Gestão estratégica e por competência é desafio para os Tribunais

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Competência é uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que se expressam através do desempenho profissional em um determinado contexto organizacional, agregando valor às pessoas e à própria organização. A busca pela qualificação e a profissionalização do servidor público está em foco na Justiça do Trabalho.

Características como celeridade, qualidade de vida e eficiência, antes marcas da atuação de empresas privadas, passam a ser obrigatórias também no serviço público.

Em março de 2012, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, publicou a resolução nº 92/2012, que dispõe sobre as diretrizes básicas para a implantação do modelo de Gestão de Pessoas por Competências no âmbito da Justiça do Trabalho de 1° e 2° graus.

O documento trata de conceitos, premissas e diretrizes que auxiliam os Tribunais a criar um planejamento de gestão de pessoas por competências e das responsabilidades de gestores e dos servidores.

A maioria dos Regionais começaram a movimentar essas atividades a partir da publicação. Contudo, o TRT da 23ª Região trabalha o Planejamento Estratégico desde 2007, visando a eficiência na gestão e  a qualidade de vida dos servidores. “Em 2007, a pedido da presidência, desenvolvemos o planejamento da Gestão Estratégica e, após algumas atividades, identificamos que trabalhar com as habilidades traria mais resultados para todos nós”, revela o Diretor Geral do TRT 23, José Barbosa.

Para o gestor, oferecer o bem estar no ambiente de trabalho dos servidores, como um meio para garantir o máximo de eficiência por meio do uso de metas, já é uma realidade. A exemplo da criação do “Colégio de Líderes”, programas de serviços médicos, palestras, sessões de massagens, oficina de ioga, ginástica laboral, entre outros.

Todo o trabalho baseado nesse planejamento estratégico e que já começa a dar bons resultados no TRT23, chamou a atenção de outros tribunais. Representantes do TRT8 e TRT13 passaram por capacitações e cursos em Mato Grosso para conhecer as iniciativas e aplicá-las em seus Regionais, de acordo com a sua realidade.

Também contando com o apoio do TRT23, o Tribunal da 14ª Região passou a capacitar gestores para lidar da melhor forma com o processo de modernização. “As ações de Gestão por Competência serão instaladas no Tribunal até 2014. Estamos em fase de sensibilização dos servidores, quebrando paradigmas e mexendo com o dia a dia deles”, conta a Secretária de Gestão de Pessoal, Liduína Maria das Chagas.

A expansão das iniciativas e a união de forças entre os Regionais foi o que culminou na resolução publicada pelo CSJT, em 2012.  Dessa forma, a Justiça do Trabalho caminha para mudar os modelos tradicionais de gestão que estão em descompasso com as necessidades e as expectativas dos servidores e sociedade, por práticas modernas e sustentáveis.
 

Ações de sucesso

Desde o início da Gestão Estratégica, algumas ações foram instituídas  no TRT23. A ‘Academia de Lideranças’, criada em 2010, foi uma delas e até hoje continua com a missão de formar líderes entre os servidores. A capacitação busca o nivelamento das lideranças já estabelecidas, o fortalecimento do desempenho de equipe e formação de líderes apoiadores, capazes de potencializar as competências individuais dos membros da equipe.

De acordo com o Coordenador de Infraestrutura do Regional, Willians Kauffmann, graças à Academia, o TRT ganhou cinco prêmios. O servidor explica ainda  que o curso foi pensado para englobar magistrados e gestores de todos as regiões do Estado. “Os módulos são compactos e distribuídos em três etapas: desenvolvimento de competências para tornar-se independente, potencialização de resultados e a liderança couch”, explica.

O projeto que funcionou sem orçamento por dois anos hoje é de responsabilidade da Escola Judicial. Kauffmann conta que a primeira turma foi convocada, mas hoje é necessário fazer uma seleção e mais de 500 servidores já passaram pela formação.

Aparecida Iara Molina foi uma das participantes e revela que a mudança é gradativa por se tratar de questão cultural e comportamental, mas que algumas diferenças já podem ser vistas. “Percebemos a diminuição da competitividade; valorização do servidor por meio do desenvolvimento profissional e o reconhecimento de suas competências; otimização dos recursos destinados à capacitação; maior proximidade entre os gestores e seus subordinados”, elencou a servidora.

No TRT14, a ideia é alcançar o padrão das medidas que foram tomadas em Mato Grosso e ter também programas de saúde e ações que garantam a qualidade de vida dos servidores públicos.

No ano passado, o Regional realizou cursos de capacitação com a participação de 150 servidores. Agora, algumas pesquisas serão feitas para definir papéis e funções, reestruturação, mapeamento e distribuição de tarefas.

Liduína Chagas, Secretária de Gestão de Pessoas do TRT14, ressalta o constante apoio da presidência, na gestão do Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior. “A presidência abraçou o projeto, participando ativamente de todas as ações propostas”, afirma.
 

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatwhy women cheat why do men have affairs why married men cheatabortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to cheat on my husband read cheatersi want to cheat on my wife i cheated on my wife now what cheat on your spouse

Acessos: 23

💊Os remédios representam boa parte dos gastos mensais das famílias. Por isso, o desconto da parceria da ANAJUSTRA Federal com as farmácias @drogaraiab podem te ajudar a economizar todos os meses!

São mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil. Encontre a unidade mais próxima de você, informe seu CPF e aproveite os beneficiais de ser associado!

#anajustrafederal #convenios #drogaraia #servidorpublico #pju #parceria #servidor
O dólar americano tem se mostrado uma moeda estável, enquanto a moeda brasileira passou por nove mudanças desde 1694 e já perdeu mais de 80% do seu valor desde o lançamento do Plano Real, há 30 anos.

🌍 Fique atento!

* Investir em dólar pode oferecer proteção contra a desvalorização.

* Planeje suas viagens comprando dólares aos poucos.

* Conheça as taxas e tributações ao investir em fundos dolarizados.

Quer entender mais? Leia o artigo do consultor financeiro José Carlos Dorte no nosso site.😉

#Economia #Dólar #MoedaBrasileira #Investimentos #Finanças #AnajustraFederal #Consultoria
🥳🎉 Estamos no Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal