ANAJUSTRA repudia declarações do ministro da economia

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A ANAJUSTRA vem a público repudiar a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última sexta-feira, 7/2, se referiu aos servidores públicos como parasitas. Na ocasião, em uma de suas falas, ele declarou: “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”. 

A ANAJUSTRA ressalta a importância das instituições do Estado Brasileiro e seu funcionamento pleno, que só pode se dar pelo seu corpo funcional. Não há medida de ajuste fiscal que justifique o ataque direto e infundado ao corpo de trabalhadores do setor público. Revisões em planos de carreira ocorrem nos mais diversos cenários, mas não podem servir de pretexto para que membros do próprio Estado ataquem seus servidores.

O aperfeiçoamento e a melhoria dos serviços prestados à população são, obviamente, urgentes e necessários. E dialogar com as pessoas que estão todos os dias na ponta final da aplicação das políticas públicas é o único caminho possível. Mais do que isso, valorizar os servidores promovendo um ambiente de trabalho adequado, sem sobrecarga, reduzindo as pressões políticas dos diversos governos que vem e vão, são estratégias fundamentais para oferecer o melhor retorno ao cidadão.

Um dos principais argumentos para as ofensivas contra os servidores, o inchaço da máquina pública é também uma falácia. Levantamento publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2015 mostrou que o país tem um quadro proporcionalmente menor que dos países filiados, com 1,6% da população trabalhando no setor público. O país campeão no estudo é a Noruega, com 30%. No Japão, Alemanha e Estados Unidos, por exemplo, cerca de 6%, 11% e 15% da população são servidores públicos, respectivamente. Dados reais e verificáveis que desmentem informações erradas propagadas de maneira irresponsável.

Tampouco os ataques servem para aumentar a eficiência e o retorno pelas taxas pagas. Onde existem problemas com a qualidade do serviço, que se tomem medidas úteis para a melhoria do sistema. Que sejam revistos os problemas estruturais, as falhas de gestão, a má alocação de recursos. De forma pragmática e eficiente. É para isso que trabalham todos nos quadros técnicos dos três poderes. No Judiciário, ramos em que atuamos, isso é uma realidade que vem sendo colocada em prática ano após ano, como atesta  o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Porém, quando se abre à ofensa, o governo se fecha ao diálogo e reduz as possibilidades de avanço rumo a um projeto de país que beneficie a todos. Todo servidor concursado conhece de cor os princípios que norteiam a administração pública brasileira: legalidade, moralidade, impessoalidade, ampla defesa, contraditório, razoabilidade, proporcionalidade, segurança jurídica, interesse público, eficácia e eficiência. É preciso manter-se leal a eles, sem abrir mão de nenhum em nome de qualquer narrativa beligerante.

Se é consenso que precisam existir avanços, também é opinião comum que, até aqui, deve-se respeitar os limites, deveres e poderes do Estado brasileiro previstos constitucionalmente. É preciso lembrar que ao ente estatal e aos atores públicos só é permitido aquilo que está expresso em lei. O setor público é balizado pelas provocações e necessidades da sociedade, e não o contrário. Não é discursando contra a parcela da população que dedica carreiras e vidas ao bem comum que este ou qualquer outro governo será capaz de oferecer melhores serviços e condições de vida à população, muito menos o achincalhe público das carreiras de Estado vai sanar qualquer problema orçamentário.

Acessos: 0

💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
19 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
38 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
14 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10