TRT5 participa do Dia D que oferece mais de 500 vagas de emprego para pessoas com deficiência

Um dia dedicado à inserção da pessoa com deficiência (PCD) e de reabilitados no mercado de trabalho, com oferta de vagas específicas no Sistema Sine, acontece nessa quinta-feira (29) em vários estados. O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) participa da iniciativa idealizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e o Dia D baiano acontecerá das 8h às 17h, na unidade central do SineBahia, na Av. ACM – Iguatemi. Lá, pessoas com deficiência e reabilitados poderão conhecer as vagas de trabalho disponíveis e ser encaminhados para a seleção.

Na Bahia, é a segunda edição do Dia D, sendo que a primeira aconteceu em outubro de 2013, servindo como projeto-piloto da ação nacional.  Neste ano, o Dia D vai reunir, no SineBahia, 54 empresas que vão disponibilizar mais de 500 vagas aos trabalhadores com deficiência. Neste mesmo dia e local, uma equipe de psicólogos do SineBahia vai auxiliar na primeira seleção desses trabalhadores.

No ano passado, a primeira edição do Dia D disponibilizou 580 vagas. Foram atendidas 642 pessoas, e feitos 828 encaminhamentos, já que o mesmo candidato pode ser indicado para mais de uma vaga. No total, 275 foram colocados no mercado de trabalho.
 
São instituições parceiras na realização do evento o Ministério Público do Trabalho (MPT); as secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDCH); a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRTE-BA); a Agenda Bahia do Trabalho Decente, fórum integrado pelo TRT-BA; o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), além do Governo Federal, por meio dos ministérios das Cidades; Previdência Social e da Secretaria de Direitos Humanos.

ESTATÍSTICAS – De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia tem 3,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, de um total de 14 milhões da habitantes. No Brasil, dos mais de 190 milhões de brasileiros, 45 milhões têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24%. De acordo com os dados da Relação Anual de Informações Sociais – Rais 2012, 330 mil pessoas com deficiência estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,7% do total de vínculos empregatícios.

Instituída em 1991, a Lei nº 8.213, de contratação de pessoas com deficiência nas empresas, dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências sobre a contratação de portadores de necessidades especiais. Ela estabelece em seu artigo 93 que a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:

de 100 a 200 funcionários…………….2%
de 201 a 500 funcionários…………….3%
de 501 a 1000 funcionários…………..4%
de 1001 funcionários em diante ……5%

abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to cheat on husband sledaddicts.com catching a cheaterwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husbandwife wants to cheat robertsuk.com why do i want my wife to cheat on mewhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated

Acessos: 57

O associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do TRT5, Valdeck Almeida de Jesus, acaba de lançar @Garrafas_aos_mares, uma coletânea de poesias que transforma versos breves em grandes reflexões.

Com poemas sobre memória, amor, saudade, meio ambiente e questões sociais e políticas, a obra combina humor, ironia e sensibilidade para falar sobre temas que atravessam o nosso cotidiano. 🌊📖

Escritor e jornalista, Valdeck já participou de duas edições da Live Sarau da ANAJUSTRA Federal, iniciativa que abre espaço para associados compartilharem seus talentos e diferentes expressões artísticas e culturais.

💙 A ANAJUSTRA Federal celebra e apoia os talentos que também fazem parte da nossa comunidade.

👉 Quer conhecer mais sobre o livro e a trajetória de Valdeck? Confira a matéria completa no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#ANAJUSTRAFederal #EspaçoCultural
2 0
Quem olha a cena vê uma rotina comum. Quem é associado da ANAJUSTRA Federal vê benefícios por todos os lados. 👀💙

No tênis da Netshoes, na camisa da The North Face, nas compras da Drogasil e nos produtos de O Boticário: tem desconto onde você talvez nem tenha percebido.

Acesse o Clube de Vantagens ou o app da ANAJUSTRA Federal e aproveite!

@netshoes 
@thenorthfacebr 
@oboticario 
@drogasiloficial 

#anajustrafederal #clubedevantagens #benefícios
7 0
Aos 60 anos, ainda dá tempo de planejar a aposentadoria?

Para o professor e doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo, a resposta passa por uma palavra cada vez mais importante: longevidade.

Aos 60, ainda podemos ter 20, 30 anos ou mais pela frente. E isso muda a forma como devemos pensar a aposentadoria.

Quero continuar trabalhando? Acumulei o suficiente para parar? Como quero viver os próximos anos? O que vou fazer com o meu tempo e com os recursos que acumulei ao longo da vida?

Neste trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”, Jurandir propõe uma reflexão sobre essas escolhas e mostra por que planejar a aposentadoria não é apenas pensar no quanto você vai receber, mas no futuro que quer construir.

Dê o play e confira a reflexão!

#ANAJUSTRAFederal #Aposentadoria #live #EducaçãoFinanceira #Funprespjud
30 1
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Em setembro, conhecemos a homenagem compartilhada por Filipe Sampaio Canito, do TRT7, ao amigo Fellyppe Carlos Santos de Lima.

A fotografia, que reúne pessoas queridas ao redor de Fellyppe, representa uma amizade que começou no trabalho e permanece eternizada no coração de todos que conviveram com ele.

Uma história de afeto e saudade que mostra como algumas amizades permanecem conosco, onde quer que estejamos.
9 0