TRT8 realiza primeiro encontro de combate ao stress para servidores

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Promovido pelo programa Trabalho Seguro, o projeto de Combate ao Stress Organizacional iniciou suas atividades no início de outubro, com o primeiro encontro ocorrendo na sala de aula da ECAISS, contando com a participação de servidores das Varas do Trabalho de Belém. Com a temática “Queremos te ouvir”, a ação está sendo coordenada pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT da 8ª Região, tendo a sua Coordenadoria de Saúde à frente. Conduzindo as dinâmicas, além da psicóloga do TRT8, Úrsula Gomes, o projeto conta com a participação do psicanalista e psicólogo do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Bruno Farah, que ministrou a primeira palestra.

Com carga horária de 16 horas, nos encontros do TRT8 os temas abordados estão relacionados ao alinhamento nacional, sendo o primeiro tribunal a tratar o tema com uma atenção tão direcionada ao combate ao stress em suas dependências, com os principais focos sendo desvendar, a partir do diálogo com servidores, as estratégias que os mesmos estão usando para o enfrentamento do stress diário e quais os cuidados com a saúde.

Como referência inicial do trabalho, a dupla de profissionais utiliza os dados já levantados na realização do PCMSO, caso a área já tenha passado por ele. Em caso negativo, ao se inscrever, o participante recebe um breve questionário a ser respondido antes do encontro. Até agora, já foram realizados 05 encontros, e até o final do mês todos os encontros desse projeto piloto serão finalizados, para apresentação dos resultados que nortearão as ações da Administração no sentido de melhoria do ambiente interno e das relações de trabalho.

“O Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Desse modo, o principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos”. No planejamento do programa, a questão dos transtornos mentais gerados por, dentre outras coisa, o stress, está como tema transversal para ser trabalhado até final de 2017.

Na opinião de Bruno Farah, a realização de um trabalho assim tem condições de apoiar as ações das administrações. ‘’Com esses trabalhos voltados diretamente para a área do stress, podemos desarticular possíveis situações assediantes, por isso a importância de realizar um trabalho local com os servidores e entender quais são as fontes do stress, para que assim a organização de Trabalho consiga solucionar os problemas de acordo com as sugestões que os servidores vão passar’’, complementou.

Para Úrsula Gomes, o objetivo do curso é gerar um melhor bem estar físico e psicoemocional, podendo ampliar os ganhos de desempenho e produtividade. ‘’O alto índice de afastamento dos servidores por causa de transtornos mentais é grande, então, já que o TRT8 nos disponibilizou este espaço, vamos desempenhar as atividades do programa de maneira preventiva, para evitar problemas maiores, e continuar preservando a saúde mental dos nossos servidores’’ .

Veja abaixo o calendário de encontros que ocorreram:

2/10 – servidores de Varas de Belém
3/10 –  Secretários de Audiência das Varas do Trabalho de Belém
4/10 – Servidores da área administrativa (sem FC até FC4)
5/10 – Servidores de Abaetetuba
6/10 – Servidores da área administrativa (FC5 e FC6), na sala de aula da ECAISS, 9h às 12h.
16/10 – servidores de Ananindeua, Santa Izabel, Castanhal, no auditório do Fórum de Ananindeua, 13h30 às 16h30.
17/10 – servidores de Macapá (AP)
19/10 – servidores de Marabá
20/10 – servidores de Parauapebas

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
6 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
796 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
535 26