
Fachin destaca compromisso com os direitos humanos
Ele é ministro do STF desde junho de 2015.
Lançado pela Globo Livros, publicação traz retrato de mudanças ocorridas nas últimas duas décadas no Judiciário brasileiro.
A Globo Livros lança este mês o livro – Reprodução Jota
A Globo Livros lançou neste mês o livro “O Judiciário do nosso tempo”, com artigos que trazem um retrato das mudanças ocorridas nas últimas duas décadas no sistema judiciário brasileiro. Em nenhum outro período da história do país, o Judiciário foi tão demandado.
A publicação reúne artigos dos maiores especialistas em Justiça brasileira, de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a advogados renomados e jornalistas reconhecidos pela cobertura do Judiciário, como Felipe Recondo, sócio-fundador do JOTA. Haverá evento de lançamento em São Paulo e Rio de Janeiro (mais informações abaixo).
Os organizadores do livro são Maria Tereza Sadek, Pierpaolo Bottini, Raquel Khichfy e Sergio Renault. Os temas e autores foram cuidadosamente escolhidos para demonstrar os diferentes traços e as particularidades de cada área do Judiciário.
Por não se tratar de uma obra técnica, os textos foram escritos em uma linguagem simples e acessível, com o propósito de apresentar ao leitor como funciona a estrutura que compõe o sistema de Justiça, sua importância e seus desafios. Por isso, a obra ajuda a compreender o sistema judicial brasileiro e traduz os motivos pelos quais o Judiciário é uma peça fundamental para a consolidação e o aprimoramento da nossa democracia.
No livro, são abordados temas como a transparência nas atividades dos órgãos jurídicos, o encarceramento em massa, o papel fundamental da Defensoria Pública, o poder investigativo do Ministério Público, os desafios para um Judiciário mais inclusivo, a rotina das Varas da Infância e Adolescência, a liberdade de expressão, a confiança na Justiça como pilar para a democracia, entre outros.
A obra é composta por textos de Nelson Jobim, Cármen Lúcia, Maria Tereza Sadek, Ives Gandra Martins Filho, Dias Toffoli, José Carlos Cosenzo, Pedro Paulo Lourival Carriello, Renato de Vitto, Grace Mendonça, Felipe Santa Cruz, Pedro Freitas, Joaquim Falcão, Alberto Toron, Pierpaolo Bottini, Luis Felipe Salomão, Daniel Vianna Vargas, Igor Tamasauskas, Sebastião Tojal, Daniel Sarmento, Antonio Fernando de Souza, Adriana Cruz, Ayres Britto, Antonio Claudio Ferreira Netto, Gustavo Binenbojm, Iberê de Castro Dias, Andréa Pachá, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Felipe Recondo, Heraldo Pereira, Marcos Lisboa, Luciana Yeung, Paulo de Azevedo, Márcio Chaer, Sergio Renault, Raquel Kichfy, Sônia Rao, Dora Cavalcanti e Roberto Irineu Marinho.
Informações sobre a obra:
Título: O Judiciário do nosso tempo
Organizadores: Maria Tereza Sadek, Pierpaolo Bottini, Raquel Khichfy e Sergio Renault
Páginas: 352 | Formato: 16X23cm
ISBN: 9786559870318 | Preço: R$ 64,90 – e-book: R$49,90
🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF
Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.
A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.
🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.
#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
🚨 O maior Show de Prêmios da história da ANAJUSTRA Federal está chegando e você que é associado adimplente já tem um número da sorte garantido!
Mas quer saber como aumentar suas chances? 👇
✨ Responda à pesquisa na área restrita → +1 número
✨ Indique um colega para se associar → +3 números (se a filiação for confirmada até 22/10)
📲 É rápido, simples e pode te aproximar ainda mais de prêmios incríveis como:
🏍️ Moto Elétrica
📱 iPhone 16
📺 Smart TV Samsung
📖 Kindle
E muito mais!
📅 Anote aí: sorteio dia 23/10, às 19h, durante a Live Sarau 🎶
👉 Corre na área restrita e garanta seus números extras!
#anajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚
São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.
Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.
E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀
#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
✨Mais uma vitória judicial da ANAJUSTRA Federal!✨
A Segunda Turma do Supremo reconheceu a validade da sentença obtida pela entidade sobre os Quintos/Décimos, afastando entendimento do TCU sobre a absorção da rubrica e garantindo aos associados o direito de mantê-la na aposentadoria.
Consequentemente, a decisão também restabelecerá o recebimento da parcela absorvida no último reajuste da categoria. 💪⚖️
Uma vitória coletiva que reafirma a força da categoria e o compromisso da ANAJUSTRA Federal em defender cada conquista dos servidores do Judiciário da União. 👏
#ANAJUSTRAFederal #Quintos #DecisãoHistórica #VitóriaDosServidores #STF #JudiciárioFederal #DireitosGarantidos
O Mês das Crianças chegou com descontos especiais no Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal!
Tem ofertas em moda, presentes, beleza, esportes e muito mais, para você aproveitar e presentear com economia. 👕🎁💄
🧾 São mais de mil convênios com benefícios exclusivos para associados.
Acesse o site e confira todas as oportunidades!
#anajustrafederal #clubedevantagens #diadascrianças #benefícios #descontosespeciais #vantagens
🚨 O maior Show de Prêmios da história da ANAJUSTRA Federal está chegando e você que é associado adimplente já tem um número da sorte garantido!
Mas quer saber como aumentar suas chances? 👇
✨ Responda à pesquisa na área restrita → +1 número
✨ Indique um colega para se associar → +3 números (se a filiação for confirmada até 22/10)
📲 É rápido, simples e pode te aproximar ainda mais de prêmios incríveis como:
🏍️ Moto Elétrica
📱 iPhone 16
📺 Smart TV Samsung
📖 Kindle
E muito mais!
📅 Anote aí: sorteio dia 23/10, às 19h, durante a Live Sarau 🎶
👉 Corre na área restrita e garanta seus números extras!
#anajustrafederal #pju #clubedevantagens