Sistema Fiesc apresenta ao TRT12 plano de ação para prevenir acidentes de trabalho

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Sistema Fiesc) apresentou, na sexta-feira, 12, à presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, um plano de ação para prevenir acidentes de trabalho. A iniciativa é decorrente do protocolo de intenções do Programa Trabalho Seguro, firmado pelo Sistema Fiesc com o Tribunal, em dezembro do ano passado.

O objetivo do plano é conscientizar as indústrias catarinenses da importância de se tratar a segurança e a saúde do trabalhador como um investimento, que trará maior engajamento profissional e comprometimento com as estratégias da empresa, e não como despesa. Para a presidente do TRT-SC esse é o ponto fundamental do programa. “É essa mudança na cultura que se espera para conseguir reduzir os números de acidentes de trabalho”, destacou.

A coordenadora de Saúde do Serviço Social da Indústria (Sesi) – instituição que compõe o Sistema Fiesc -, Andréia Cristina Kuntze, apresentou a proposta, que entra em ação na próxima semana. “Primeiro será feito um diagnóstico das indústrias e depois será identificado o que cada uma precisa para reduzir o número de acidentes”, explicou Andréia. Com duração de 12 meses e avaliação anual, o plano vai atingir 2,5 mil indústrias catarinenses.

Além do diagnóstico e planejamento, o plano incluiu a capacitação dos trabalhadores visando, por exemplo, a conscientização sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e o controle das ações por meio de exames médicos ocupacionais. “Queremos motivar o trabalhador a cuidar da sua saúde”, observa Andréia. No encontro, a presidente recebeu quatro DVDs com 100 vídeos educativos, voltados, exclusivamente, aos trabalhadores da construção civil. Produzidos pelo Sesi em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), os vídeos – que vão estar disponíveis no site da Fiesc dentro de dois meses – já foram assistidos por cerca de 7 mil trabalhadores.

Também participaram da reunião o gestor regional do Programa Trabalho Seguro – juiz Alexandre Luiz Ramos -, o diretor jurídico da Fiesc – Carlos José Kurtz -, o superintendente regional do Sesi – Hermes Tomedi -, a coordenadora da Unidade de Relações do Trabalho da Fiesc – Maria Antônia Amboni -, a médica Patrícia Figueiredo e o advogado André Luiz de Carvalho Cordeiro.

O que é o Programa Trabalho Seguro

O Programa é uma inciativa nacional liderada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para reduzir o número de acidentes de trabalho no Brasil, que dobrou entre 2001 e 2010, chegando a 701 mil, com 2,7 mil mortes, segundo o anuário estatístico do INSS.

Santa Catarina ocupa a sexta posição nesse ranking negativo: foram 47 mil ocorrências em 2010 – dado mais recente -, com 152 mortes. A atividade isolada que mais provoca acidentes é o abate de aves, suínos e outros pequenos animais, com 2.584 casos em 2010.

Até o momento, o Tribunal firmou 18 protocolos de intenções, que possuem quatro diretrizes: colaborar na implementação de políticas públicas, promover estudos e pesquisas sobre causas e consequências, fomentar ações educativas e pedagógicas, e criar e alimentar banco de dados comum.
 

abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to cheat on husband sledaddicts.com catching a cheaterhow to cheat on husband sledaddicts.com catching a cheaterwife wants to cheat go why do i want my wife to cheat on me

Acessos: 0

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
21 72
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
34 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6