SUSTENTABILIDADE

Judiciário apresenta novo balanço e marca entrega de Prêmio Juízo Verde

Evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Com novos indicadores dos esforços do Judiciário brasileiro em prol da sustentabilidade e a entrega do Prêmio Juízo Verde, a 3.ª edição do Judiciário Sustentável acontece na segunda-feira (30/6), com realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e visa conscientizar e sensibilizar o público quanto às questões relacionadas à proteção do meio ambiente. As inscrições para participar da programação se encerram nesta terça-feira (24/6).  

Durante o evento, será lançado o 9.º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário. O levantamento é composto por variáveis e indicadores que avaliam o desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural dos órgãos do Poder Judiciário. O Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) também integra o balanço, permitindo avaliar o resultado combinado de variáveis distintas, de acordo com metodologia estabelecida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.  

Para este ano, a 9.ª edição traz novidades. O balanço incluirá, nos dados consolidados, informações que indicam a modernização das diretrizes da Política de Sustentabilidade do Poder Judiciário. As mudanças estão previstas na Resolução n. 550/2024 e compreendem a inclusão de dados sobre medição da energia injetada pelo sistema fotovoltaico, que representa a quantidade de eletricidade gerada pelo sistema solar, contabilizada como crédito de energia.  

Também nesta edição, o balanço traz um novo módulo para medir exclusivamente as ações de equidade e diversidade no Poder Judiciário. Dentro desse módulo, foram criados três blocos de novos indicadores: ações de capacitação e sensibilização, que enfatizam a mudança de cultura; composição do quadro de servidores do Judiciário com recorte de gênero, raça e pessoas com deficiência; e composição do quadro de prestadores de serviços continuados e terceirizados com recorte de vulnerabilidade social, em atendimento à Resolução n. 497/2023, que institui o Programa Transformação.   

No evento, também serão divulgados os vencedores da 4.ª edição do Prêmio Juízo Verde, que reconhece as iniciativas voltada à proteção do meio ambiente ou que contribuam com a produtividade do Poder Judiciário na área ambiental.  

A abertura dos trabalhos será feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Luís Roberto Barroso. A programação do encontro conta ainda com palestras e painéis sobre mudanças do clima e impactos no Brasil, circularidade e participação social e coordenação entre múltiplos atores no cumprimento da Agenda 2030.  

A 3.ª edição do Judiciário Sustentável será realizada na sede do CNJ, em Brasília, a partir das 10h, e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Conselho no YouTube.  

Acessos: 30

Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.

💡 Dicas para se prevenir:

Faça exames de rotina regularmente

Converse com seu médico sobre fatores de risco

Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro

💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.

Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
8 0
🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
380 32