Setor de transporte é o foco na primeira manhã do Seminário Trabalho Seguro

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O primeiro dia integral do II Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST), foi aberto oficialmente nesta quinta-feira, 19, pelo ministro do TST João Batista Brito Pereira. “Mais de 50 pessoas por dia não voltam para casa sem acidentes no trabalho”, adiantou, reforçando a importância do assunto para a Justiça do Trabalho. Nesta primeira manhã de apresentações, o principal objeto das palestras foi o setor de transporte.

A abertura precedeu a conferência “Trabalho Noturno e em Turnos: Repercussões na Saúde e nos Acidentes do Trabalho”, proferida por Marco Túlio de Mello, doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Unifesp, além de professor associado do Departamento de Psicobiologia, da Unifesp.

Mello começou sua exposição afirmando, de forma categórica, que o trabalho noturno é sacrificante. “O sujeito que trabalha à noite não consegue recuperar o sono e não é igual ao funcionário que trabalha durante o dia”, disse. E completou: “Pessoas que trabalham a noite apresentam piora do sistema imunológico e maior incidência de câncer.”

Para Mello, equilibrar o que chamou de “balança da família e do trabalho” é fundamental, pois é preciso conseguir tempo para se dedicar aos dois e, também, para descansar.

Painel

Após a conferência de abertura desta quinta-feira, foi a vez de três painelistas comporem o painel “Prevenção de Acidentes do Trabalho no Setor de Transporte”. O primeiro deles foi o médico-perito forense Leandro Duarte de Carvalho, que apresentou a palestra “Fatores Causais dos Acidentes e Adoecimentos no Setor de Transporte”. Durante sua apresentação, ele mostrou vídeos à plateia com a dura realidade das estradas brasileiras. Chocante? Sim. Mas real.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Sul, Jerry Adriane Dias Rodrigues, apresentou a palestra “Medidas Preventivas Viáveis sobre os Acidentes no Setor de Transporte”. “Nós não precisamos de mais leis, precisamos de mais educação e informações sobre os acidentes de trânsito”, disse Rodrigues, que também é representante do Ministério da Justiça no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para ele, é preciso ensinar desde cedo crianças e jovens a serem mais responsáveis.

“A Dignidade do Trabalhador e o Meio Ambiente do Trabalho no Setor de Transporte” é o título da palestra proferida por Paulo Douglas Almeida de Moraes, procurador do Ministério Público do Trabalho da 24ª Região e professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Mato Grosso do Sul.

Para ele, foi a atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário, em conjunto, que levou a um impulso importante no debate em torno da problemática do transporte no caos rodoviário. “Esse debate durou quatro anos e resultou na Lei 12.619/12, que busca atacar o tripé ‘descontrole de jornada-baixa remuneração-pagamento variável por meio de comissão’, um conjunto leva o trabalhador a alta exploração.”

abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumafter an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicshow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheatermy boyfriend thinks i cheated my boyfriend cheated on me but i still love him i cheated on my boyfriend with a black guy

Acessos: 0

Associados da ANAJUSTRA Federal em Mato Grosso e Santa Catarina têm 25% de desconto na RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável, integrante da EDC, uma central de cooperativas que conecta quem produz energia a quem consome créditos de energia.

👉 O melhor? O desconto é extensivo aos dependentes e garante economia mensal na conta de luz, sem necessidade de investimento.

🌿 A parceria vai além da energia solar: quem contratar o serviço pode contar também com seguros com condições exclusivas, por meio da ANAJUSTRA Corretora.
📞 Informações: (61) 3322-6864

✨ Invista em energia limpa, reduza custos e aproveite benefícios que só quem é associado tem!

Saiba mais e confira exemplos reais de economia em
🔗 anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #energiasolar #energiarenovavel #economiasustentavel #renovaeco #edc #associadosanajustra #beneficiosanajustra #sustentabilidade #energialimpa
10 0
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆‍♀️🌸

No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.

Transforme seu autocuidado em momentos únicos.

#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
12 0