Assessoria parlamentar intensificará trabalho em favor da PEC 555/06

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Mesmo com o relançamento da frente de defesa dos interesses de aposentados e com o apoio declarado de vários parlamentares, a tramitação da PEC 555/2006 continua travada. A proposição, que põe fim a contribuição previdenciária de servidores aposentados, aguarda votação desde 2010, quando foi aprovada por uma Comissão Especial criada para analisá-la.

De lá para cá, a proposta já recebeu inúmeros pedidos de inclusão na Ordem do Dia do Plenário da Câmara. O último deles foi apresentado no dia 9/7, pelo deputado Tadeu Alencar (PSB-PE).

Neste cenário, a assessoria parlamentar da ANAJUSTRA vai intensificar o trabalho na Câmara visitando os gabinetes de deputados que declararam apoio à PEC, entre eles, o presidente da frente em defesa dos interesses dos aposentados, o deputado Cleber Verde (PRB-MA).

“Vamos buscar cobrar dos parlamentares que pelo menos voltem a discutir o tema. É uma injustiça taxar aqueles que contribuíram tantos anos com a previdência e, justamente, no momento em que mais se precisa”, destaca o assessor parlamentar, Roberto Bucar.

Na lista de deputados a serem visitados estão ainda: Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Amauri Teixeira (PT-BA), Lincoln Portela (PR-MG), João Campos (PSDB/GO), Vicente Cândido (PT/SP), Ivan Valente (PSOL-SP), Akira Otsubo (PMDB/MS), Welington Prado (PT-MG) e Rubens Bueno (PR).

“Nas audiências realizadas na Câmara eles defenderam a aprovação da proposta e vamos lembrá-los do compromisso assumido”, enfatiza Bucar.

Sobre a PEC

De autoria do deputado Carlos Mota – PSB/MG, a PEC 555/2006 revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003, acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados. O benefício atingiria todos os aposentados e pensionistas do serviço público, em todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal).

De autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá, o relatório aprovado na Comissão Especial propõe não o fim imediato da contribuição dos inativos, como prevê o texto original da PEC 555, mas sua redução gradual. Assim, a contribuição dos inativos terá o seu valor reduzido em 20% a cada ano após o titular do benefício completar 61 anos, deixando de ser cobrada quando o aposentado completar 65 anos. “Quem já está aposentado vai pagar a previdência para quê? Vai receber outra aposentadoria? Não. Então não existe lógica em ter a contribuição do aposentado para Previdência Social”, lembrou Faria de Sá.

O texto do petebista se sobrepôs ao parecer do antigo relator, deputado Luiz Alberto (PT-BA), que propunha a isenção total somente aos 70 anos, com a redução anual da contribuição em 10% também a partir dos 61 anos. Hoje, a contribuição previdenciária de aposentadorias e pensões do serviço público é de 11% sobre a parcela que ultrapassa o teto previdenciário do INSS.

 

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomahow to cheat on my husband blog.whitsunsystems.com cheaterswife cheated on me now what link wife wants to cheatmy boyfriend thinks i cheated allpaul.com i cheated on my boyfriend with a black guy

Acessos: 0

Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅

Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.

Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲

#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
31 3
Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
23 0