MÊS DA MULHER 

Roda do autocuidado: descubra quem você é e como se cuida  

Baixe a ferramenta em PDF e inicie seu mês de autocuidado! 

O Mês da Mulher está aí e a ANAJUSTRA Federal vai publicar uma série de conteúdos sobre autocuidado, para incentivar as mulheres associadas a entenderem mais e mais o assunto e colocá-lo em prática no dia a dia.   

O que é autocuidado? 

O autocuidado é a habilidade de indivíduos, famílias e comunidades em promover saúde, prevenir doenças, manter a saúde e em lidar com a doença ou a incapacidade, com ou sem o suporte de um profissional de saúde.  

Essa é a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas nós também podemos defini-lo, de um modo mais simples, assim:  

Autocuidado é o conjunto de práticas e hábitos que promovem o bem-estar físico, emocional e mental, ajudando a manter uma vida equilibrada e saudável. Ele pode incluir desde cuidados com a pele e alimentação até momentos de descanso, lazer e desenvolvimento pessoal. O autocuidado também envolve estabelecer limites, cultivar relacionamentos saudáveis e priorizar a própria saúde e felicidade sem culpa. Em essência, é um ato de amor-próprio e respeito por si mesma. 

Acesse o hotsite do Março Mulher

Como colocá-lo em prática? 

Ainda conforme a OMS, o autocuidado está baseado em 7 pilares, que são: informe-se sobre saúde; conheça a si mesmo; pratique uma atividade física; tenha uma alimentação saudável; evite riscos para a saúde; tenha bons hábitos de higiene; use MIP’s (Medicamentos Isentos de Prescrição) de forma responsável. 

Sintetizamos esses pilares em três e, com a Roda do Autocuidado, te convidamos a fazer um balanço sobre quem você é e como se cuida:  

  • mental e espiritual (terapia, hábitos de gratidão e reflexão, prática religiosa, etc),  
  • físico (alimentação, sono, exercícios, etc) e  
  • social (interação social, ambiente organizado, atividades ao ar livre, etc).  

Essa é uma de 10 ferramentas de autocuidado que traremos para você. Fique de olho no site, no Instagram e no seu e-mail nos próximos dias! 

Baixe a Roda do Autocuidado

Como usar a roda do autocuidado? 

Pinte ou marque na roda, avaliando de 1 a 10 como você se cuida nos três pilares de autocuidado. Após esse balanço inicial, monitore a cada mês como você está mantendo seus cuidados consigo mesma. Para isso, use sua Agenda da ANAJUSTRA Federal, no espaço dedicado à revisão do mês. 

Quer ir além? 

Escreva uma ação que você pode fazer para se cuidar melhor em cada pilar. 

Notícias, novidades, dicas e benefícios! 
Siga-nos na sua rede ou canal favorito e fique por dentro de tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal 

Redes sociais 
Instagram @anajustra 
Facebook @anajustra 

Canais 
WhatsApp 
Telegram 
Youtube  

Comunidade 
WhatsApp 

Acessos: 888

💊 Você pode estar pagando mais caro sem precisar.

Associados da ANAJUSTRA Federal contam com até 60% de desconto em medicamentos nas farmácias Drogasil e Raia.
@drogasiloficial  @raiaoficial 

O benefício é simples de usar: basta informar o CPF no atendimento ou ativá-lo pelo aplicativo ou site das redes.

Na hora de comprar, vale a pena conferir. Um desconto recorrente faz diferença no orçamento ao longo do ano.

👉 Assista ao vídeo e descubra como aproveitar esse benefício.

#anajustrafederal #clubedevantagens #drogasil
29 2
Por que costumamos adiar decisões sobre previdência e proteção financeira?

O professor Jurandir Sell Macedo, doutor em Finanças Comportamentais, vai responder essa e outras perguntas sobre o futuro financeiro dos servidores. 

Neste vídeo, ele te convida a participar do encontro que também terá a presença do Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, que falará as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219. 

É na quinta, 6 de agosto, às 19h.

Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram
73 1
O Congresso Nacional retomou os trabalhos, mas o calendário eleitoral já começa a influenciar o ritmo das votações.

O que isso significa para as pautas de interesse dos servidores públicos? Quais temas têm mais chances de avançar neste segundo semestre?

Na coluna De Olho em Brasília, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, analisa o cenário político e explica como esse contexto pode impactar a agenda legislativa nos próximos meses.

Acesse o conteúdo completo em anajustrafederal.org.br
10 0
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Em agosto, conhecemos a história do grupo Sete Estrelas, compartilhada por Marley Aparecida de Souza Almeida, do TRT-2.

Formado por sete amigos que celebram 25 anos de parceria, o grupo encontrou na estrela de sete pontas um símbolo para representar valores como prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e amor.

Uma história que mostra como os laços construídos no serviço público podem atravessar o tempo e permanecer por toda a vida.
10 0