Chat-JT ganha recursos de edição de resposta e configuração de raciocínio
A versão 1.3 já está disponível e incorpora funcionalidades voltadas à…
A Coordenadoria de Gestão Documental do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu nesta quinta-feira, 10/11, mesa redonda sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), da Justiça do Trabalho como parte da programação da Semana da Memória. O evento discutiu a proposta de customização do PJe com fundamento no Modelo de Requisitos para Sistema Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário (MoReq-Jus) relativas à Gestão Documental.
Compuseram a mesa o coordenador nacional do PJe na Justiça do Trabalho, juiz Fabiano Coelho de Souza, o arquivista do CSJT, Leonardo Neves Moreira, o coordenador de implantação do PJe-JT em Santa Catarina, Flávio Kretzer, a secretária-geral do CSJT, Marcia Lovane Sott e o coordenador de Gestão Documental do CSJT, Luiz Fernando Duarte de Almeida. O contexto da mesa redonda foi a Cadeia de Custódia, processo de documentar a história cronológica da evidência.
O juiz Fabiano Coelho de Souza abriu os trabalhos expondo as iniciativas da atual Coordenação Nacional do PJe, inclusive no âmbito do CNJ, para garantir a adequação do sistema aos requisitos de gestão documental e preservação da memória da Justiça do Trabalho. Já o Dr. Flávio Kretzer recordou a implantação pioneira do PJe na Vara do Trabalho de Navegantes-SC, que completará cinco anos em dezembro, e discorreu sobre as alterações necessárias no PJe para preparar o sistema para a eliminação de autos findos e tratamento das informações processuais. Em sua falar, o Dr. Leonardo expôs sua experiência acadêmica envolvendo a gestão documental em processos eletrônicos e discorreu sobre a importância da matéria para o PJe. Em seguida, houve debate com o público presente.
O coordenador de Gestão Documental do CSJT, Luiz Fernando Duarte de Almeida destacou a importância do debate para solucionar a questão dos processos e da memória institucional, no que diz respeito à gestão documental no âmbito do Pje. “Depois dessa palestra, o PJe na Justiça do Trabalho vai seguramente ter meios de manter a documentação e, com certeza, evitar que no futuro não tenhamos memória”, afirmou. Para ele, por mais que a tecnologia traga celeridade, a preservação é necessária e deve ser tratada com muito cuidado. “O que está em jogo é a cultura da Justiça do Trabalho”, concluiu.
Marcia Sott lembrou que a Justiça do Trabalho é vanguardista e pioneira na sentença proferida de modo eletrônico, e que ainda há muito para evoluir. Para ela, apesar da limitação orçamentária que a Justiça do Trabalho está enfrentando, com uma boa gestão foi possível obter grande produtividade. “O PJe tem se apresentado de forma ímpar para atingir um objetivo comum”, acrescentou a secretária-geral do CSJT.
Acessos: 0
🔎 Informação clara faz toda a diferença.
A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.
Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙
📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.
#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora
A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO).
A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.
É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.
📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março
A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.
#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.
Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.
🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.
📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal
🌿📖 A poesia também pode ser um ato de cuidado com o planeta!!
O Blog Espaço Cultural destaca o lançamento do livro S.O.S. Bichos Brasil, assinado pelos servidores do TRT da 7ª Região Frederico Brito e Thais Evangelista, com ilustrações de Luci Sacaleira.
Figura carimbada por aqui, o casal retorna ao Espaço Cultural com uma obra sensível e necessária, que dialoga com leitores de todas as idades. Mais do que um livro infantil, S.O.S. Bichos Brasil é um verdadeiro chamado à consciência ambiental.
Por meio de poemas delicados e acessíveis, o livro apresenta a realidade de animais brasileiros ameaçados de extinção e convida o leitor a refletir sobre a urgência da preservação da fauna e dos ecossistemas. 🐆🦜🌳
✨ Uma leitura que propõe não apenas informação, mas empatia, cuidado e responsabilidade coletiva pelo futuro do planeta.
📚 O livro já está disponível no site da Editora Cepe. Busque para comprar!
#anajustrafederal #espacocultural #trt7
Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑
Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔
Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer.
Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎
E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.
#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️
A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).
📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.
O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.
✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)
https://forms.office.com/r/AKGLcremD9
📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade
#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal