SUSTENTABILIDADE

Judiciário apresenta novo balanço e marca entrega de Prêmio Juízo Verde

Evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Com novos indicadores dos esforços do Judiciário brasileiro em prol da sustentabilidade e a entrega do Prêmio Juízo Verde, a 3.ª edição do Judiciário Sustentável acontece na segunda-feira (30/6), com realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e visa conscientizar e sensibilizar o público quanto às questões relacionadas à proteção do meio ambiente. As inscrições para participar da programação se encerram nesta terça-feira (24/6).  

Durante o evento, será lançado o 9.º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário. O levantamento é composto por variáveis e indicadores que avaliam o desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural dos órgãos do Poder Judiciário. O Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) também integra o balanço, permitindo avaliar o resultado combinado de variáveis distintas, de acordo com metodologia estabelecida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.  

Para este ano, a 9.ª edição traz novidades. O balanço incluirá, nos dados consolidados, informações que indicam a modernização das diretrizes da Política de Sustentabilidade do Poder Judiciário. As mudanças estão previstas na Resolução n. 550/2024 e compreendem a inclusão de dados sobre medição da energia injetada pelo sistema fotovoltaico, que representa a quantidade de eletricidade gerada pelo sistema solar, contabilizada como crédito de energia.  

Também nesta edição, o balanço traz um novo módulo para medir exclusivamente as ações de equidade e diversidade no Poder Judiciário. Dentro desse módulo, foram criados três blocos de novos indicadores: ações de capacitação e sensibilização, que enfatizam a mudança de cultura; composição do quadro de servidores do Judiciário com recorte de gênero, raça e pessoas com deficiência; e composição do quadro de prestadores de serviços continuados e terceirizados com recorte de vulnerabilidade social, em atendimento à Resolução n. 497/2023, que institui o Programa Transformação.   

No evento, também serão divulgados os vencedores da 4.ª edição do Prêmio Juízo Verde, que reconhece as iniciativas voltada à proteção do meio ambiente ou que contribuam com a produtividade do Poder Judiciário na área ambiental.  

A abertura dos trabalhos será feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Luís Roberto Barroso. A programação do encontro conta ainda com palestras e painéis sobre mudanças do clima e impactos no Brasil, circularidade e participação social e coordenação entre múltiplos atores no cumprimento da Agenda 2030.  

A 3.ª edição do Judiciário Sustentável será realizada na sede do CNJ, em Brasília, a partir das 10h, e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Conselho no YouTube.  

Acessos: 27

CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida

Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.

Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰

Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!

🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira. 

Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇

#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
5 2
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!

Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.

🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.

🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.

🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.

📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
21 0
Nem toda dor é caso de emergência.
Entender a diferença entre urgência e emergência ajuda você a usar o plano com mais consciência.
🔹 Urgência: situação que exige atenção rápida, mas não imediata (ex: febre alta, dor moderada).
🔹 Emergência: risco iminente de vida (ex: infarto, AVC, acidente grave).
Antes de ir ao pronto atendimento, considere o atendimento virtual ou a central de orientação médica.
📋 Dica: faça um checklist antes da consulta. Isso pode evitar deslocamentos desnecessários.
9 0