Presidente da ANAJUSTRA Federal pede implementação imediata do AQ e licença compensatória
Em reunião, o presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho afirmou que…
Cursos serão alinhados às exigências da nova lei.

Com a aprovação do PL 3084/2025, cuja sanção deve ocorrer até 19/12, o Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Judiciário Federal terá um novo modelo de pagamento, reformulando regras e corrigindo distorções.
A atualização cria oportunidades para quem deseja elevar sua remuneração por meio de titulações e capacitações, e a ANAJUSTRA Federal já se movimenta para acompanhar essa mudança.
Em 2026, a entidade vai firmar novas parcerias com instituições de ensino para oferecer cursos alinhados às exigências da nova lei e dos tribunais e às necessidades dos associados, criando melhores condições de acesso e permanência, além de descontos nas mensalidades.
“Somos um grupo de servidores fundamentais e estratégicos para o país, e como a maior entidade representante dos servidores do Judiciário Federal, buscaremos as melhores possibilidades de qualificação profissional, não só para reflexo disso nos nossos contracheques mas, sobretudo, para responder à demanda e confiança que o Estado e a sociedade depositam em nossas atividades profissionais”, aponta o presidente da associação, Antônio Carlos Parente.
Para ele, o novo AQ é mais que uma atualização de valores. “Sabemos que podemos avançar mais em relação à valorização da categoria, mas o novo modelo vai corrigir distorções e reconhecer de forma mais justa o esforço de quem se qualifica. Isso aproxima o Judiciário Federal das práticas já adotadas em outras carreiras estratégicas da administração pública. É um passo importante para o estímulo ao desenvolvimento profissional.”
Hoje, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal possui cerca de 100 convênios, presenciais e on-line, com instituições de ensino superior em todo o país e descontos de 10 a 70%, desde graduação e pós-graduação até formações técnicas e cursos livres. “São oportunidades que alcançam servidores de todas as regiões, permitindo que cada associado escolha a formação que melhor se adapta às suas necessidades e aos interesses do seu tribunal”, destaca.
Atualmente, os percentuais do AQ são aplicados sobre o vencimento do servidor e variam conforme a titulação ou o curso realizado, sendo 1% – ações de treinamento com pelo menos 120 horas, 7,5% – especialização, 10% – mestrado e 12,5% – doutorado.
O novo AQ será calculado com base em múltiplos do Valor de Referência (VR) – 6,5% do valor integral da CJ-1.
Diferente de hoje, o texto do PL prevê a incorporação do AQ, referente ao doutorado, mestrado, especialização e segundo curso de graduação, à aposentadoria e às pensões, desde que o título tenha sido obtido antes da inativação.
Ele também define limites de acumulação do benefício. Doutorado e mestrado não se acumulam e absorvem adicionais de menor nível, exceto capacitação. A soma dos adicionais de especialização, segundo curso de graduação e certificações está limitada a 2x o VR. Já o adicional de capacitação pode ser acumulado com qualquer outro.
Os adicionais por capacitação e certificações são válidos por 4 anos a partir da conclusão da certificação ou da última ação de capacitação que completar o mínimo exigido.
O adicional será devido a partir da data de apresentação do título, diploma ou certificado.
Os adicionais já reconhecidos e homologados pelos órgãos do Judiciário permanecem válidos, desde que ainda vigentes, respeitando as novas regras de acumulação.
O servidor cedido não fará jus ao AQ, exceto quando estiver cedido para órgãos da União ou para a Funpresp-Jud.
Quer sugerir uma instituição educacional? Envie e-mail para beneficios@anajustrafederal.org.br ou acesse a página “sugira um parceiro“.
Acessos: 6096
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal
O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.
O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.
📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🩺✨ Nova parceria ANAJUSTRA Federal
Os associados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal agora contam com a MedSênior, operadora especializada no público 44+, com planos:
✔️ sem coparticipação
✔️ com carência zero*
✔️ rede própria e estrutura completa
✔️ foco em prevenção e qualidade de vida
Tudo isso com condições especiais de adesão e atendimento personalizado pela JUSaúde.
Comente JUSaúde e receba o link pra simular agora mesmo seu plano!
📲 Fale com um especialista da sua região pelo WhatsApp e conheça seu plano ideal.
*Preço referente à faixa etária de 44 a 48 anos do produto MedSênior Adesão Municipal ES – Enfermaria.
** Exceto para doenças e lesões pré-existentes. Promoção válida por tempo determinado. Adesões realizadas até 20/02/2026 possuem vigência para 01/03/2026.
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #MedSênior