Direito completa 100 anos, mas ainda é descumprido
Assista reportagem especial do TST.
Começou nesta quarta-feira (27) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) o 3º Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário. Até sexta (29), mais de 400 congressistas – entre magistrados, servidores do Judiciário e do Senado Federal e acadêmicos – vão discutir ideias e contribuições que ajudem a efetivar boas práticas de gestão e de difusão dos documentos que compõem os mais variados arquivos da Justiça brasileira.
O ministro Humberto Martins, diretor da Ouvidoria do STJ, fez a abertura do evento com a palestra “O acesso à informação, gestão de documentos, gestão do conhecimento e preservação da memória”.
Martins fez uma defesa veemente da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11) “Precisamos valorizar e fortalecer a LAI como instrumento de consolidação da democracia participativa”, afirmou.
O ministro defende a participação da sociedade na gestão pública por meio da fiscalização, o que só poder ser feito com acesso amplo a informações oficiais. Atender a essa demanda, segundo ele, é um dos papéis da ouvidoria. Para prestar um serviço eficiente, rápido, preciso e verdadeiro, é fundamental a boa gestão documental nos órgãos públicos, que é o que se busca aprimorar cada vez mais nesses congressos.
Histórico
A primeira edição do congresso foi realizada em 2001, sob a responsabilidade do Supremo Tribunal Federal (STF). A preocupação na época era a melhoria dos procedimentos de guarda e conservação dos documentos ante a inexistência de instrumentos básicos de gestão de documentos arquivísticos – plano de classificação e tabela de temporalidade.
A segunda edição foi realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2012. O foco das discussões foi a qualificação e a integração dos gestores da informação frente ao surgimento de novas tecnologias, que impactam diretamente nos procedimentos de gestão e preservação dos documentos, bem como a construção e difusão da memória institucional.
A terceira edição, organizada pelo STJ com apoio das demais cortes superiores, do STF, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, tratará do acesso à informação e da memória institucional como garantias do exercício da cidadania.
Avanços
Desde a realização do primeiro congresso, evidenciam-se muitas conquistas que beneficiam os arquivos do Judiciário: criação de cargos de arquivista, implantação de planos de classificação e tabelas de temporalidade, criação e estruturação física de unidades de guarda e conservação de documentos, implantação de sistemas modernos de gestão de documentos arquivísticos, normatizações e outras.
As discussões e ações também têm contribuído para que os responsáveis pela gestão documental, nas diversas instâncias do Poder Judiciário, atuem com o objetivo de garantir que as unidades arquivísticas cumpram sua finalidade: servir à administração produtora do acervo e, com o passar do tempo, tornar-se um efetivo instrumento de consolidação da cidadania e de conhecimento da história.
abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumabortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuum
Acessos: 0
Com o tema “Amizade, do trabalho para a vida”, o Calendário 2026 viajou o Brasil todo e chegou à casa dos nossos associados.
Estampando o mês de janeiro, temos Gercília Vida de Santana, do TRT5, compartilhando sua amizade com Ana Helena. Deslize para o lado e confira. 👉
Caso você, nosso associado, ainda não tenha recebido o impresso, envie e-mail para protocolo@anajustrafederal.org.br!
#anajustrafederal #calendario2026 #amizade
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025