PEC que inclui TST entre órgãos do Judiciário é aprovada em comissão

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 22, o parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/2015, que explicita o Tribunal Superior do Trabalho como órgão do Poder Judiciário, altera os requisitos para o provimento dos cargos de ministro e modifica a sua competência. Estiveram presentes à leitura do parecer o vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, no exercício da Presidência, e o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Brito Pereira. A PEC agora segue para votação no Plenário da Câmara.

Em seu parecer favorável a aprovação, a relatora, deputada Soraya Santos (PMDB/RJ), destacou a importância de se colocar o TST na correta posição constitucional, corrigindo um lapso histórico do constituinte de 1988. “Deve-se fazer justiça à nobreza das funções desempenhadas pelo TST”, afirmou, conferindo-lhe os instrumentos necessários à preservação do ordenamento jurídico e da jurisprudência trabalhista.

Para a deputada, o TST, assim como Superior Tribunal de Justiça (STJ), se assemelham no papel de uniformizadores da jurisprudência relativa à legislação infraconstitucional, sendo seus últimos intépretes. O parecer destaca ainda que as exigências de notório saber jurídico e reputação ilibada para seus ministros garantem a manutenção do nível e status intelectual e ético dos membros do TST.

O ministro Ives Gandra Filho destacou o dinamismo e a sensibilidade da relatora para que a PEC 11 fosse aprovada com tanta rapidez. Da mesma forma louvou o esforço do ministro Barros Levenhagen, presidente do TST, pelas inúmeras visitas a deputados da comissão em busca da celeridade na aprovação da PEC.

O ministro enfatizou que a proposta aprovada é de fundamental importância ao reconhecer a “Reclamação de Competência”, instrumento para a preservação da competência e da jurisprudência do TST. Ele lembrou que tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto o STJ já possuem este instrumento, fundamental para o cidadão por democratizar o acesso às decisões dos tribunais superiores. O dispositivo estabelece que o TST pode fazer valer a sua decisão caso outras instâncias decidam de forma diferente da sua.

O ministro Brito Pereira destacou o trabalho árduo do ministro Levenhagen na aprovação da PEC e lamentou sua ausência na sessão devido à viagem institucional. O corregedor-geral assinalou que a aprovação corrige um erro histórico que deixou o TST ausente do rol de órgãos que compõem o Poder Judiciário e ressaltou sua importância como corte uniformizadora de jurisprudência.

Também para Brito Pereira o instrumento da reclamação é bem vindo, pois “dará segurança jurídica à jurisprudência e à competência do TST”. E destacou, ao final, que a deputada Soraya lembrou com muita propriedade das comemorações do centésimo ano de nascimento do ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, primeiro presidente do TST, que se aposentou em maio de 1966 e faleceu em fevereiro de 2002, aos 86 anos.

Estiveram presentes à sessão os deputados Átila Lins (PSD/AM), Carmem Zanotto (PPS/SC), Valtenir Pereira (PROS/MT), Mauro Pereira (PMDB/RS) e o presidente da comissão, Marcos Rogério (PDT/RO). Compareceram ainda os presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª Região (RJ), desembargadora Silvia Devonald, da 5ª Região (BA), desembargador Valtércio de Oliveira, e da 15ª Região (Campinas/SP), Lourival Ferreira dos Santos.

Acessos: 14

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju