PELO BRASIL

TREs celebram o Dia Internacional da Mulher

A JE está se mobilizando para celebrar o Dia Internacional da Mulher em todo o país.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Justiça Eleitoral está se mobilizando para celebrar o Dia Internacional da Mulher em todo o país, comemorado em 8 de março. Em alusão à data, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) preparou uma programação especial para o mês de março. Já em Santa Catarina, as mulheres que procurarem os cartórios eleitorais nesta sexta-feira (7) receberão atendimento especial. Por sua vez, em Salvador, audiência pública debateu o marco histórico dos 93 anos do voto feminino. 

No Acre, o TRE vai promover uma série de atividades voltadas à valorização, ao debate e à promoção do bem-estar das mulheres. A primeira ação acontecerá nesta sexta (7), às 9h, no Plenário do Regional, com uma roda de conversa intitulada “A voz e a vez das mulheres”. O encontro reunirá grandes nomes femininos da Justiça e da Segurança Pública no estado.  

Durante a roda de conversa, as convidadas compartilharão suas trajetórias, seus desafios e suas conquistas em espaços historicamente ocupados por homens, reforçando a importância da representatividade e da equidade de gênero.  

Além da roda de conversa, o TRE-AC realizará diversas ações ao longo do mês, com atividades que promovem reflexão, bem-estar e cultura. Estão previstas sessões de cinema temático, momentos de autocuidado para as servidoras e colaboradoras, além de exposições que destacam a força e a trajetória de mulheres inspiradoras.  

Atendimento especial  

O TRE de Santa Catarina (TRE-SC), por meio dos cartórios eleitorais de Florianópolis, realizará o evento “JE Mulher: Atendimento Eleitoral” nesta sexta-feira (7). Das 14h às 18h, haverá um atendimento especial às adolescentes e mulheres que precisarem emitir o primeiro título, coletar a biometria, revisar dados do cadastro eleitoral ou regularizar sua situação.   

Às 15h, será ministrada a palestra “Violência contra a mulher: como identificar e onde procurar ajuda”, em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina, seguida de uma confraternização em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.   

O evento, aberto ao público, será na sede dos cartórios eleitorais da capital, localizada na rua São Francisco, 234, no centro de Florianópolis.  

Ampliação da participação feminina na política  

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) organizou a audiência pública “Mulheres e Cidadania”, que ocorreu no dia 24 de fevereiro e reuniu autoridades públicas, magistradas, professoras, advogadas e representantes de partidos para debater sobre violência de gênero e participação feminina na política.  

O evento foi encerrado com a leitura da Carta de Salvador, documento que sintetiza as discussões e será disponibilizado à sociedade civil. Entre suas conclusões, estão o papel dos partidos políticos na democratização interna e na promoção da igualdade de gênero; a necessidade de um esforço coletivo para combater a violência política de gênero; a urgência de medidas repressivas contra essa prática; e a ampliação do acesso equitativo ao financiamento de campanhas femininas.  

Acessos: 46

O Natal reacende em nós a verdade que fortalece a caminhada, renova a esperança e revela, mais uma vez, a grandeza do amor de Deus.

Que, na luz do Menino Jesus, esse amor eterno floresça em seu coração e no de sua família, trazendo paz, aconchego e bênçãos que iluminem cada passo e cada novo dia.

Com carinho, os votos de um santo e abençoado Natal da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #feliznatal #anajustra
16 2
🧡 Dezembro Laranja – Um lembrete essencial para a sua saúde

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, mas também é um dos mais fáceis de prevenir com cuidados simples no dia a dia.

🌞 Proteja-se:

✅Aplique protetor solar adequado ao seu tipo de pele.
✅Evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
✅Use acessórios que reforcem a proteção como chapéu e óculos escuros.
✅Observe a própria pele e fique atento a qualquer mudança.

🔎 Notou algo diferente? Procure um dermatologista.

Cuidar da pele é cuidar da sua saúde.

#anajustrafederal #dezembrolaranja #prevenção
8 0