Institucional

ANAJUSTRA Federal seleciona boas práticas para calendário 2024

30/08/2023 17:10 | Fonte: Assessoria

Das mais simples às mais complexas, iniciativas de servidores estão moldando o Judiciário do futuro e 12 delas estamparão o tradicional impresso da entidade.

A+ A-

Número de acessos:

A campanha do calendário da ANAJUSTRA Federal está aberta e vai selecionar 12 boas práticas para estampar o tradicional impresso em 2024. Intitulada "Servidores Inovadores", ela recebe inscrições pelo hotsite (anajustrafederal.org.br/calendario-2024/) até o dia 15/9.

Podem participar servidores associados que tenham criado iniciativas para a melhoria dos serviços internos ou externos dos tribunais, das mais simples às mais complexas. Um exemplo é o projeto "Acessibilidade e inclusão para todos", da servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), Karina Pereira Diniz.

- Karina Diniz, do TRT13, é a idealizadora de curso teórico-prático que visava melhorar a convivência de servidores com as pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual e física. - Arquivo pessoal
Participante da campanha, ela conta que criou um curso teórico-prático para os servidores do Regional com o intuito de "melhorar a convivência com as pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual e física, favorecendo a quebra das barreiras atitudinais através do colocar-se no lugar do outro."

Outra ideia inscrita é a da servidora do TRT3, Priscila Gallo D'ávila Valle, que é idealizadora da reelaboração dos requerimentos/formulários publicados na intranet do TRT-MG, em formato PDF, seguindo as boas práticas de acessibilidade recomendadas pelos WCAG e eMAG, que são conjuntos de diretrizes sobre acessibilidade para conteúdos na internet.

- Formulário criado pela servidora do TRT3, Priscila Gallo D'ávila Valle. - Arquivo pessoal
Priscila relata que a ideia contou com o apoio de servidores e da própria administração, e que isso possibilitou a implantação da iniciativa em janeiro deste ano. "O objetivo é substituir os mais de 250 documentos atualmente publicados por novos documentos com campos totalmente perceptíveis pelos leitores de tela, permitindo que usuários com deficiência visual também possam acessar, compreender, preencher e assinar digitalmente", explica.

O servidor do TRT2 Acácio Lima dos Santos também está participando da seleção. "Atuei como instrutor da Polícia Judicial em 2022 na capacitação de 105 vigilantes contratados, no curso 'Comunicação Assertiva e Não-Violenta', dando-lhes ferramentas para atuarem melhor no que toca ao atendimento do público, sendo este o primeiro e efetivo trabalho com terceirizados no âmbito deste regional (TRT2) neste sentido."

- Servidor do TRT2, Acácio Lima dos Santos atuou como instrutor da Polícia Judicial na capacitação de 105 vigilantes contratados, no curso Comunicação Assertiva e Não-Violenta. - Arquivo pessoal
Segundo Santos, a capacitação visava "uma melhor prestação de serviços de vigilância no âmbito do Tribunal". E o objetivo foi atingido "aproximando-nos tanto da contratada como da sociedade", ressaltou ele.

Como participar

É o criador de algum projeto de inovação ou teve alguma ideia que mudou a rotina de trabalho no seu Tribunal? Acesse o hotsite da campanha e responda à pergunta: "Qual é a sua contribuição para levar inovação ao PJU?”. Anexe uma foto sua no contexto da ação inovadora ou uma imagem relacionada a ela.

Capriche na resposta, que deve ter no máximo 600 caracteres, e também na foto. Elas ajudarão você a ser um dos 12 escolhidos para compor o impresso da ANAJUSTRA Federal.
Os vencedores

Entre 18/9 e 13/10, todas as participações que atenderem aos critérios da campanha serão disponibilizadas para votação (aberta ao público em geral) e as 12 mais votadas garantirão lugar no impresso. Cada pessoa (e-mail válido) poderá votar apenas uma vez.

 

Número de acessos: