Prazo para tirar o título antes do fechamento do cadastro se encerra em 6 de maio
Data-limite vale para alistamento eleitoral, transferência e atualização de…
A Avaliação do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus) divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esta semana apontou o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI) como um dos melhores do país. Segundo a pesquisa, mesmo sendo um tribunal de pequeno porte, o TRT-PI alcançou os índices dos maiores e mais estruturados tribunais da Justiça do Trabalho no Brasil.
O levantamento mostrou que o TRT 22 foi o único de pequeno porte a se posicionar no quadrante de maior eficiência, ficando ao lado dos tribunais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Ao avaliar os índices de produtividade e taxas de congestionamento, o TRT 22 também ocupou o quadrante 1, como sinal de melhor desempenho. Neste quesito, a Justiça Trabalhista do Piauí ficou à frente dos Tribunais do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo, além de outros 17 tribunais.
A análise conjunta dos gráficos e indicadores, mostra que o TRT do Piauí conseguiu manter resultados favoráveis em todas as óticas, mantendo a taxa de congestionamento abaixo da média e a produtividade dos magistrados e servidores acima da média. Outro fato apontado pela pesquisa foi a redução nas despesas do Tribunal. Reduzir os gastos e aumentar a produtividade colocou o TRT-PI como o único Tribunal de pequeno porte do país a se destacar na avaliação do IPC-Jus.
Em uma análise da série histórica o TRT-PI apresentou decréscimo em sua despesa total em 2,8% desde 2009, isso graças à constante queda da despesa com recursos humanos (totalizando 8,3% a menos no orçamento no último quadriênio), ou seja, o aumento das demais despesas (46,5% na despesa com bens e serviços, por exemplo) não foi suficiente para alterar significativamente a despesa total.
Apesar da diminuição na despesa com recursos humanos, a pesquisa considerou a força total de trabalho, que passou de 482 em 2009 para 527 em 2012. Esse comportamento deve-se, principalmente, à alta de servidores efetivos (10,2%) e também de auxiliares (19,2%). Além disso, outras formas de contratação também apresentaram alta: variação de 16,1% nos terceirizados, de 13,0% nos requisitados e 11,1% nos servidores sem vínculo.
A taxa de congestionamento, por sua vez, apresentou queda de 4,2% de 2009 para 2012, sendo igual a 41,1% em 2012. É válido destacar que as taxas de congestionamento do primeiro grau decaíram 4,6% nesse mesmo período. Além disso, o total de casos novos e o total de casos pendentes sofreram alta de 27,5% e 12,0%, respectivamente, no quadriênio.
A avaliação final firmou o TRT 22 com 90% de eficiência entre os Tribunais da Justiça do Trabalho no Brasil. Cabe lembrar que pela metodologia utilizada, um tribunal é dito por eficiente porque, em relação aos demais, conseguiu produzir mais com menos recursos.
Para o presidente do TRT-PI, desembargador Francisco Meton Marques de Lima, os dados revelam dois fatos importantes: o compromisso dos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho do Piauí em prestar um serviço com qualidade e celeridade para a sociedade; e a necessidade urgente de ampliar o número de Varas do Trabalho do Piauí, sob pena de comprometer a celeridade processual da Justiça Trabalhista no Estado.
“Quero parabenizar nossos juízes e servidores por, mais uma vez, se empenharem ao máximo para garantir a maior celeridade processual possível. Os números mostram isso muito claramente. Mas os números também mostram que já passamos dos nossos limites. Precisamos urgentemente de mais Varas do Trabalho, mais servidores e mais magistrados no Piauí. E faz algum tempo que estamos lutando pra isso”, destacou o desembargador Francisco Meton Marques de Lima.
Projetos – O TRT-PI elaborou dois projetos de expansão que atualmente tramitam no (Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) : um prevê a criação de 181 cargos efetivos, 9 cargos em comissão e 90 funções comissionadas, e o outro estabelece a criação de seis novas Varas do Trabalho para o Piauí.
O presidente do TRT Piauí, desembargador Meton Marques de Lima, o juiz auxiliar da presidência, Roberto Wanderley Braga e a assistente-chefe da Seção de Estatística e Gestão Estratégica, Kaplann Macklayny Ribeiro Moura, estiveram presentes no lançamento da pesquisa em Brasília.
how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma
Acessos: 11
O Dia das Mães merece um presente especial, e seu bolso também 💙
Aproveite até 60% OFF no Magazine Luiza + desconto exclusivo da nossa parceria.
Tem opções para todos os estilos! Ofertas válidas até 10 de maio. Acesse nosso Clube de Vantagens e aproveite!
#clubedevantagens #anajustrafederal #diadasmaes
🎓 Quer aumentar sua renda com qualificação? Agora é a hora.
A ANAJUSTRA Federal acaba de ampliar os convênios educacionais com 13 novas parcerias — e isso pode fazer diferença direta no seu bolso 💰.
Com o novo modelo do Adicional de Qualificação (AQ), investir em formação ficou ainda mais vantajoso:
📈 Doutorado pode chegar a mais de R$ 3.800
📈 Mestrado passa de R$ 2.700
📈 Graduação também teve aumento significativo
E o melhor:
✔️ Pós-graduação com até 65% de desconto
✔️ Graduação com até 70% OFF
📚 São diversas opções em áreas estratégicas do Direito e da atuação no Judiciário — com instituições reconhecidas em todo o país.
👉 Comente “Novo AQ” para receber o link da página especial e ver todos os cursos disponíveis.
#ANAJUSTRAFederal #AQ #Qualificação #ServidorPúblico #CarreiraPública Educação Benefícios ClubeDeVantagens
A ANAJUSTRA Federal marcou presença na abertura do evento “Formação em Liderança Feminina”, realizado na JFPE – Tribunal Regional Federal da 5ª Região, entre os dias 27 e 29 de abril.
As participantes foram recebidas com agendas e calendários da entidade, em um gesto de acolhimento e incentivo à organização e ao desenvolvimento profissional.
Seguimos apoiando iniciativas que fortalecem a atuação feminina e contribuem para a construção de ambientes mais preparados, diversos e inspiradores no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #liderancafeminina #judiciariofederal
Quer saber quanto o novo AQ pode impactar no seu salário?
Você pode calcular de forma simples e rápida no nosso simulador!
Basta acessar a plataforma e:
✔️ Informar seus dados
✔️ Escolher seu cargo
✔️ Incluir a parcela do reajuste de 2026
✔️ Incluir o AQ e demais gratificações
Você vê na hora uma estimativa da sua remuneração com o acréscimo do AQ.
Comente “simulador” e receba o link para calcular.
#anajustrafederal #novoaq
Sexto sorteio realizado ✔️
Seguimos com a campanha de prêmios para associados da ANAJUSTRA Federal que já baixaram e fizeram login no aplicativo.
E ainda dá tempo de participar: os sorteios seguem até o dia 25 de maio, com novas chances a cada semana.
Para quem ainda não conhece, o app reúne, em um só lugar, serviços e benefícios importantes do seu dia a dia:
convênios próximos por geolocalização, adesão a ações judiciais, consulta de seguros com acompanhamento de apólices e vencimentos, acesso a consignados e oportunidades de portabilidade, além de metas e selos que valorizam sua experiência como associado.
Se ainda não acessou, vale conhecer.
#anajustrafederal #sorteiodeprêmios #appanajustrafederal
A ANAJUSTRA Federal esteve ao lado dos novos servidores do TRE-SC em um momento especial de início de jornada.
Após a posse, realizada em 13/04, a ambientação aconteceu entre os dias 15 e 17/04, reunindo integração, acolhimento e novos começos. Durante esse período, a entidade marcou presença com a entrega de brindes, agendas e calendários, reforçando o cuidado com quem chega.
#anajustrafederal #tresc