Judicialização contra o Poder Público concentra 90% dos casos em 11 temas
O maior volume está nas ações previdenciárias, que representam quase metade…
Com o tema “Direitos Humanos e Sustentabilidade”, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) deu início, na manhã da última sexta-feira, 21, ao VI Curso de Formação de Multiplicadores, destinado à capacitação de professores. A palestra de abertura foi apresentada pelo gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da empresa ArcelorMittal Tubarão, Sidemberg da Silva Rodrigues, membro da Academia Brasileira de Direitos Humanos.
O palestrante falou sobre a importância da escola na formação dos cidadãos e citou uma experiência pessoal. “Tive uma professora que resolveu trocar a sala de aula por uma área ao ar livre. O contato com a natureza despertou nos alunos a sensibilidade para a poesia”, contou Sidemberg, que também é poeta e já lançou um livro em parceria com a desembargadora aposentada do TRT-ES, Maria Francisca Lacerda, supervisora regional do TJC.
Na abertura do evento, estiveram presentes a vice-presidente do TRT-ES, desembargadora Ana Paula Tauceda Branco; o presidente da Amatra 17, juiz Adib Pereira Netto Salim; a procuradora do Ministério Público do Trabalho Renata Ventorim Vago, e parte da equipe do TJC no Espírito Santo: a desembargadora Maria Francisca Lacerda e as juízas Suzane Schulz Ribeiro e Silvana do Egito Balbi. Entre os alunos, mais de 50 profissionais de Educação de três escolas municipais da Grande Vitória. Neste ano, também participam do programa alunos da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), que atuarão numa escola da capital.
Após a palestra, os professores assistiram à primeira aula do dia, com o juiz do Trabalho Cássio Ariel Moro, gestor regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. No curso, também foram abordados os seguintes temas: Direitos da Criança e do Adolescente, Órgãos do Judiciário e Meios de Acesso à Justiça, Trabalho Infantil e Trabalho Escravo.
Realização de oficinas
O VI Curso de Formação de Multiplicadores teve uma novidade: pela primeira vez, os professores participaram de oficinas. As dinâmicas foram realizadas no sábado (22/3) e tiveram como temas: “Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho”, “Direitos e Deveres do Trabalhador” e “Trabalho Infantil”. As oficinas foram coordenadas pela pedagoga Jeanine Lacerda Benevides, com orientação dos magistrados Silvana Balbi, Luis Eduardo Fontenelle, Suzane Schulz, Adib Salim e Maria Francisca Lacerda.
O próximo passo do TJC será a visita às escolas, para sensibilização dos alunos e entrega do material didático.
TJC – Quarto ano no Estado
Lançado no Espírito Santo em 2011, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e visa conscientizar os cidadãos sobre seus direitos e deveres e aproximar o Judiciário da sociedade. O projeto é desenvolvido pela Amatra 17 e conta com o apoio do TRT-ES e MPT-ES.
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomahow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahomawife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheati want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spousewhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
Acessos: 35
O aplicativo da ANAJUSTRA Federal reúne os principais serviços da entidade em um só lugar.
Com ele, você pode:
✔️ acompanhar ações judiciais;
✔️ consultar e avaliar convênios;
✔️ acessar seguros e apólices;
✔️ explorar benefícios exclusivos;
✔️ atualizar seus dados cadastrais;
✔️ receber notificações importantes.
E tem mais: até 2 de agosto, quem cumprir as metas da campanha no aplicativo ainda concorre ao sorteio de três kits exclusivos.
Se você ainda não baixou o app, este é o momento ideal para começar.
#appanajustrafederal #anajustrafederal
⚖️ O mês de junho trouxe importantes avanços para ações coletivas da ANAJUSTRA Federal.
Entre os destaques estão a vitória no TRF1 na ação da GAE + VPNI, a sentença favorável sobre o IR no Benefício Especial e a retomada do julgamento dos Quintos no STF.
Arraste para conferir os principais andamentos e o que eles significam para os associados. 📲
#ANAJUSTRAFederal #BoletimJurídico #JudiciárioFederal #ServidorPúblico #DireitosDosServidores
🧘♀️ “Cuidar de mim não é um luxo, mas uma necessidade.”
