a conferência de abertura desta quinta-feira, foi a vez de três painelistas comporem o painel “Prevenção de Acidentes do Trabalho no Setor de Transporte”. O primeiro deles foi o médico-perito forense Leandro Duarte de Carvalho, que apresentou a palestra “Fatores Causais dos Acidentes e Adoecimentos no Setor de Transporte”. Durante sua apresentação, ele mostrou vídeos à plateia com a dura realidade das estradas brasileiras. Chocante? Sim. Mas real.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Sul, Jerry Adriane Dias Rodrigues, apresentou a palestra “Medidas Preventivas Viáveis sobre os Acidentes no Setor de Transporte”. “Nós não precisamos de mais leis, precisamos de mais educação e informações sobre os acidentes de trânsito”, disse Rodrigues, que também é representante do Ministério da Justiça no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para ele, é preciso ensinar desde cedo crianças e jovens a serem mais responsáveis.

“A Dignidade do Trabalhador e o Meio Ambiente do Trabalho no Setor de Transporte” é o título da palestra proferida por Paulo Douglas Almeida de Moraes, procurador do Ministério Público do Trabalho da 24ª Região e professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Mato Grosso do Sul.

Para ele, foi a atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário, em conjunto, que levou a um impulso importante no debate em torno da problemática do transporte no caos rodoviário. “Esse debate durou quatro anos e resultou na Lei 12.619/12, que busca atacar o tripé ‘descontrole de jornada-baixa remuneração-pagamento variável por meio de comissão’, um conjunto leva o trabalhador a alta exploração.”

abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumafter an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicshow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheatermy boyfriend thinks i cheated my boyfriend cheated on me but i still love him i cheated on my boyfriend with a black guy

Acessos: 0

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
24 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
25 91
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
40 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6