Historiador associado do TRT2 participa de exposição sobre a história da Polícia Judicial
Hermelindo Lopes Filho assina pesquisa histórica e produção de conteúdo da…
Na terça-feira, 12, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) realizou um curso sobre Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) voltado para estudantes de Ciências Jurídicas e Sociais. O evento foi promovido pela Secretaria-Geral Judiciária e pela Comissão de Informática, com organização da Escola Judicial do TRT-RS. Os ministrantes foram o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, coordenador da implantação do PJe-JT no Estado, e o juiz do Trabalho Marcelo Bergmann Hentschke, integrante da equipe de implantação.
Na primeira parte do evento, o desembargador Cláudio Cassou ofereceu ao público um panorama da implantação do PJe-JT no Brasil e no Rio Grande do Sul e destacou suas principais características e benefícios. No país, o sistema já é utilizado por mais de 500 Varas do Trabalho e o número de processos ajuizados já ultrapassa os 800 mil. No Rio Grande do Sul, ele está presente em 58 das 131 VTs, ultrapassando a meta de 40% das unidades que havia sido estabelecida para 2013.
Entre os diversos benefícios trazidos pelo processo eletrônico, foram citados a celeridade, a maior segurança quanto à integridade dos autos, a transparência e a acessibilidade. A democratização na construção do sistema também foi abordada na exposição: “O PJe-JT necessita da participação do todos, é importante ouvir os interessados: advogados, juízes, servidores, Ministério Público e a sociedade em geral”.
No segundo momento do curso, o juiz do Trabalho Marcelo Bergmann realizou sua exposição focando nos aspectos operacionais do novo sistema, acessando os perfis de advogado e de juiz. Certas funcionalidades foram apresentadas aos estudantes no telão, como a possibilidade de criar sub-caixas para facilitar a organização dos processos, a consulta das datas de audiência e a indexação de documentos. Também foi realizado o ajuizamento simulado de uma ação trabalhista, com a demonstração do procedimento ao público.
Paulo Fernandes Vargas, estudante do IPA do nono semestre, considerou a palestra interessante para sanar algumas dúvidas: “Já tivemos uma aula na faculdade sobre o assunto. Pretendo advogar na área trabalhista e vejo muitos benefícios no uso do meio eletrônico”. A estudante Mariane Albuquerque, atualmente no nono semestre da UCS de Canela, não conhecia o processo eletrônico e achou a exposição bem esclarecedora. Apesar de ter receios sobre a velocidade da internet em algumas regiões do Estado, elogiou o PJe-JT: “Achei que o sistema fosse mais difícil de usar, mas a palestra me deixou mais tranquila”.
O curso contou com 150 inscritos, das seguintes faculdades e universidades: Ipa, Unifin, UCS, PUCRS, Fargs, Fadergs, UniRitter, Ulbra, Unisinos, São Judas Tadeu, Dom Bosco, Fevale, FMP, Unilasalle e UFRGS. Alguns professores das instituições de ensino também compareceram.
abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nywhy women cheat why do men have affairs why married men cheatabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumabortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumi want to cheat on my wife blog.artistamobile.com cheat on your spousewhen your wife cheats read how to know your wife cheated
Acessos: 52
O associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do TRT5, Valdeck Almeida de Jesus, acaba de lançar @Garrafas_aos_mares, uma coletânea de poesias que transforma versos breves em grandes reflexões.
Com poemas sobre memória, amor, saudade, meio ambiente e questões sociais e políticas, a obra combina humor, ironia e sensibilidade para falar sobre temas que atravessam o nosso cotidiano. 🌊📖
Escritor e jornalista, Valdeck já participou de duas edições da Live Sarau da ANAJUSTRA Federal, iniciativa que abre espaço para associados compartilharem seus talentos e diferentes expressões artísticas e culturais.
💙 A ANAJUSTRA Federal celebra e apoia os talentos que também fazem parte da nossa comunidade.
👉 Quer conhecer mais sobre o livro e a trajetória de Valdeck? Confira a matéria completa no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#ANAJUSTRAFederal #EspaçoCultural
Quem olha a cena vê uma rotina comum. Quem é associado da ANAJUSTRA Federal vê benefícios por todos os lados. 👀💙
No tênis da Netshoes, na camisa da The North Face, nas compras da Drogasil e nos produtos de O Boticário: tem desconto onde você talvez nem tenha percebido.
Acesse o Clube de Vantagens ou o app da ANAJUSTRA Federal e aproveite!
@netshoes
@thenorthfacebr
@oboticario
@drogasiloficial
#anajustrafederal #clubedevantagens #benefícios
Aos 60 anos, ainda dá tempo de planejar a aposentadoria?
Para o professor e doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo, a resposta passa por uma palavra cada vez mais importante: longevidade.
Aos 60, ainda podemos ter 20, 30 anos ou mais pela frente. E isso muda a forma como devemos pensar a aposentadoria.
Quero continuar trabalhando? Acumulei o suficiente para parar? Como quero viver os próximos anos? O que vou fazer com o meu tempo e com os recursos que acumulei ao longo da vida?
Neste trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”, Jurandir propõe uma reflexão sobre essas escolhas e mostra por que planejar a aposentadoria não é apenas pensar no quanto você vai receber, mas no futuro que quer construir.
Dê o play e confira a reflexão!
#ANAJUSTRAFederal #Aposentadoria #live #EducaçãoFinanceira #Funprespjud
Na Drogasil @drogasiloficial vários serviços têm custo. Para associados da ANAJUSTRA Federal, alguns saem de graça e outros têm 50% de desconto.
Entre os benefícios, estão serviços gratuitos como bioimpedância, aferição de pressão arterial, glicemia, oximetria, temperatura corporal e colocação de sensor FreeStyle Libre. Já serviços como aplicação de medicamentos injetáveis, colocação de brincos, aplicação de medicamentos 4Bio e curativos têm 50% OFF.
Os valores apresentados nas artes correspondem aos preços para não associados.
#anajustrafederal #clubedebeneficios #drogasil
📲 O Mural de Permuta e Redistribuição agora está no app da ANAJUSTRA Federal!
Um dos serviços mais acessados do nosso site ficou ainda mais fácil de consultar. Agora, você pode encontrar oportunidades de permuta e redistribuição de onde estiver, direto pelo celular.
É mais um motivo para baixar o app e ter os benefícios de ser associado sempre à mão, com muito mais praticidade e conveniência. 💙
👉 Comente APP e enviaremos o link para você baixar o aplicativo!
#ANAJUSTRAFederal #ServidorFederal #JudiciárioFederal #Permuta #Redistribuição Aplicativo BenefíciosDoAssociado
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Em setembro, conhecemos a homenagem compartilhada por Filipe Sampaio Canito, do TRT7, ao amigo Fellyppe Carlos Santos de Lima.
A fotografia, que reúne pessoas queridas ao redor de Fellyppe, representa uma amizade que começou no trabalho e permanece eternizada no coração de todos que conviveram com ele.
Uma história de afeto e saudade que mostra como algumas amizades permanecem conosco, onde quer que estejamos.