MÊS DA MULHER 

Roda do autocuidado: descubra quem você é e como se cuida  

Baixe a ferramenta em PDF e inicie seu mês de autocuidado! 

O Mês da Mulher está aí e a ANAJUSTRA Federal vai publicar uma série de conteúdos sobre autocuidado, para incentivar as mulheres associadas a entenderem mais e mais o assunto e colocá-lo em prática no dia a dia.   

O que é autocuidado? 

O autocuidado é a habilidade de indivíduos, famílias e comunidades em promover saúde, prevenir doenças, manter a saúde e em lidar com a doença ou a incapacidade, com ou sem o suporte de um profissional de saúde.  

Essa é a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas nós também podemos defini-lo, de um modo mais simples, assim:  

Autocuidado é o conjunto de práticas e hábitos que promovem o bem-estar físico, emocional e mental, ajudando a manter uma vida equilibrada e saudável. Ele pode incluir desde cuidados com a pele e alimentação até momentos de descanso, lazer e desenvolvimento pessoal. O autocuidado também envolve estabelecer limites, cultivar relacionamentos saudáveis e priorizar a própria saúde e felicidade sem culpa. Em essência, é um ato de amor-próprio e respeito por si mesma. 

Acesse o hotsite do Março Mulher

Como colocá-lo em prática? 

Ainda conforme a OMS, o autocuidado está baseado em 7 pilares, que são: informe-se sobre saúde; conheça a si mesmo; pratique uma atividade física; tenha uma alimentação saudável; evite riscos para a saúde; tenha bons hábitos de higiene; use MIP’s (Medicamentos Isentos de Prescrição) de forma responsável. 

Sintetizamos esses pilares em três e, com a Roda do Autocuidado, te convidamos a fazer um balanço sobre quem você é e como se cuida:  

  • mental e espiritual (terapia, hábitos de gratidão e reflexão, prática religiosa, etc),  
  • físico (alimentação, sono, exercícios, etc) e  
  • social (interação social, ambiente organizado, atividades ao ar livre, etc).  

Essa é uma de 10 ferramentas de autocuidado que traremos para você. Fique de olho no site, no Instagram e no seu e-mail nos próximos dias! 

Baixe a Roda do Autocuidado

Como usar a roda do autocuidado? 

Pinte ou marque na roda, avaliando de 1 a 10 como você se cuida nos três pilares de autocuidado. Após esse balanço inicial, monitore a cada mês como você está mantendo seus cuidados consigo mesma. Para isso, use sua Agenda da ANAJUSTRA Federal, no espaço dedicado à revisão do mês. 

Quer ir além? 

Escreva uma ação que você pode fazer para se cuidar melhor em cada pilar. 

Notícias, novidades, dicas e benefícios! 
Siga-nos na sua rede ou canal favorito e fique por dentro de tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal 

Redes sociais 
Instagram @anajustra 
Facebook @anajustra 

Canais 
WhatsApp 
Telegram 
Youtube  

Comunidade 
WhatsApp 

Acessos: 891

🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.

O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.

A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.

Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪

Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.

E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!

Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?

A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.

➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.

Porque isonomia não se faz pela metade.

Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
85 30
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!

Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.

Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.

E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.

Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.

🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.

#anajustrafederal #trtrio #saude
38 3
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙

Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.

Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.

As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.

Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.

O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.

#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
11 0