Censo do Poder Judiciário completa um mês com 47% de formulários respondidos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Censo Nacional do Poder Judiciário completou 30 dias de funcionamento desde o seu início. A pesquisa, elaborada e aplicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), registrou a participação de quase 47% dos servidores da Justiça brasileira – de um total de 284.146 servidores, 132.635 preencheram o questionário até as 12h desta quinta-feira, 26. O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo tem a maior taxa de resposta, com 89,67%.

Os outros dois Tribunais de Justiça Militar – do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais – também indicam bons resultados. No TJMRS, 87,23% dos servidores responderam o questionário e, no TJMMG, foram 76,23% de contribuições enviadas ao CNJ.

Nos tribunais superiores, os órgãos que apresentam melhor índice de participação são o Superior Tribunal Militar (STM) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), respectivamente. Dos 1.169 servidores do STM, 725 (62,02%) preencheram os formulários. Já o STJ, com 2.752 servidores, somou 1.207 respostas, correspondendo a 43,86% do total.

Na Justiça Federal, destacam-se os Tribunais Regionais Federais da 4ª e da 1ª Região. No TRF-4, com jurisdição na Região Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná –, participaram do levantamento 2.882 pessoas, o equivalente a 51,93% do total de 5.550 servidores. No TRF-1, que abrange o maior número de entes da federação (Amapá, Roraima, Tocantins, Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso , Piauí, Pará, Maranhão, Goiás Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal), 3.612 pessoas, 46,05% dos 7.844 servidores, responderam a pesquisa.

Justiça Estadual – Entre os Tribunais de Justiça, os melhores resultados são os dos TJs do Amazonas (TJAM) e do Rio Grande do Sul (TJRS). No TJAM, houve a participação de 76,54%, ou seja, 1.612 respostas de um total de 2.106 servidores. Logo na sequência, aparece o TJRS, com 76,16% de respostas enviadas. Dos 7.824 servidores do tribunal gaúcho, 5.959 contribuíram para a pesquisa realizada pelo CNJ.

Nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), estão bem colocados os Tribunais Regionais Eleitorais do Rio de Janeiro (79,59%) e do Paraná (79,09%). Já entre os Tribunais Regionais do Trabalho, destacam-se o TRT-1 (RJ), com 78,95%, e o TRT-16 (MA), com 71,14% dos formulários preenchidos. O Conselho da Justiça Federal (CJF) apresenta 55,83% de participações e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 64,49%.

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomawife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband

Acessos: 0

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
21 72
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
34 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6