A Vara do Trabalho mais feminina do TRT-SC

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A equipe da 4ª Vara do Trabalho de Joinville é um dos exemplos de dedicação e alcance da mulher no mercado de trabalho. Com 23 anos de fundação, a 4ª VT de Joinville é feminina na quase totalidade dos servidores. São 10 servidoras, duas estagiárias e um único homem na secretaria. “Foi uma grande coincidência termos um número maior de mulheres que homens”, comenta a diretora, Karime Hevia, que além de administrar a secretaria, cuida dos estudos da filha de cinco anos e mantém uma vida saudável.

Para ela o bom funcionamento das relações de trabalho independe de gênero, basta saber administrar a profissão. “As pessoas costumam pensar que ter muitas mulheres trabalhando juntas é sinal de desentendimento, mas pode ser o contrário. Aqui nossa relação é bem tranquila, buscamos respeitar umas às outras e trabalhar de forma colaborativa”, observa.

A servidora Soraya Mosimann Cubas, técnico judiciário há 25 anos no Tribunal e lotada desde 2009 na 4ª VT de Joinville, sempre dividiu o trabalho com inúmeros colegas homens e até mesmo com o seu esposo, diretor de secretaria da 2ª VT joinvillense. Na vida privada, Soraya também vivencia esse universo masculino, já que é mãe de três filhos e avó de dois netos. Foi uma novidade ter colegas mulheres em tão grande número na VT. “Fui surpreendida por essas mulheres de diversas idades e personalidades, em fases distintas na profissão e na vida”.

Falta pouco tempo para se aposentar, mas sua expectativa é “continuar compondo um grupo com tantas mulheres maravilhosas, apresentando resultados com competência e sendo absolutamente feminina”, completa.

Em homenagem às mulheres que admira no ambiente de trabalho, Soraya deixa um recado:

“Todas atuantes, criteriosas e qualificadas para o cumprimento de suas funções diárias no ambiente de trabalho e na famosa dupla jornada. Ao mesmo tempo sabem demonstrar o bom humor dos dez anos e o viço dos 15 anos de idade. São conhecedoras do segredo de mudar por fora com o passar dos anos, cultuando a espontaneidade que se despe de preconceitos e intolerâncias, mantendo a serenidade e trabalhando incansavelmente, entretanto acompanhadas de uma alma íntegra e que se diverte.”

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatafter an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicshow to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterhow to cheat on my husband read cheaters

Acessos: 3

🌿📖 A poesia também pode ser um ato de cuidado com o planeta!!

O Blog Espaço Cultural destaca o lançamento do livro S.O.S. Bichos Brasil, assinado pelos servidores do TRT da 7ª Região Frederico Brito e Thais Evangelista, com ilustrações de Luci Sacaleira.

Figura carimbada por aqui, o casal retorna ao Espaço Cultural com uma obra sensível e necessária, que dialoga com leitores de todas as idades. Mais do que um livro infantil, S.O.S. Bichos Brasil é um verdadeiro chamado à consciência ambiental.

Por meio de poemas delicados e acessíveis, o livro apresenta a realidade de animais brasileiros ameaçados de extinção e convida o leitor a refletir sobre a urgência da preservação da fauna e dos ecossistemas. 🐆🦜🌳

✨ Uma leitura que propõe não apenas informação, mas empatia, cuidado e responsabilidade coletiva pelo futuro do planeta.

📚 O livro já está disponível no site da Editora Cepe. Busque para comprar!

#anajustrafederal #espacocultural #trt7
6 1
Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
22 6
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️

A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).

📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.

O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.

✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)

https://forms.office.com/r/AKGLcremD9

📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade

#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal
23 2
🎓✨ NOVO CONVÊNIO NA ÁREA!

Tem novidade boa para quem quer se qualificar sem complicação — e ainda garantir o Adicional de Qualificação (AQ) 👀💰

A ANAJUSTRA Federal fechou novo convênio com o Instituto iiEP, com cursos de mestrado e doutorado, modalidade híbrida, duração de 12 a 15 meses e o melhor:

👉 10% de desconto nas mensalidades para associados.
📚 Áreas estratégicas, alinhadas ao Judiciário
⏱️ Formações que cabem na rotina
📈 Qualificação que pode refletir direto na remuneração

Se a ideia é estudar, crescer na carreira e transformar conhecimento em benefício, essa é mais uma ótima opção 💡

👉 Acesse o Clube de Benefícios, faça seu login e confira.
👉 Dá também para ver todas as opções na página especial do Novo AQ.

Comente “Novo AQ” no post e te enviaremos o link da página! 

#anajustrafederal #novoaq #servidorpúblicofederal
21 26
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
58 6
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 101