Ministro recém-empossado estreia na Primeira Turma do STJ

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu as boas-vindas ao seu novo integrante: um dia depois de tomar posse, Sérgio Luiz Kukina compôs pela primeira vez, nesta quinta-feira, 07, o colegiado em que atuará. Oriundo do estado do Paraná, ele ocupa vaga destinada a membro do Ministério Público.

O ministro Arnaldo Esteves Lima, presidente da Turma, acredita que o novo ministro trará uma grande contribuição para a jurisprudência do STJ e, em especial, para a Seção de direito público, da qual faz parte a Primeira Turma.

O ministro Ari Pargendler disse que é motivo de muita satisfação contar com a contribuição do ministro Kukina, que, a seu ver, enriquecerá os trabalhos da Turma. O ministro Napoleão Nunes Maia Filho destacou que o novo ministro chega precedido da justa fama de homem cordato, operoso, atento e zeloso. “Portanto, tem todas as virtudes que nós pretendemos ter e que achamos que os outros também devam ter”, disse. O ministro Benedito Gonçalves solidarizou-se com as homenagens.

O representante do Ministério Público Federal na sessão, subprocurador-geral da República Oswaldo José Barbosa Silva, comemorou a chegada de Sérgio Kukina ao STJ. Ele acredita o novo ministro, que até agora era membro do Ministério Público do Paraná, trará para a Corte o sentimento de justiça que sempre pautou sua atuação profissional. “O quinto constitucional do Ministério Público estará muito bem representado no STJ”, comentou.

O advogado Marcos Jorge Caldas Pereira, em nome de sua classe profissional, também rendeu homenagens ao novo ministro, desejando felicidades no exercício “espinhoso” do cargo.

Sérgio Kukina agradeceu a acolhida e os pronunciamentos. “Espero corresponder de forma adequada àquilo que se espera de um magistrado desta Corte”, afirmou. Ele pediu paciência aos colegas, sobretudo nesse momento em que está principiando na magistratura. “Mas estejam certos de que empenho e dedicação não faltarão, e explorarei os senhores, em busca da experiência de que são detentores”, concluiu.
 

why did my husband cheat trailblz.com cheated on my husbandmy boyfriend thinks i cheated allpaul.com i cheated on my boyfriend with a black guy

Acessos: 0

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
18 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
24 87
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
35 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6