STJ avança na redução do acervo com gestão e tecnologia
O STJ encerrou o ano judiciário com o número recorde de 500.622 processos…
A exposição “25 Anos da Constituição da República e o Supremo Tribunal Federal” foi inaugurada pelo presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, no início da noite de quarta-feira, 02. A mostra apresenta aspectos históricos sobre a promulgação da Constituição, como um exemplar original, de 1988, fotos e um vídeo produzido sobre o assunto.
Durante a cerimônia de abertura da exposição, o ministro Joaquim Barbosa disse que a mostra retrata o importante papel desempenhado pelo Supremo, por meio de suas decisões, “na consolidação da Constituição de 1988 como norma garantidora dos direitos fundamentais, acolhedora da diversidade e propiciadora da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária”. O presidente do STF agradeceu o esforço dedicado à organização da exposição, a qual ele espera que “possa vir a ser apreciada pelo público em geral, em especial os brasileiros mais jovens”.
O ministro Joaquim Barbosa recordou que a Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, “restaurou a democracia em nosso País e estabeleceu uma nova ordem fundada na garantia dos direitos fundamentais”. “Ao aproximar-se essa data histórica, o Supremo congratula-se com todos os segmentos da sociedade e com os demais poderes públicos, com o intuito de celebrar o jubileu de prata da nossa Lei Fundamental”, salientou.
Em entrevista aos jornalistas, o presidente da Corte disse ainda que a Constituição vem sendo aperfeiçoada ao longo desses 25 anos, e que as frequentes alterações – o texto conta com mais de 70 emendas – “são a nossa maneira de, paulatinamente adquirir o sentimento constitucional”. “O que se previu há 25 anos tornou-se obsoleto nos dias atuais, daí a necessidade de mudanças constantes”, avaliou. O mais importante, segundo Joaquim Barbosa, é que a Constituição de 1988 trouxe a estabilidade institucional para o Brasil. “Evidentemente, nós não temos um sistema perfeito, mas esse modelo de aperfeiçoamento constante vai nos fazendo chegar à situação ideal que todos nós sonhamos”, afirmou o ministro.
Exposição
A mostra apresenta processos físicos originais das principais classes processuais criadas desde a Constituição de 1988 como, por exemplo, a primeira Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Também aborda temas como o controle de constitucionalidade e a audiência pública, além de institutos importantes previstos na Constituição como a repercussão geral e a súmula vinculante.
O visitante poderá acessar a Constituição Virtual, fazer uma pesquisa por tema ou artigo e conhecer parte da jurisprudência do STF por meio de telas interativas. Também terá oportunidade de assistir a filme com imagens da época e depoimentos dos ministros do Supremo. A exposição conta, ainda, com uma foto oficial da composição completa da Corte em junho de 2013, fotos da Assembleia Nacional Constituinte e reportagens que mostram a repercussão da promulgação da CF na imprensa, em outubro de 1988.
Livro
O presidente também anunciou o lançamento do livro “A Constituição de 1988 na visão dos Ministros do Supremo Tribunal Federal”, composto por artigos dos ministros atuais e aposentados.
Horários
A exposição está instalada no Hall dos Bustos, no edifício-sede do STF, e está aberta à visitação às quartas e quintas-feiras, no horário das 13h30 às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h30. A mostra está aberta ao público até janeiro de 2014.
abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomawife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat
Acessos: 0
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju