Nova resolução amplia para 30% cotas nos concursos para o Judiciário
A medida passa a abranger também indígenas e quilombolas.
Ao abrir, nesta quinta-feira, 08, a VII Semana Nacional de Conciliação, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, homologou um acordo que solucionou, de forma pacífica, conflito que havia entre um cliente e o Banco Bradesco. Pouco antes, em seu discurso, o ministro afirmou que “o mutirão pela Conciliação é símbolo dos novos tempos por que passa o Poder Judiciário, hoje mais republicano, mais humano, de vanguarda e mais capacitado tecnicamente”. Segundo ele, “quem não pensar assim não terá futuro”.
O acordo oficializado pelo ministro foi celebrado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), logo após a solenidade de abertura da Semana de Conciliação, realizada no mesmo local. Pôs fim ao conflito entre o analista de sistemas Henrique Lima, de 40 anos, e o Bradesco. Graças à solução encontrada, a dívida de Henrique, que já tinha alcançado R$ 36 mil, foi reduzida para R$ 24 mil, devendo ser paga em 48 meses. Ele comemorou o resultado.
“Com o banco é difícil uma oportunidade como essa. Apenas com o banco, eu não teria conseguido essas condições de pagamento”, disse Henrique Lima, que havia tomado o empréstimo em 2011 para tratamento de um tumor na coluna. Segundo o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT, já foram realizada 120 audiências de conciliação, com um índice de acordos da ordem de 70%.
Escola nacional
Durante o lançamento oficial da Semana Nacional de Conciliação de 2012 foi anunciado o lançamento da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam), resultado de parceria entre o CNJ e a Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça. O coordenador da Secretaria, Eduardo Dias, falou da importância da criação da escola. “Vamos ampliar o foco da conciliação para todos os operadores do direito; nossa intenção é formar um exército de conciliadores e mediadores”, disse. Até 2014, a meta da Secretaria é formar 21 mil conciliadores e 400 instrutores.
O coordenador do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação do CNJ, conselheiro José Roberto Neves Amorim, falou, durante o evento, da importância da solução pacífica dos conflitos. “Com esse movimento, nós vamos conseguir fazer que o cidadão venha para o Poder Judiciário tranquilo, sem tensão e preocupação, percebendo que os centros de Conciliação são casas de cidadania. O Judiciário deve fazer uma boa gestão para julgar os processos judiciais e, sempre que for possível, buscar a conciliação para evitar o aumento da sobrecarga dos tribunais”, afirmou o conselheiro, acrescentando que, atualmente, tramitam 90 milhões de processos no Judiciário, que recebe, anualmente, 26 milhões de novos processos por ano.
Participaram da solenidade, além do ministro Ayres Britto e do conselheiro Neves Amorim, o presidente do TJDFT, desembargador João de Assis Mariosi; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante; entre outras autoridades
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy did my husband cheat why my husband cheated on me cheated on my husbandwhen your wife cheats read how to know your wife cheated
Acessos: 0
Dezembro está chegando e é tempo de desacelerar, recarregar as energias e, se possível, conhecer novos destinos. 🌎
Pelo Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, associados contam com condições especiais em pacotes e transporte para aproveitar cada momento da viagem.
Confira alguns dos parceiros que tornam isso possível:
🚌 Flixbus
🚗 Letur Locação e Turismo
🏖️ Bancorbrás
💳 Visa Pronto
💱 Travelex Confidence
🌍 CH Tur
Acesse anajustrabeneficios.com.br e planeje sua próxima viagem com economia e praticidade. 💚
#anajustrafederal #clubedevantagens #viagem #benefícios #turismo #descontos
Planejar, revisar e evoluir. ✨
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026, com o apoio da Financeira BRB, foi feita para acompanhar você durante todo o ano, com páginas que ajudam a equilibrar tarefas, finanças e objetivos pessoais.
Mais do que uma agenda, um incentivo à organização e ao bem-estar. 💚
#anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #agenda2026 #soumaisjustiça
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆♀️🌸
No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.
Transforme seu autocuidado em momentos únicos.
#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
Prêmio nas mãos! 🏆
A associada Mariléa Gonçalves Lemos, do TRT3, foi a grande ganhadora da moto elétrica Bee Type 2 no Show de Prêmios ANAJUSTRA Federal, em comemoração ao Dia do Servidor Público. ⚡️🛵
Parabéns, Mariléa! 🎉
#anajustrafederal #showdepremios #diadoservidor #associadoanajustra
Conheça cada detalhe da Agenda ANAJUSTRA Federal 2026. Um presente feito para inspirar mais organização, propósito e equilíbrio no seu dia a dia. ✨
Com o apoio da Financeira BRB, essa entrega chega até a casa de cada associado, reafirmando o compromisso com quem faz parte da nossa história. 💚
#agenda2026 #anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #soumaisjustiça
📚 Estivemos presentes na comemoração dos 50 anos da Biblioteca do TRT3, celebrada com a cerimônia de premiação do III Concurso de Monografias da Biblioteca, promovida pela Escola Judicial do Tribunal.
O evento, que aconteceu no dia 5/11, homenageou o desembargador Márcio Túlio Viana e teve como tema “Inteligência Artificial: aplicações, desafios e impactos jurídicos, éticos, sociais e políticos no sistema judicial”, um debate essencial sobre o presente e o futuro da Justiça do Trabalho.
#anajustrafederal #trt3 #justiçadotrabalho #escolajudicial #bibliotecadotrt3 #direitodotrabalho #inteligenciaartificial