LANÇAMENTO

‘O Judiciário do nosso tempo’ traz artigos de ministros do STF e de especialistas

Lançado pela Globo Livros, publicação traz retrato de mudanças ocorridas nas últimas duas décadas no Judiciário brasileiro.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Globo Livros lança este mês o livro  - Reprodução Jota

A Globo Livros lança este mês o livro – Reprodução Jota

A Globo Livros lançou neste mês o livro “O Judiciário do nosso tempo”, com artigos que trazem um retrato das mudanças ocorridas nas últimas duas décadas no sistema judiciário brasileiro. Em nenhum outro período da história do país, o Judiciário foi tão demandado.

A publicação reúne artigos dos maiores especialistas em Justiça brasileira, de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a advogados renomados e jornalistas reconhecidos pela cobertura do Judiciário, como Felipe Recondo, sócio-fundador do JOTA. Haverá evento de lançamento em São Paulo e Rio de Janeiro (mais informações abaixo).

Os organizadores do livro são Maria Tereza Sadek, Pierpaolo Bottini, Raquel Khichfy e Sergio Renault. Os temas e autores foram cuidadosamente escolhidos para demonstrar os diferentes traços e as particularidades de cada área do Judiciário.

Por não se tratar de uma obra técnica, os textos foram escritos em uma linguagem simples e acessível, com o propósito de apresentar ao leitor como funciona a estrutura que compõe o sistema de Justiça, sua importância e seus desafios. Por isso, a obra ajuda a compreender o sistema judicial brasileiro e traduz os motivos pelos quais o Judiciário é uma peça fundamental para a consolidação e o aprimoramento da nossa democracia.

No livro, são abordados temas como a transparência nas atividades dos órgãos jurídicos, o encarceramento em massa, o papel fundamental da Defensoria Pública, o poder investigativo do Ministério Público, os desafios para um Judiciário mais inclusivo, a rotina das Varas da Infância e Adolescência, a liberdade de expressão, a confiança na Justiça como pilar para a democracia, entre outros.

A obra é composta por textos de Nelson Jobim, Cármen Lúcia, Maria Tereza Sadek, Ives Gandra Martins Filho, Dias Toffoli, José Carlos Cosenzo, Pedro Paulo Lourival Carriello, Renato de Vitto, Grace Mendonça, Felipe Santa Cruz, Pedro Freitas, Joaquim Falcão, Alberto Toron, Pierpaolo Bottini, Luis Felipe Salomão, Daniel Vianna Vargas, Igor Tamasauskas, Sebastião Tojal, Daniel Sarmento, Antonio Fernando de Souza, Adriana Cruz, Ayres Britto, Antonio Claudio Ferreira Netto, Gustavo Binenbojm, Iberê de Castro Dias, Andréa Pachá, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Felipe Recondo, Heraldo Pereira, Marcos Lisboa, Luciana Yeung, Paulo de Azevedo, Márcio Chaer, Sergio Renault, Raquel Kichfy, Sônia Rao, Dora Cavalcanti e Roberto Irineu Marinho.

Informações sobre a obra:

Título: O Judiciário do nosso tempo
Organizadores: Maria Tereza Sadek, Pierpaolo Bottini, Raquel Khichfy e Sergio Renault
Páginas: 352 | Formato: 16X23cm
ISBN: 9786559870318 | Preço: R$ 64,90 – e-book: R$49,90

Acessos: 12

Tem muita gente aproveitando o acesso de dependentes ao Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal! Para ser um Dependente VIP,  basta ser dependente legal – e maior de 18 anos – de um associado. 

Com seu próprio CPF, o dependente pode comprar medicamentos, roupas e acessórios, artigos esportivos e itens de casa com desconto, pagar mais barato em mensalidades escolares, academias ou lavanderias.

Também é possível contratar seguros auto, residencial, vida, viagem, bike, funeral e celular com os melhores preços, além de contar com a consultoria financeira para planejar como economizar ou investir.

Para fazer o cadastro, é só preencher o formulário do menu “Meus dependentes”, na área restrita.  Cada dependente receberá, no e-mail informado, os dados de acesso ao Clube de Vantagens, onde ele poderá acessar os benefícios.

#dependentevip #anajustrafederal #clubedevantagens
21 3
Um ano novinho em folha, com muitas páginas em branco para você escrever, sonhar, planejar e realizar! 

Para tudo isso, você pode contar com o calendário 2025 ANAJUSTRA Federal. Anote compromissos, marque os feriados e acompanhe  eventos e novidades!

#anajustrafederal #anajustra #calendario #2025 #feriados #eventos
31 5
O ano de 2024 foi marcado por sérias dificuldades para os servidores do Judiciário Federal, em especial no campo salarial e nas pautas legislativas de interesse da categoria.

Confira na coluna "De olho em Brasília" a análise do nosso assessor parlamentar sobre 2024 e as perspectivas para o ano novo!

#anajustrafederal #anajustra #judiciario
28 1
O ano de 2024 foi repleto de aprendizados, benefícios e momentos importantes. Finalizamos este ciclo agradecendo você por estar sempre com a gente!

Que em 2025, possamos seguir crescendo, defendendo os direitos da nossa categoria e conquistando mais espaços. Que venha o novo ano, com mais união, força e realizações para todos nós! Juntos, somos mais fortes!

✨ Feliz Ano Novo!

#anajustrafederal #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublico
26 2
Já ouviu falar na regra dos 50 – 15, 35 do planejamento financeiro?

Ela é um método de orçamento que divide a renda mensal em três categorias de gastos:

🔹 50%: Despesas essenciais, como aluguel, contas de luz, água e telefone, plano de saúde, mensalidade escolar, entre outras

🔹 15%: Prioridades financeiras, como dívidas a pagar ou investimentos

🔹 35%: Estilo de vida, como despesas com restaurante, cinema, academias, entre outras

A ideia é que a pessoa tenha mais clareza sobre para onde vai o seu dinheiro, priorize as despesas e corte gastos desnecessários.

Na nossa agenda 2025, que tem o apoio do Banco BRB, você pode tornar essa prática uma rotina, acompanhando seus ganhos e gastos todos os meses.

Esse é um dos seus planos para o ano novo?

Digite “planejamento financeiro” nos comentários que vamos te enviar um guia da nossa consultoria financeira e planilha para você começar já! 

#agenda2025 #calendario2025 #anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
92 25