Prazo para tirar o título antes do fechamento do cadastro se encerra em 6 de maio
Data-limite vale para alistamento eleitoral, transferência e atualização de…
Organizar documentos de maneira segura, para que sejam rapidamente localizados, não parece algo tão importante até alguém precisar de um e não encontrá-lo. Além disso, o armazenamento inadequado pode inutilizar permanentemente o documento. Esse planejamento é desejado na vida pessoal, mas é imprescindível nos órgãos públicos. Neste caso, para que não sejam perdidos ou danificados, eles devem, inclusive, ser arquivados seguindo modernos parâmetros da ciência arquivística.
Por essa razão, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) vai promover o curso a distância “Introdução à Gestão de Documentos”, entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro. O objetivo é capacitar servidores para a gestão documental do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).
Segundo o servidor Leonardo Moreira, da coordenadoria de Gestão Documental (CGDOC), o curso também visa à valorização do ensino à distância (EaD). “Um dos valores do CSJT é a inovação e a CGDOC está inovando. Essa é nossa primeira incursão com a ferramenta de EaD. É um recurso maravilhoso, que nos permite ser mais próximos dos TRTs”, afirma.
Além disso, Moreira ressalta que o curso vem suprir uma necessidade antiga. “É necessário, pois, em 2009 e 2015, realizamos diagnósticos nacionais sobre a situação dos arquivos da JT e, a partir desses estudos, identificamos algumas carências dos Tribunais Regionais”.
Durante as 15 horas de aula, os servidores terão a oportunidade de conhecer os órgãos que estabelecem as diretrizes de uso, tramitação e arquivamento de documentos na Justiça do Trabalho, além do panorama da legislação arquivística. Aprenderão ainda sobre a implantação de programas de gestão de documentos e o impacto das funções arquivísticas na administração documental. De acordo com Moreira, o foco será na formação de uma visão geral sobre os métodos e procedimentos que devem ser aplicados no tratamento da documentação jurídica e administrativa. “os participantes vão se atualizar tanto em termos teóricos, quanto práticos. O objetivo é que possam encontrar soluções para desenvolver e melhorar o trabalho que executam”, enfatiza.
O servidor conclui lembrando que a presidência do CSJT tem dado total apoio à descentralização de recursos financeiros por meio do Programa de Modernização de Arquivos. O curso só vem para enriquecer ainda mais esse processo. “O que tentamos agora com o EaD é avançar em outra frente, a do compartilhamento de conhecimento, que é uma das nossas mais importantes atribuições”, finaliza.
Os servidores da unidade de gestão documental interessados no treinamento poderão solicitar a inscrição através do e-mail ead@csjt.jus.br.
Acessos: 8
A ANAJUSTRA Federal marcou presença na abertura do evento “Formação em Liderança Feminina”, realizado na JFPE – Tribunal Regional Federal da 5ª Região, entre os dias 27 e 29 de abril.
As participantes foram recebidas com agendas e calendários da entidade, em um gesto de acolhimento e incentivo à organização e ao desenvolvimento profissional.
Seguimos apoiando iniciativas que fortalecem a atuação feminina e contribuem para a construção de ambientes mais preparados, diversos e inspiradores no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #liderancafeminina #judiciariofederal
Quer saber quanto o novo AQ pode impactar no seu salário?
Você pode calcular de forma simples e rápida no nosso simulador!
Basta acessar a plataforma e:
✔️ Informar seus dados
✔️ Escolher seu cargo
✔️ Incluir a parcela do reajuste de 2026
✔️ Incluir o AQ e demais gratificações
Você vê na hora uma estimativa da sua remuneração com o acréscimo do AQ.
Comente “simulador” e receba o link para calcular.
#anajustrafederal #novoaq
Sexto sorteio realizado ✔️
Seguimos com a campanha de prêmios para associados da ANAJUSTRA Federal que já baixaram e fizeram login no aplicativo.
E ainda dá tempo de participar: os sorteios seguem até o dia 25 de maio, com novas chances a cada semana.
Para quem ainda não conhece, o app reúne, em um só lugar, serviços e benefícios importantes do seu dia a dia:
convênios próximos por geolocalização, adesão a ações judiciais, consulta de seguros com acompanhamento de apólices e vencimentos, acesso a consignados e oportunidades de portabilidade, além de metas e selos que valorizam sua experiência como associado.
Se ainda não acessou, vale conhecer.
#anajustrafederal #sorteiodeprêmios #appanajustrafederal
A ANAJUSTRA Federal esteve ao lado dos novos servidores do TRE-SC em um momento especial de início de jornada.
Após a posse, realizada em 13/04, a ambientação aconteceu entre os dias 15 e 17/04, reunindo integração, acolhimento e novos começos. Durante esse período, a entidade marcou presença com a entrega de brindes, agendas e calendários, reforçando o cuidado com quem chega.
#anajustrafederal #tresc
O perfil do servidor está mudando!
Em uma entrevista publicada no nosso site, a reitora do IESLA @iesla.oficial explica quais competências serão essenciais nos próximos anos e por que o pensamento crítico, a análise de dados e a visão sistêmica se tornaram indispensáveis.
🎯 Mais do que acompanhar mudanças, o desafio agora é liderá-las.
👉 Você está preparado para esse novo cenário? Descubra lendo a entrevista completa no nosso site!
Aproveite e acesse http://anajustrabeneficios.com.br para conferir nosso convênio com o IESLA!
#anajustrafederal #iesla
O novo AQ já é realidade, mas você já escolheu seu curso? 🎯
Com as novas regras do benefício, investir em qualificação deixou de ser só um diferencial e passou a ser uma estratégia para crescer na carreira e aumentar sua remuneração.
E a boa notícia para os associados é que ficou mais fácil começar 👇
📚 São mais de 100 novas opções de cursos em 12 novos convênios
💸 Mensalidades com até 77% de desconto
🎓 Cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado
Tudo isso por meio de convênios pensados para o servidor do Judiciário Federal.
👉 Arraste para conhecer as novas parcerias e encontre o curso ideal para você na página oficial do novo AQ. É só comentar “Novo AQ” para receber o link.
#anajustrafederal #novoaq