TST e TCU firmam parceria para segurança de informações

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, assinaram, no salão nobre do Tribunal Superior do Trabalho “Ato de Inauguração do Data center de Replicação de Dados”. Também denominado “site de contingência”, o ato é fruto de parceria institucional entre os dois tribunais visando à segurança de informações institucionais.

O objetivo é que todas as informações de um dos órgãos do ambiente de Tecnologia de Informação sejam replicadas ao outro e vice-versa. Assim, os dois alcançariam patamar de proteção e segurança efetiva, caso ocorra um eventual desastre que atinja suas instalações. Em abril de 2002, um incêndio atingiu quatro andares do prédio onde funciona o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) e destruiu mais de 11 mil processos. Em 2008 foi a vez do TRT da 11ª Região (AM), com incêndio atingindo justamente a Secretaria de Tecnologia do órgão, levando a perda de centenas de informações.

Data centers

Data centers são ambientes projetados para abrigar servidores, computadores e sistemas responsáveis pelo processamento de dados de uma empresa ou organização. O objetivo principal de um data center é garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para as atividades de uma organização, garantindo a constante disponibilidade de serviços de TI.

Durante a cerimônia, o ministro presidente do TST, João Oreste Dalazen, destacou que investir em Tecnologia de Informação nos tempos atuais não é alternativa ou opção, “a rigor sua implementação em qualquer atividade traduz urgente e imperativa necessidade”. Para o presidente, a ausência de computadores, de processadores de alto desempenho e dos meios de comunicação contemporâneos na administração pública seria inimaginável. “A administração pública desses novos tempos precisa voltar-se à guarda eficiente do maior patrimônio da pós-modernidade, ou seja, a informação”.

Para o ministro presidente do TCU, Benjamim Zymler, apesar de as áreas de TI contarem com estruturas próprias, é preciso preparar as instituições para o imprevisível. Segundo o ministro estimava-se que o tempo de recuperação das atividades do TCU em caso de eventual destruição do seu site principal, em caráter emergencial, seria de no mínimo seis meses de paralização. Com o site de contingências, estima-se que esse tempo seria reduzido a uma semana. Zymler ressaltou o caráter pioneiro da parceria entre TCU e TST. “É a primeira vez que duas organizações públicas brasileiras lançam mão de possibilidades além de suas fronteiras jurisdicionais para obter de forma criativa, racional e eficiente solução de TI que assegure continuidade operacional recíproca”. Para o ministro, o acordo deveria ser referência a ser seguida por outras instituições públicas.

how to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheaterwife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat

Acessos: 0

🎁 Mais um associado contemplado no sorteio de Dia dos Pais!

O Sr. Paulo José Corrêa esteve na sede da ANAJUSTRA Federal para retirar o seu prêmio e já levou para casa essa lembrança especial.

É uma alegria para nós poder valorizar e presentear nossos associados em datas como essa. Ao todo, foram 65 prêmios sorteados em comemoração ao Dia dos Pais. 💙

#anajustrafederal #diadospais #associadoanajustra #valorização
45 1
Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅

Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.

Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲

#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
55 5
Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
25 0