Colégio de Presidentes dos TREs elege nova liderança nacional
O Coptrel reúne os mandatários das cortes eleitorais de todos os estados do…
Ministra presidente do TST e CSJ falou ao vivo sobre como a Justiça do Trabalho se organizou para continuar desempenhando seu papel durante a pandemia.
A atuação da Justiça do Trabalho durante a crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem sido tema de entrevistas transmitidas ao vivo pelo canal do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no YouTube. Com o título “Mês do Trabalho”, ministros da corte destacam a importância e o comprometimento do judiciário trabalhista ao longo do enfrentamento da pandemia.
Na live mais assistida até o momento, a presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Maria Cristina Peduzzi, explicou como as atividades têm se desenvolvido desde a suspensão do funcionamento presencial, respondeu dúvidas enviadas pelo público e ressaltou a importância da atuação da JT no momento, além das adaptações feitas no modo de trabalho para que a prestação jurisdicional não fosse interrompida.
“Nós enfrentamos a pandemia e evoluímos os nossos atos no sentido de preservar, em primeiro lugar, a segurança e resguardar a saúde, não só dos juízes, dos servidores do Poder Judiciário, mas da própria sociedade, disciplinando o trabalho de forma remota”, destacou.
Peduzzi destacou que, a despeito das dificuldades naturais enfrentadas por todos, a produtividade do ramo tem se mantido comparável ao patamar alcançado antes da pandemia. “Num primeiro momento nós tínhamos um trabalho represado que ocasionou um aumento da produtividade no mês de março, foi um período de adaptação”, disse.
“Nós temos, não sem o apoio do pessoal da informática, com a vontade dos servidores e dos magistrados de continuar o nosso trabalho, obtido êxito. No âmbito do Tribunal Superior do Trabalho, se nós compararmos as estatísticas do mês de abril do ano passado com o mês de abril deste ano, temos uma equivalência com uma redução mínima no número dos processos julgados”, continuou, lembrando que a dinâmica ocorreu de maneira semelhante nos TRTs.
Conciliação e mediação
Já durante a transmissão realizada nesta quarta-feira, 20/5, o vice-presidente do TST e CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, destacou a importância dos instrumentos de conciliação e mediação. Ele detalhou como essas duas ferramentas têm sido aplicadas de maneira especial durante o período de pandemia amparadas pela Recomendação CSJT.GVP 1/2020, que orienta a utilização de plataformas de videoconferência e troca de mensagens.
“A resolução permite, excepcionalmente a mediação pré-processual em primeiro grau. Nesse contexto, acelera a tramitação do pedido das partes, porque ela desburocratiza o seu processamento e simplifica o contato direto das partes com o magistrado, respeitando, evidentemente, o distanciamento social e a saúde de todos os envolvidos”, explicou lembrando que as audiências na Justiça do Trabalho são especialmente importantes na solução dos conflitos quando comparadas a outros ramos do Poder Judiciário.
Antes de pormenorizar o trabalho desenvolvido atualmente, o ministro ainda contextualizou a importância de toda a estrutura e dos procedimentos da Justiça do Trabalho na garantia dos direitos sociais e na pacificação de conflitos. “Nós precisamos lembrar que o tipo de conflito que chega à Justiça do Trabalho é um tipo muito especial, ele envolve a relação de trabalho humano, prestada pessoalmente pelo trabalhador em troca do salário que é a sua fonte de renda, de sustento e de dignidade”, pontuou.
Programação
A última videoconferência do mês será na próxima quarta-feira, 27/5, às 16h, com o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Ele detalhará o funcionamento da Justiça do Trabalho durante o isolamento social, em aspectos como prazos processuais, audiências telepresenciais e demais medidas recomendadas pela Corregedoria-Geral aos TRTs durante a pandemia.
Todas as gravações e transmissões ao vivo, além de outros programas, podem ser vistos no canal do TST no YouTube.
Acessos: 28
Julho é um dos meses mais movimentados do ano para quem vai pegar estrada, embarcar em um voo ou aproveitar alguns dias de descanso. E no meio do planejamento, tem um item que muita gente esquece: o seguro viagem.
Um mal-estar, uma infecção, extravio de bagagem ou até um imprevisto simples podem transformar as férias em dor de cabeça. Por isso, viajar protegido faz toda a diferença.
✈️ A ANAJUSTRA Corretora @anajustracorretora oferece opções de seguro viagem com cobertura nacional e internacional, além de atendimento especializado para ajudar você a escolher a melhor proteção para sua viagem e sua família.
📲 Fale com a equipe pelo WhatsApp: 6133226864
#anajustrafederal #seguroviagem #feriasdejulho
🎖️ Você serviu às Forças Armadas, à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar antes de ingressar no serviço público civil?
A ANAJUSTRA Federal ajuizará uma ação coletiva para garantir que esse período seja considerado no cálculo do Benefício Especial (BE).
O reconhecimento do tempo militar pode gerar:
📈 revisão do benefício;
💵 aumento do valor mensal;
🗓️💰 pagamento de diferenças retroativas.
⚠️ O impacto financeiro varia conforme o histórico funcional de cada servidor.
Não abra mão de um direito que pode impactar toda a sua aposentadoria!!
#ANAJUSTRAFederal #BenefícioEspecial #PrevidênciaComplementar
O Mural de Permuta da ANAJUSTRA Federal aproxima servidores de diferentes regiões do país e facilita conexões para novas possibilidades de lotação.
📌 São mais de 400 oportunidades ativas e mais de 100 novos cadastros realizados só em 2026.
No mural, o associado encontra:
✔️ Busca por cargo, ramo e tipo de movimentação
✔️ Opções de permuta e redistribuição
✔️ Alertas de compatibilidade
👉 Arraste para conferir alguns anúncios disponíveis.
#anajustrafederal #muraldepermutas #pju
Seguimos fortalecendo nossa presença junto aos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral. 💙
De 15 a 17 de junho, a ANAJUSTRA Federal participou do Encontro de Servidores e Servidoras do TRE Bahia – 2ª turma, promovendo o relacionamento institucional e realizando o sorteio de brindes.
Esta foi a segunda participação da entidade no evento. De 9 a 11/6 estivemos no encontro da 1ª turma.
Seu benefício de farmácia ficou ainda melhor 💊
Ampliamos um dos convênios mais usados do Clube de Vantagens.
Agora, associados contam com até 60% OFF em medicamentos na Drogasil e na Raia.
@drogasiloficial @raiaoficial
Mais economia para cuidar da saúde, sempre.
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal
17 de junho, Dia do Servidor Público Aposentado
Quando se aposentou, a Jerusa, do TRT9, achou que finalmente teria tempo para fazer tudo o que havia deixado para depois.
Vieram os cuidados com a saúde, os filmes que estavam na lista há anos, uma viagem inesquecível para Paris… e também uma pergunta que muitos aposentados conhecem bem:
“E agora?”
A resposta ela encontrou aos poucos: em novos projetos, nos estudos, nas viagens, nos encontros com amigos, na convivência com a família e na decisão de continuar vivendo intensamente cada fase da vida.
Neste Dia do Servidor Público Aposentado, compartilhamos a história da Jerusa para homenagear todos aqueles que dedicaram anos ao serviço público e que seguem construindo novos capítulos, sonhos e conquistas.
💙 Feliz Dia do Servidor Público Aposentado!
@jerusoberte
#anajustrafederal #diadoservidorpublicoaposentado