CNJ abre inscrições para o curso Liderança 4.0 sobre competências gerenciais

O treinamento é voltado para servidores e magistrados que ocupem cargo ou função gerencial.

Estão abertas as inscrições para o curso “Liderança 4.0: Competências Gerenciais na era da Inteligência Artificial” promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  A ação educacional será realizada no período de 29 de abril a 28 de junho, na modalidade EaD com tutoria. 

Sob a coordenação do diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (Ceajud), Diogo Albuquerque Ferreira, o curso tem carga horária de 60 horas-aula e abrange desde a introdução à cultura digital até competências específicas para liderar na era da tecnologia, como inteligência emocional, solução de problemas e tomada de decisão baseada em dados. 

O treinamento é voltado para servidores e magistrados que ocupem cargo ou função gerencial, com foco no aprimoramento dessas habilidades em um contexto tecnológico avançado. 

O objetivo da capacitação é habilitar os participantes para uma gestão eficaz de equipes virtuais, preparando os líderes para enfrentar os desafios de um ambiente de trabalho cada vez mais digitalizado. 

O curso está estruturado em cinco módulos principais: Introdução à cultura digital; Evolução dos estudos sobre liderança; Competências gerenciais na era da inteligência artificial; Gestão de equipes virtuais; Metodologias e técnicas de liderança adaptadas ao contexto digital.  Cada módulo possui como objetivo aprofundar o conhecimento em diferentes aspectos da liderança na era da inteligência artificial, desde o entendimento das tecnologias até a aplicação prática dessas ferramentas.  

A iniciativa está alinhada à Resolução n. 332 de 2020, que regula o uso de inteligência artificial no Judiciário, promovendo a ética, a transparência e a governança. 

As inscrições vão até o dia 26 de abril neste link. 

Acessos: 2392

Por que costumamos adiar decisões sobre previdência e proteção financeira?

O professor Jurandir Sell Macedo, doutor em Finanças Comportamentais, vai responder essa e outras perguntas sobre o futuro financeiro dos servidores. 

Neste vídeo, ele te convida a participar do encontro que também terá a presença do Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, que falará as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219. 

É na quinta, 6 de agosto, às 19h.

Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram
20 0
O Congresso Nacional retomou os trabalhos, mas o calendário eleitoral já começa a influenciar o ritmo das votações.

O que isso significa para as pautas de interesse dos servidores públicos? Quais temas têm mais chances de avançar neste segundo semestre?

Na coluna De Olho em Brasília, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, analisa o cenário político e explica como esse contexto pode impactar a agenda legislativa nos próximos meses.

Acesse o conteúdo completo em anajustrafederal.org.br
9 0
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Em agosto, conhecemos a história do grupo Sete Estrelas, compartilhada por Marley Aparecida de Souza Almeida, do TRT-2.

Formado por sete amigos que celebram 25 anos de parceria, o grupo encontrou na estrela de sete pontas um símbolo para representar valores como prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e amor.

Uma história que mostra como os laços construídos no serviço público podem atravessar o tempo e permanecer por toda a vida.
10 0
Aprimore sua atuação na advocacia trabalhista com um benefício exclusivo para associados da ANAJUSTRA Federal.

De 10 a 12 de agosto, acontece o treinamento “Recursos para o TST: o Caminho das Pedras”, conduzido pela professora Sílvia Pérola, com quase 40 anos de experiência no Tribunal Superior do Trabalho.

Além do conteúdo prático sobre Recurso de Revista, a programação inclui experiências exclusivas, como sessão da Turma do TST, audiência com o ministro Maurício Godinho Delgado e Aula Magna sobre Sustentação Oral com Cezar Britto.

🎓 Associados da ANAJUSTRA Federal têm 50% de desconto na inscrição (benefício exclusivo para titulares).

➡️ Acesse o Clube de Vantagens e saiba como garantir o seu benefício.
9 0
No Dia do Vira-Lata, o Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal traz uma homenagem especial, assinada por um de seus associados, aos cães sem raça definida.

O associado João da Cruz Ramos Filho, servidor aposentado do TRT da 12ª Região (SC), compartilha a emocionante história de Barão, um vira-lata que marcou sua vida e relembra como amor, lealdade e companheirismo não têm raça.

Uma leitura sensível que também convida à reflexão sobre o cuidado e o respeito aos animais.

Acesse o Espaço Cultural e confira a homenagem completa. 🐾

#espaçocultural #diadoviralata #anajustrafederal
14 0