CSJT promove curso a distância sobre gestão de documentos

Organizar documentos de maneira segura, para que sejam rapidamente localizados, não parece algo tão importante até alguém precisar de um e não encontrá-lo. Além disso, o armazenamento inadequado pode inutilizar permanentemente o documento. Esse planejamento é desejado na vida pessoal, mas é imprescindível nos órgãos públicos. Neste caso, para que não sejam perdidos ou danificados, eles devem, inclusive, ser arquivados seguindo modernos parâmetros da ciência arquivística. 

Por essa razão, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) vai promover o curso a distância “Introdução à Gestão de Documentos”, entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro. O objetivo é capacitar servidores para a gestão documental do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). 

Segundo o servidor Leonardo Moreira, da coordenadoria de Gestão Documental (CGDOC), o curso também visa à valorização do ensino à distância (EaD). “Um dos valores do CSJT é a inovação e a CGDOC está inovando. Essa é nossa primeira incursão com a ferramenta de EaD. É um recurso maravilhoso, que nos permite ser mais próximos dos TRTs”, afirma. 

Além disso, Moreira ressalta que o curso vem suprir uma necessidade antiga. “É necessário, pois, em 2009 e 2015, realizamos diagnósticos nacionais sobre a situação dos arquivos da JT e, a partir desses estudos, identificamos algumas carências dos Tribunais Regionais”. 

Durante as 15 horas de aula, os servidores terão a oportunidade de conhecer os órgãos que estabelecem as diretrizes de uso, tramitação e arquivamento de documentos na Justiça do Trabalho, além do panorama da legislação arquivística. Aprenderão ainda sobre a implantação de programas de gestão de documentos e o impacto das funções arquivísticas na administração documental. De acordo com Moreira, o foco será na formação de uma visão geral sobre os métodos e procedimentos que devem ser aplicados no tratamento da documentação jurídica e administrativa. “os participantes vão se atualizar tanto em termos teóricos, quanto práticos. O objetivo é que possam encontrar soluções para desenvolver e melhorar o trabalho que executam”, enfatiza.

O servidor conclui lembrando que a presidência do CSJT tem dado total apoio à descentralização de recursos financeiros por meio do Programa de Modernização de Arquivos. O curso só vem para enriquecer ainda mais esse processo. “O que tentamos agora com o EaD é avançar em outra frente, a do compartilhamento de conhecimento, que é uma das nossas mais importantes atribuições”, finaliza. 

Os servidores da unidade de gestão documental interessados no treinamento poderão solicitar a inscrição através do e-mail ead@csjt.jus.br. 

Acessos: 8

Sexto sorteio realizado ✔️

Seguimos com a campanha de prêmios para associados da ANAJUSTRA Federal que já baixaram e fizeram login no aplicativo.

E ainda dá tempo de participar: os sorteios seguem até o dia 25 de maio, com novas chances a cada semana.

Para quem ainda não conhece, o app reúne, em um só lugar, serviços e benefícios importantes do seu dia a dia:
convênios próximos por geolocalização, adesão a ações judiciais, consulta de seguros com acompanhamento de apólices e vencimentos, acesso a consignados e oportunidades de portabilidade, além de metas e selos que valorizam sua experiência como associado.

Se ainda não acessou, vale conhecer. 

#anajustrafederal #sorteiodeprêmios #appanajustrafederal
34 3
A ANAJUSTRA Federal esteve ao lado dos novos servidores do TRE-SC em um momento especial de início de jornada.

Após a posse, realizada em 13/04, a ambientação aconteceu entre os dias 15 e 17/04, reunindo integração, acolhimento e novos começos. Durante esse período, a entidade marcou presença com a entrega de brindes, agendas e calendários, reforçando o cuidado com quem chega.

 #anajustrafederal #tresc
28 0