Foi esse o aprendizado que a yoga trouxe para Thaís França Marques, do TRT da 3ª Região.
A prática ensinou a viver o momento presente com mais foco, clareza e serenidade — benefícios que também se refletem no trabalho, na vida pessoal e na forma de lidar com os desafios do dia a dia.
E a ciência reforça essa percepção. Estudos mostram que a yoga pode reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a concentração, favorecer o sono e promover mais equilíbrio emocional e qualidade de vida.
Porque, às vezes, alguns minutos de pausa, respiração e presença podem fazer toda a diferença.
🧘♀️🏃♀️🚴♂️💃🏊♀️
Se uma atividade física também transformou a sua rotina, participe da campanha Servidores em Movimento e conte a sua história no Calendário ANAJUSTRA Federal 2027.
📅 As participações seguem abertas até 7 de agosto, às 16h.
Comente “2027” e receba o link para participar!!
#calendario2027 #calendarioanajustrafederal #servidoresemmovimento
Você sabia que os benefícios da ANAJUSTRA Federal podem ser compartilhados com a sua família?
Ao cadastrar seus Dependentes VIP, seus dependentes legais passam a ter acesso próprio e independente a diversos serviços da entidade, como:
✔️ Clube de Vantagens;
✔️ seguros;
✔️ consultoria financeira;
✔️ classificados.
O cadastro é simples. Acesse a área restrita do site com seu CPF e senha, vá em Minha Conta > Meus Dependentes, informe os dados dos seus filhos, cônjuge e netos e finalize o cadastro.
Depois disso, cada dependente receberá um e-mail com as orientações para criar seu próprio acesso.
Aproveite esse benefício e estenda as vantagens da ANAJUSTRA Federal para quem faz parte da sua história.
#anajustrafederal #servidoresdojudiciariofederal #dependentevip
⚖️ Você completou os requisitos para aposentadoria pelas regras anteriores à Reforma da Previdência, decidiu continuar trabalhando e teve o Abono de Permanência negado?
A ANAJUSTRA Federal entende que essa negativa é inconstitucional e vai ao Judiciário para defender os direitos dos associados.
O Abono de Permanência corresponde ao valor da contribuição previdenciária paga pelo servidor que já poderia se aposentar, mas opta por permanecer em atividade.
💰 Na prática, é como se a contribuição previdenciária deixasse de ser descontada todos os meses.
Além do pagamento mensal do benefício, a ação busca:
✅ o pagamento dos valores retroativos dos últimos cinco anos;
✅ correção monetária e juros pela SELIC;
✅ a continuidade do pagamento até a aposentadoria efetiva.
📌 A ação é destinada aos associados que cumpriram — ou irão cumprir — os requisitos para aposentadoria pelas regras preservadas pela EC 103/2019 e permaneceram em atividade.
⏳ Atenção: a adesão à ação coletiva pode ser feita até 31 /8 na área do associado, no site, ou no aplicativo da entidade.
Garanta a proteção dos seus direitos e faça sua adesão.
#acoesanajustrafederal #aposentadoria #abonodepermanencia #ec103/19
A Reforma da Previdência mudou regras importantes sobre aposentadoria, pensão por morte e incapacidade permanente. Você sabe como isso pode impactar a sua renda e a proteção financeira da sua família?
No dia 6/8, a ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud promovem uma live especial para esclarecer essas dúvidas e mostrar como se preparar para o futuro com mais segurança.
Vamos falar sobre: as novas regras para aposentadoria e pensão; os impactos da Reforma da Previdência na renda dos servidores; formas de proteger o patrimônio e a renda da família; ✔ ️a importância do planejamento financeiro e previdenciário.
Participam da conversa:
Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud e
Jurandir Sell Macedo, doutor em Finanças Comportamentais e professor.
Dia 6/8 (quinta-feira)
Às 19h
No YouTube e Instagram da ANAJUSTRA Federal
👇 Comente “live” e enviaremos o link para você ativar o lembrete no YouTube.
#anajustrafederal #funprespjud #reformadaprevidencia #aposentadoria #pensaopormorte