ANAJUSTRA Federal participa da 9ª reunião do Coleprecor em 2024
No encontro, foram discutidos com os diretores-gerais temas prioritários para…
A campanha do calendário da ANAJUSTRA Federal está aberta e vai selecionar 12 boas práticas para estampar o tradicional impresso em 2024. Intitulada “Servidores Inovadores”, ela recebe inscrições pelo hotsite (anajustrafederal.org.br/calendario-2024/) até o dia 15/9.
Podem participar servidores associados que tenham criado iniciativas para a melhoria dos serviços internos ou externos dos tribunais, das mais simples às mais complexas. Um exemplo é o projeto “Acessibilidade e inclusão para todos”, da servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), Karina Pereira Diniz.
Participante da campanha, ela conta que criou um curso teórico-prático para os servidores do Regional com o intuito de “melhorar a convivência com as pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual e física, favorecendo a quebra das barreiras atitudinais através do colocar-se no lugar do outro.”
Outra ideia inscrita é a da servidora do TRT3, Priscila Gallo D’ávila Valle, que é idealizadora da reelaboração dos requerimentos/formulários publicados na intranet do TRT-MG, em formato PDF, seguindo as boas práticas de acessibilidade recomendadas pelos WCAG e eMAG, que são conjuntos de diretrizes sobre acessibilidade para conteúdos na internet.
Priscila relata que a ideia contou com o apoio de servidores e da própria administração, e que isso possibilitou a implantação da iniciativa em janeiro deste ano. “O objetivo é substituir os mais de 250 documentos atualmente publicados por novos documentos com campos totalmente perceptíveis pelos leitores de tela, permitindo que usuários com deficiência visual também possam acessar, compreender, preencher e assinar digitalmente”, explica.
O servidor do TRT2 Acácio Lima dos Santos também está participando da seleção. “Atuei como instrutor da Polícia Judicial em 2022 na capacitação de 105 vigilantes contratados, no curso ‘Comunicação Assertiva e Não-Violenta’, dando-lhes ferramentas para atuarem melhor no que toca ao atendimento do público, sendo este o primeiro e efetivo trabalho com terceirizados no âmbito deste regional (TRT2) neste sentido.”
Segundo Santos, a capacitação visava “uma melhor prestação de serviços de vigilância no âmbito do Tribunal”. E o objetivo foi atingido “aproximando-nos tanto da contratada como da sociedade”, ressaltou ele.
Como participar
É o criador de algum projeto de inovação ou teve alguma ideia que mudou a rotina de trabalho no seu Tribunal? Acesse o hotsite da campanha e responda à pergunta: “Qual é a sua contribuição para levar inovação ao PJU?”. Anexe uma foto sua no contexto da ação inovadora ou uma imagem relacionada a ela.
Capriche na resposta, que deve ter no máximo 600 caracteres, e também na foto. Elas ajudarão você a ser um dos 12 escolhidos para compor o impresso da ANAJUSTRA Federal.
Os vencedores
Entre 18/9 e 13/10, todas as participações que atenderem aos critérios da campanha serão disponibilizadas para votação (aberta ao público em geral) e as 12 mais votadas garantirão lugar no impresso. Cada pessoa (e-mail válido) poderá votar apenas uma vez.
Acessos: 1478