Concurso literário promove encontro de gerações com tema relacionado à pessoa idosa

Iniciativa visa celebrar “Década do Envelhecimento Saudável”, declarado na ONU.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Com inscrições abertas até 28 de outubro, os Editais Prêmios Literários da Fundação Biblioteca Nacional 2022 vão premiar redações e crônicas com o tema “O papel da pessoa idosa no século XXI”. O concurso é promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH), e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O edital nº1 – Concurso de Redação é direcionado aos estudantes da rede pública de ensino e tem como finalidade conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. Já o edital nº2 – Concurso de Crônicas, dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, visa incentivar a produção literária desse público e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

A premiação, para ambos os concursos, varia de R$2 mil a R$8 mil por obra literária, dependendo da colocação conquistada. Serão premiadas as 25 melhores redações bem como as 25 melhores crônicas e, além do valor em dinheiro, os autores serão convidados para participar pessoalmente da cerimônia de premiação em Brasília (DF), a ser realizada após o período de defeso eleitoral.

Encontro de gerações

A iniciativa dos prêmios literários visa celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Diversas iniciativas serão realizadas, como parte da Década, para mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento; facilitar a capacidade das pessoas idosas de participar e de contribuir com a comunidade e a sociedade; prestar atenção integrada e serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo; e prover acesso aos cuidados de longa duração para pessoas idosas que deles necessitem.

De acordo com o secretário nacional da SNDPI, Antônio Costa, o concurso promove a diversidade de olhares em relação ao assunto. “A proposta aproxima de maneira especial jovens e pessoas idosas. Será interessante observar a perspectiva da juventude em relação ao envelhecimento e às pessoas idosas. Na mesma proporção, será importante ver como a população idosa se enxerga em sociedade. Esperamos resultados importantes com esse concurso”, ansia.

A secretária nacional da Juventude, Luana Machado, incentiva a participação dos estudantes no concurso. “Esperamos despertar nos jovens a curiosidade em participar. É uma ótima oportunidade de aproximação entre gerações. Se o objetivo de conscientizá-los de que o envelhecimento é um caminho natural for alcançado, a proposta do concurso terá redações surpreendentes”, avalia.

Vivaz Idade

Em 2023, o calendário da ANAJUSTRA Federal será um brinde a “Vivaz Idade”, a maturidade, a condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida de quem deixou os afazeres diários nos tribunais e agora protagoniza uma nova história. Estarão estampadas nele as histórias de 12 servidores aposentados e suas atividades favoritas.

Uma centena de participações foi recebida pela ANAJUSTRA Federal, todas belíssimas. Há quem descobriu uma nova profissão e quem está trabalhando voluntariamente por uma causa, quem voltou a se dedicar a uma arte e quem aprendeu uma nova.

Há quem resolveu andar pelo mundo e quem preferiu conhecer as belezas do nosso país. Há quem caminha, quem corre, quem canta, quem dança, quem escreve, quem representa, quem cozinha, quem se exercita, quem cuida e quem descansa à beira mar.

(Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos)

Acessos: 526

Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
630 28
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
450 18
Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

🗳 Vote “SIM”
Acesse nosso site e confira os links para participar!

💬 Compartilhe, marque o @ dos seus amigos nos comentários e fortaleça a mobilização!

A ANAJUSTRA Federal segue acompanhando tudo de perto.
301 15