Pleno do TST aprova proposta de anteprojeto de lei para regulamentar o CSJT

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou, nesta sexta-feira (14/09), o encaminhamento ao Congresso Nacional de proposta de anteprojeto de lei dispondo sobre a composição, o funcionamento e a competência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O Conselho foi instituído pela Emenda Constitucional nº 45/2004 com a finalidade de “exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante” (art. 111-A, § 2º, inciso II, da Constituição Federal). No entanto, passados quase oito anos dessa previsão constitucional, ainda não foi editada lei regulamentadora.

O anteprojeto de lei tem o objetivo de suprir essa lacuna. Até a regulamentação, o funcionamento do órgão segue obedecendo ao Regimento Interno aprovado mediante Resolução Administrativa do TST, como estabeleceu a norma constitucional vigente.

Para o presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, a proposta “vai ao encontro dos objetivos centrais do constituinte derivado de 2004, manifestado na Emenda nº 45, de reservar função privilegiada a esse órgão de cúpula e de planejamento estratégico da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, essencial à concretização dos anseios sociais de um Poder Judiciário cada vez mais acessível, transparente e eficiente”.

A proposição define a finalidade institucional do CSJT, especificando as áreas sobre as quais incide seu o poder fiscalizatório, fixa competências e estabelece os órgãos integrantes. Também define a composição, procedimentos relativos à escolha dos membros, duração dos mandatos, e previsão de participação de membros do Ministério Público do Trabalho, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e de associação nacional de magistrados da Justiça do Trabalho. 

Entre as inovações da proposta, destaca-se a inserção da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho como órgão do CSJT, e não mais órgão do TST, à semelhança do modelo vigente no Conselho da Justiça Federal e no Conselho Nacional de Justiça. Assim, o anteprojeto acaba por uniformizar o funcionamento dos três Conselhos previstos no sistema judicial brasileiro. 

Outra novidade é a criação do Centro de Pesquisas Judiciárias do CSJT, com a missão de realizar e fomentar estudos e pesquisas com vistas à modernização do Conselho e da Justiça do Trabalho, assim como contribuir para a disseminação da cultura jurídica e executar atividades de formação e aperfeiçoamento de servidores.
 

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahoma

Acessos: 0

O Natal reacende em nós a verdade que fortalece a caminhada, renova a esperança e revela, mais uma vez, a grandeza do amor de Deus.

Que, na luz do Menino Jesus, esse amor eterno floresça em seu coração e no de sua família, trazendo paz, aconchego e bênçãos que iluminem cada passo e cada novo dia.

Com carinho, os votos de um santo e abençoado Natal da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #feliznatal #anajustra
16 2
🧡 Dezembro Laranja – Um lembrete essencial para a sua saúde

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, mas também é um dos mais fáceis de prevenir com cuidados simples no dia a dia.

🌞 Proteja-se:

✅Aplique protetor solar adequado ao seu tipo de pele.
✅Evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
✅Use acessórios que reforcem a proteção como chapéu e óculos escuros.
✅Observe a própria pele e fique atento a qualquer mudança.

🔎 Notou algo diferente? Procure um dermatologista.

Cuidar da pele é cuidar da sua saúde.

#anajustrafederal #dezembrolaranja #prevenção
8 0