CSJT promove mesa redonda sobre o PJe na Semana da Memória

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Coordenadoria de Gestão Documental do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu nesta quinta-feira, 10/11, mesa redonda sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), da Justiça do Trabalho como parte da programação da Semana da Memória. O evento discutiu a proposta de customização do PJe com fundamento no Modelo de Requisitos para Sistema Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário (MoReq-Jus) relativas à Gestão Documental.

Compuseram a mesa o coordenador nacional do PJe na Justiça do Trabalho, juiz Fabiano Coelho de Souza, o arquivista do CSJT, Leonardo Neves Moreira, o coordenador de implantação do PJe-JT em Santa Catarina, Flávio Kretzer, a secretária-geral do CSJT, Marcia Lovane Sott e o coordenador de Gestão Documental do CSJT, Luiz Fernando Duarte de Almeida. O contexto da mesa redonda foi a Cadeia de Custódia, processo de documentar a história cronológica da evidência.

O juiz Fabiano Coelho de Souza abriu os trabalhos expondo as iniciativas da atual Coordenação Nacional do PJe, inclusive no âmbito do CNJ, para garantir a adequação do sistema aos requisitos de gestão documental e preservação da memória da Justiça do Trabalho. Já o Dr. Flávio Kretzer recordou a implantação pioneira do PJe na Vara do Trabalho de Navegantes-SC, que completará cinco anos em dezembro, e discorreu sobre as alterações necessárias no PJe para preparar o sistema para a eliminação de autos findos e tratamento das informações processuais. Em sua falar, o Dr. Leonardo expôs sua experiência acadêmica envolvendo a gestão documental em processos eletrônicos e discorreu sobre a importância da matéria para o PJe. Em seguida, houve debate com o público presente. 

O coordenador de Gestão Documental do CSJT, Luiz Fernando Duarte de Almeida destacou a importância do debate para solucionar a questão dos processos e da memória institucional, no que diz respeito à gestão documental no âmbito do Pje. “Depois dessa palestra, o PJe na Justiça do Trabalho vai seguramente ter meios de manter a documentação e, com certeza, evitar que no futuro não tenhamos memória”, afirmou. Para ele, por mais que a tecnologia traga celeridade, a preservação é necessária e deve ser tratada com muito cuidado. “O que está em jogo é a cultura da Justiça do Trabalho”, concluiu. 

Marcia Sott lembrou que a Justiça do Trabalho é vanguardista e pioneira na sentença proferida de modo eletrônico, e que ainda há muito para evoluir. Para ela, apesar da limitação orçamentária que a Justiça do Trabalho está enfrentando, com uma boa gestão foi possível obter grande produtividade. “O PJe tem se apresentado de forma ímpar para atingir um objetivo comum”, acrescentou a secretária-geral do CSJT. 

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
6 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
798 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
537 26