Gerais

Flip virtual, cinema italiano, live de Alceu Valença com Orquestra Ouro Preto e mais

07/12/2020 14:36 | Fonte: Laís Costa

Acesse a programação para a primeira quinzena de dezembro.

Acesse a programação para a primeira quinzena de dezembro. | Foto: Reprodução
A+ A-

Acesse a programação do Panorama para a primeira quinzena de dezembro.

O mês de dezembro é sempre um misto de emoções e suscita reflexões sobre os acontecimentos dos meses anteriores do ano (pelo menos para algumas pessoas). 2020 vai merecer um pouco mais de tempo para ser compreendido, no entanto, é fato que a cultura (em suas diversas dimensões) mostrou-se fundamental para acompanhar o passar dos dias.

O blog Espaço Cultural sempre busca compartilhar eventos e dicas para gostos diversificados na programação do Panorama. Com a edição desta primeira quinzena de dezembro também será assim! 

Começando pelo evento anual da Flip, com estrelas da literatura nacional e internacional, continuando com o Festival de Cinema Italiano e também com uma live especial de Alceu Valença com a Orquestra Ouro Preto. Também tem um evento musical especial para as crianças.

Confira e compartilhe o Panorama com quem também vai adorar essas dicas!

18ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)

Pela primeira vez, como em muitos casos de eventos consagrados, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) será realizada na modalidade virtual, entre os dias 3 e 6 de dezembro. A vantagem: reunir escritores e escritoras de diversos lugares do país e do exterior e compartilhar a transmissão com todas as pessoas interessadas, pelo canal da Flip no YouTube. A desvantagem é a impossibilidade de viajar para lugares incríveis como a cidade de Paraty (RJ), sede da feira.

Na programação deste ano, a Flip reunirá autores internacionais como a britânica Bernardine Evaristo (vencedora do Booker Prize 2019), a colombiana Pilar Quintana e o brasileiro Itamar Vieira Junior (ganhador do Prêmio Jabuti deste ano, na categoria romance). Também farão da parte da programação principal Caetano Veloso, escritor, cantor e compositor, e a historiadora e escritora Lilia Schwarcz (também vencedora do Prêmio Jabuti).

A programação completa está disponível no site da Flip. As transmissões também serão disponibilizadas no canal do YouTube.

15º Festival de Cinema Italiano

Os amantes da sétima arte também têm programação especial, disponível até 8/12: a edição online do 15º Festival de Cinema Italiano na plataforma do Belas Artes à La Carte. De clássicos do cinema, como "A Aventura", de Michelangelo Antonioni, a lançamentos que tratam de questões contemporâneas, a programação conta com 24 filmes.

Há duas opções: assistir quantos filmes quiser por R$ 9,90, (os filmes da mostra estarão disponíveis até dia 8/12) e depois cancelar a assinatura (que será cobrada automaticamente) ou acessar a página do festival na plataforma, caso já seja assinante.

Indicamos alguns filmes para facilitar a sua escolha:

"A Verdade Sobre A Doce Vida"

O documentário “A Verdade Sobre A Doce Vida” (2020), de Giuseppe Pedersoli, é baseado nas correspondências originais e inéditas entre o produtor Giuseppe Amato, o distribuidor Angelo Rizzoli e o diretor Federico Fellini, responsáveis pelo clássico “A Doce Vida”.

O documentário “A Verdade Sobre A Doce Vida” (2020) investiga a história por trás desse clássico de Fellini.

"A Grande Beleza" - vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2014

O sucesso “A Grande Beleza”(2013), de Paolo Sorrentino, é vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade e, desde o grande sucesso de seu romance, escrito décadas atrás, vive uma crise criativa.

"A Aventura" de Michelangelo Antonioni

Estrelado por Monica Vitti, e com direção de Antonioni, o clássico "A Aventura", de 1960,  também faz parte da mostra de cinema italiano. No final do verão, um grupo de romanos endinheirados parte em um cruzeiro da Sicília e para em uma desolada ilha no meio do Mediterrâneo. Tudo vai bem até que uma das integrantes do grupo some. O desenrolar da história merece ser visto na telinha.

Live Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença

Domingo, 6/12, o intérprete e compositor pernambucano Alceu Valença se reúne com a Orquestra Ouro Preto para uma live especial, transmitida às 17h30 e 19h, pelo canal do YouTube da Orquestra.

Alceu já trabalhou com a Orquestra anteriormente durante a gravação do disco "Valencianas", disponível no perfil do músico no Spotify.

Não perca esse encontro! Inscreva-se no canal do YouTube da Orquestra Ouro Preto e agenda a live.

Festival Música e Interatividade para a Infância (MINI)

A criançada também terá música nacional de sobra durante a edição virtual do Festival Música e Interatividade para a Infância (MINI), realizado até dia 6/12. A mostra online tem na programação "O Teatro Mágico", Zeca Baleiro, Barbatuques, Palhaça Rubra, Orquestra de Malabares e diversas atrações especiais. 

O cantor e compositor Zeca Baleiro interpretará as músicas dos discos “Zoró (Bichos Esquisitos)” e “Zureta” no domingo, 6/12, às 17h, sempre pelo canal do YouTube do festival. Confira também as apresentações da banda "O Teatro Mágico" com o projeto “Experiência” em formato inédito para crianças; e do coletivo espanhol Pista Catro, que apresenta o divertido show “Orquestra de Malabares”.

Também há vivências interativas, experiências de percussão corporal, musicalização para bebês, contação de histórias, para adultos e outras atividades.

Confira a programação completa no site do Festival MINI. 

*Laís Costa, da assessoria