TST reduz tempo de tramitação de processo

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) conseguiu, com a adoção do processo eletrônico, reduzir em três meses o tempo de tramitação de uma ação na Corte. No ano passado, um caso demorou, em média, um ano e nove meses para ser analisado pelos ministros. Em 2010, a média era de dois anos.

A informação consta de um relatório divulgado ontem pela Assessoria de Gestão Estratégica do TST. O Índice de Tempo Médio de Tramitação (ITMT) caiu 14% entre 2010 e 2011, o que significa 93,75 dias a menos de tramitação. O resultado superou a meta prevista no Plano Estratégico da Corte, que propõe a redução anual de 5% no tempo de tramitação. O plano também estipula uma meta a ser alcançada até 2014: 540 dias (cerca de um ano e meio) para uma decisão dos ministros.

Desde agosto de 2010, o TST recebe apenas processos eletrônicos. Hoje, só 25% das quase 200 mil ações em tramitação estão em papel. “O processo eletrônico traz muitas vantagens. Os ministros podem analisar as ações ao mesmo tempo, pelo computador, o que torna mais rápida a votação”, diz a advogada Juliana Bracks Duarte de Oliveira, do escritório Latgé, Mathia, Bracks & Advogados Associados.

De acordo com o TST, a informatização evita o vaivém de processos por setores e gabinetes dos ministros. Outro fator apontado pelo tribunal para a redução do tempo de julgamento é o investimento em pessoal. Houve um aumento no número de servidores nos gabinetes dos ministros, que foram transferidos de áreas administrativas da Corte.

De janeiro a dezembro de 2011, o TST julgou cerca de 207 mil processos, 54,38% de um total de 380.575 processos em tramitação. No fechamento do ano, ficaram pendentes de julgamento 161,5 mil ações – 4,3% a menos em relação a 2010. De cada cem processos, 57,4% não foram julgados no ano passado, 0,9% a mais que a meta estabelecida pelos ministros da Corte.

how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterwife cheated on me now what link wife wants to cheat

Acessos: 0

Você já viu o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2025!?

Serão 10 feriados nacionais e 8 pontos facultativos, com direito a quatro feriadões durante o ano. E claro, o Carnaval continua sendo ponto facultativo.

📆 Use sua Agenda e Calendário da ANAJUSTRA Federal para planejar bons momentos!

🛍️🛒 e lembre-se usar os convênios do nosso Clube de Vantagens para economizar em viagens e passeios! 

#anajustrafederal #clubedevantagens #anajustrabeneficios #pju
25 2
A JUSaúde está com tudo em 2025! Novas parcerias e foco regional estão entre as grandes metas neste ano.

Uma das principais novidades será o lançamento de uma parceria exclusiva para a faixa etária a partir de 44 anos, com planos de saúde mais adequados às necessidades desse grupo. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025 e promete fortalecer ainda mais a atuação da associação na área!

Além disso, a ANAJUSTRA Federal continuará a intensificar sua parceria com operadoras de planos regionais, garantindo mais benefícios para seus associados.

#jusaúde #anajustrafederal #saúde2025 #parcerias #benefícios
27 1
Quem já está planejando 2025 com a nossa agenda?

Ela traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o nosso tradicional calendário, dessa vez, está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

#agenda2025 #anajustrafederal #associadoanajustra
32 10