Eu, Rubiane Kreuz, coordenadora de comunicação do TRE-PR

A coluna “Eu, servidor!” reestreia com a impressionante história de quem está por trás do maior perfil TikToker dos órgãos públicos nacionais.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Depois de um tempo em standby, a coluna “Eu, servidor”, volta a ser publicada neste mês de março. A personagem principal dela, Rubiane Kreuz, está por trás de um dos maiores feitos recentes das assessorias de comunicação de órgãos públicos do país.

Junto com sua equipe, ela alcançou no perfil do TikTok do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) a marca de 85 mil seguidores, quase 3 milhões de curtidas e mais de 18 milhões de visualizações. Nenhum outro Tribunal chega perto disso.

Vamos conhecer essa história de sucesso?

Servidora concursada do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) há 16 anos, Rubiane Kreuz assumiu a coordenação de comunicação social do órgão em 2019, um ano antes da pandemia da covid-19 ter início e se alastrar pelo mundo, desafiando profissionais de todos os setores a se reinventarem.

Quando isso aconteceu, ela se desafiou. “Precisava inovar”, ela diz. Assim, teve a ideia de criar um perfil do Tribunal no TikTok (@tre_pr), aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos, que é febre entre jovens e adolescentes. Na época, apenas o TRE do Rio Grande do Sul tinha conta na rede.

Com a ajuda de uma estagiária e um celular da unidade, o primeiro vídeo foi publicado em outubro de 2020. Dois meses após ser criada, a conta conquistou cinco mil seguidores e , em abril de 2021, um vídeo que mostrava a possibilidade de tirar o título eleitoral online estourou, chegando a mais de um milhão de visualizações.

E os números e o engajamento do público só aumentaram de lá para cá. Em março de 2022, os vídeos somavam 16 milhões de visualizações e o perfil já tinha 65 mil seguidores. Neste ano, ele atingiu mais de 18 milhões de visualizações e alcançou 85 mil seguidores. Outro número de impressionar é o de curtidas: mais de 3 milhões.

Tudo isso justificou o crescimento da equipe e a criação da seção de redes sociais dentro da estrutura da Secretaria de Comunicação do Regional, que conta ainda com mais três seções: a de jornalismo, a de audiovisual e a de comunicação visual.

Mãe de duas adolescentes, Rubiane acredita que o segredo é a identificação do público com as “meninas” da seção. Hoje, elas são a supervisora de redes sociais, Ana Luiza Thomazini, de 23 anos, e a estagiária Marianna Croce, de 20, chefiadas por Vilmar Chequeleiro.

Outro ponto chave para a decolagem do perfil é a mistura de entretenimento e informação. Como boa comunicadora, a servidora soube combinar esses dois fatores, tirando as dúvidas dos eleitores e combatendo as incontáveis fake news sobre o processo eleitoral brasileiro. “É nas redes sociais que a desinformação se propaga e tem que ser nas redes nosso combate à desinformação.”

Ela acrescenta que: “estar presente no TikTok é uma quebra de ideias pré-concebidas de que lá existem apenas dancinhas. O TikTok existe para que todos, sejam instituições ou não, transmitam sua mensagem de forma descontraída, rápida, cativante, mas com responsabilidade. É preciso que as instituições se modernizem no que toca a sua forma de se comunicar com seu público.”

Reforça ainda: “é necessário uma comunicação popular, simples e direta, na linguagem e formato que o público quer consumir. Quem não está nas redes sociais não é visto, não vende sua marca ou produto ou ações e campanhas, ou seja, não existe para mais de 70 milhões de pessoas, como é no caso do TikTok.”


Rubiane é formada em Jornalismo e Direito, pós-graduada em Direito Público e  diretora da Associação Brasileira de Direito Público (ABCPública) no Paraná.

Rubiane é formada em Jornalismo e Direito, pós-graduada em Direito Público e diretora da Associação Brasileira de Direito Público (ABCPública) no Paraná. – Arquivo pessoal

Multiprofissional

Com o sucesso da página, Rubiane hoje dá palestras e oficinas para comunicadores de outros órgãos públicos sobre o tema, apontando caminhos para que eles também estejam presentes nas redes e se tornem influenciadores digitais.

O I Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação foi um dos eventos em que ela participou ainda em 2021. Rubiane também foi palestrante do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral e do Seminário de Marketing Político no ano passado. Em 2023, ela já tem na agenda a participação no I Encontro de TikTokers, que será realizado no mês de abril, via Zoom, e no COMPOL 23, que ocorrerá em junho, em Florianópolis.

Formada em Jornalismo e Direito, pós-graduada em Direito Público, ela é também é diretora da Associação Brasileira de Direito Público (ABCPública) no Paraná, ou seja, é muitas em uma.

 

Acessos: 2583

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
20 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
25 89
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
39 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6