Direito completa 100 anos, mas ainda é descumprido
Assista reportagem especial do TST.
Com inscrições abertas até 28 de outubro, os Editais Prêmios Literários da Fundação Biblioteca Nacional 2022 vão premiar redações e crônicas com o tema “O papel da pessoa idosa no século XXI”. O concurso é promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH), e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O edital nº1 – Concurso de Redação é direcionado aos estudantes da rede pública de ensino e tem como finalidade conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. Já o edital nº2 – Concurso de Crônicas, dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, visa incentivar a produção literária desse público e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.
A premiação, para ambos os concursos, varia de R$2 mil a R$8 mil por obra literária, dependendo da colocação conquistada. Serão premiadas as 25 melhores redações bem como as 25 melhores crônicas e, além do valor em dinheiro, os autores serão convidados para participar pessoalmente da cerimônia de premiação em Brasília (DF), a ser realizada após o período de defeso eleitoral.
Encontro de gerações
A iniciativa dos prêmios literários visa celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Diversas iniciativas serão realizadas, como parte da Década, para mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento; facilitar a capacidade das pessoas idosas de participar e de contribuir com a comunidade e a sociedade; prestar atenção integrada e serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo; e prover acesso aos cuidados de longa duração para pessoas idosas que deles necessitem.
De acordo com o secretário nacional da SNDPI, Antônio Costa, o concurso promove a diversidade de olhares em relação ao assunto. “A proposta aproxima de maneira especial jovens e pessoas idosas. Será interessante observar a perspectiva da juventude em relação ao envelhecimento e às pessoas idosas. Na mesma proporção, será importante ver como a população idosa se enxerga em sociedade. Esperamos resultados importantes com esse concurso”, ansia.
A secretária nacional da Juventude, Luana Machado, incentiva a participação dos estudantes no concurso. “Esperamos despertar nos jovens a curiosidade em participar. É uma ótima oportunidade de aproximação entre gerações. Se o objetivo de conscientizá-los de que o envelhecimento é um caminho natural for alcançado, a proposta do concurso terá redações surpreendentes”, avalia.
Vivaz Idade
Em 2023, o calendário da ANAJUSTRA Federal será um brinde a “Vivaz Idade”, a maturidade, a condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida de quem deixou os afazeres diários nos tribunais e agora protagoniza uma nova história. Estarão estampadas nele as histórias de 12 servidores aposentados e suas atividades favoritas.
Uma centena de participações foi recebida pela ANAJUSTRA Federal, todas belíssimas. Há quem descobriu uma nova profissão e quem está trabalhando voluntariamente por uma causa, quem voltou a se dedicar a uma arte e quem aprendeu uma nova.
Há quem resolveu andar pelo mundo e quem preferiu conhecer as belezas do nosso país. Há quem caminha, quem corre, quem canta, quem dança, quem escreve, quem representa, quem cozinha, quem se exercita, quem cuida e quem descansa à beira mar.
(Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos)
Acessos: 526
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju