Fux avaliza reajuste linear para todo o funcionalismo

Recomposição deve ser implementada no mês de julho.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Ministro Luiz Fux em sessão plenária do Supremo. - Nelson Jr./STF

Ministro Luiz Fux em sessão plenária do Supremo. – Nelson Jr./STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, se manifestou de acordo com a proposta do governo de reajuste linear para os Poderes, Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público. Na segunda, 9/5, ele recebeu ofício com pedido de resposta da Casa Civil que informava o interesse do presidente da República em conceder reajuste salarial para toda administração pública federal, no percentual de 5%.

Aos ministros da Corte, Fux comunicou em ofício que solicitou informações às áreas técnicas do Supremo e dos demais tribunais que compõem o Poder Judiciário da União (PJU), que responderam haver disponibilidade para remanejamento de recursos, sem necessidade de aumento do orçamento corrente, para implementação da revisão em julho de 2022.

Na resposta enviada ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, o presidente do STF, apresentou os valores e o impacto do reajuste de 5%, que soma R$827.975.832,38, considerando todos os Tribunais do Judiciário Federal. No ofício, Fux destaca que “a implementação da recomposição exigirá providências por parte dos órgãos, que precisarão, entre outros, promover remanejamentos de despesas para viabilizar os recursos necessários e garantir o cumprimento das Emendas Constitucionais n. 95/2016 e n. 109/2021.”

O ministro registrou ainda que “os recursos referentes ao impacto decorrente da aplicação do percentual de 5% sobre a folha de pagamento de inativos e pensionistas serão ofertados pelo próprio Poder Executivo, com base na ampliação de teto decorrente da Emenda Constitucional n. 114, publicada em 17 de dezembro de 2021.”

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
47 0
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
16 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
73 4