Movimentação, só nos bastidores do Congresso

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Todos os meses, Roberto Bucar comenta os bastidores do Congresso Nacional na coluna “De olho em Brasília”. 

O primeiro e segundo turno da eleições municipais, a discussão dos efeitos da pandemia e a controversa sobre uma possível vacina contra a Covid-19 nos Estados tiveram muito mais atenção dos parlamentares que as pautas do Congresso Nacional neste mês de novembro (e nos anteriores também). 

Além disso, o embate sobre o início ou não do recesso parlamentar em um ano que a Câmara e Senado pouco trabalharam efetivamente, é o ponto focal para esconder a disputa acirrada pela presidência da Câmara. 

De um lado, o atual presidente Rodrigo Maia (DEM/RJ) usa de toda sua sapiência política para emplacar um sucessor (ou até se manter no cargo). De outro, o Partido Progressista (PP) tenta colocar Arthur Lira na cadeira. 

O plano do partido é dar fim ao ano legislativo antes do Natal e voltar aos trabalhos apenas em fevereiro do próximo ano. Com isso, as reformas defendidas por Maia seriam travadas e o protagonismo dele aplacado, aumentando as chances de Lira ser alçado ao cargo.  

Maia, que não é bobo, reuniu-se com a oposição e alguns nomes do Centrão para negociar a votação da reforma tributária na segunda semana de dezembro. Com essa iniciativa, que não é do Governo, o deputado tenta manter os holofotes voltados para ele. Já o PP, não tem interesse algum em botar para votar uma proposta deste naipe, justamente porque Maia seria apontado como o pai dela, assim como foi no caso da reforma previdenciária. 

CMO

O grande dilema do recesso é o orçamento de 2021. Ainda sem ser instalada, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) sofre também uma grande disputa entre os partidos e seus líderes, que desejam ter nas mãos o colegiado mais importante do Congresso. Para Maia, a solução seria votar o orçamento direto no Plenário e, conforme o regimento interno, isso exigiria o voto de ? dos congressistas para aprová-lo. No entanto, ainda não sabemos o que virá.

Reforma administrativa

A PEC 32/2020 é outro ponto de holofote para Maia. No dia 18, o deputado solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitasse mandado de segurança sobre a suspensão da tramitação da reforma administrativa. No ofício encaminhado ao ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação, Maia sustentou que “a proposta não deveria ser interrompida porque sequer começou a tramitar em razão do não funcionamento das comissões permanentes.”

O apelo de Maia foi atendido pelo ministro nesta semana. Em sua decisão, Marco Aurélio afirmou que não há transgressão ao processo legislativo que justifique a atuação prematura do STF.

De Olho em Brasília

A coluna “De Olho em Brasília” é um serviço mensal oferecido pela assessoria parlamentar da ANAJUSTRA Federal. Dê sua opinião, tire dúvidas e sugira assuntos pelo e-mail ass_parlamentar@anajustra.org.br.

Acessos: 0

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
132 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
15 5
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1