IR sobre juros dos quintos: diretores se reúnem com superintendente da Receita em SP

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Os diretores da ANAJUSTRA, Alex Sayour e Áureo Félix Pedroso, reuniram-se, ontem 29, com o superintendente da Receita Federal da 8ª Região Fiscal, com sede em São Paulo, Fábio Kirzner Ejche. O tema do encontro foi a situação dos associados que tiveram problemas na declaração do IR ao declararem os juros recebidos no processo dos Quintos como rendimentos isentos e não tributáveis.

No total, 2.172 associados dos TRTs 2 e 15 receberam os valores e muitos tiveram a declaração retida por inconsistência entre a declaração de ajuste e o informe de rendimentos do Banco do Brasil.

Mesmo com a decisão favorável do processo da ANAJUSTRA para a não incidência do IR sobre as parcelas de juros moratórios pagos, ocorreram posicionamentos divergentes dentro das delegacias da Receita Federal, responsáveis pela análise das declarações individuais.

“Essa não uniformidade na implementação da isenção tributária sobre os juros ocasionou vários contratempos aos associados, que tinham que realizar uma verdadeira via crúcis para ver reconhecido o seu direito e, muitas vezes, as declarações ficavam pendentes de decisão e o contribuinte, por esse motivo, tinha sua declaração retida em malha fiscal”, afirmou o diretor da entidade Áuero Pedroso.

O diretor afirmou ainda que a Receita Federal demonstrou interesse em resolver tal pendência para que não tenha a necessidade dos servidores deslocarem-se até uma repartição da Receita Federal.

Com esse propósito, a ANAJUSTRA encaminhará para a Superintendência algumas informações que possibilitarão a Receita Federal, realizar com segurança, a alocação, de forma coletiva para todos os associados vinculados à Superintendência, dos valores dos juros nas suas declarações, sem a necessidade de intervenção individual do contribuinte.

O valor dos juros moratórios ficará, nos sistemas da Receita Federal, com a sua exigibilidade suspensa (em função da decisão ainda não ser definitiva), ocasionando a liberação das declarações que ficaram retidas em função desses juros.

“Vale ressaltar esse procedimento não atingirá as declarações que, porventura, estejam sob a análise do fisco por outro motivo que não os valores dos juros”, lembra Pedroso.

O diretor ainda contou que após este encontro, o mesmo procedimento será solicitado a todas as unidades da Receita Federal do país com o objetivo de uniformizar e racionalizar os procedimentos e evitar transtornos aos nossos associados.

“Destaco a cordialidade e boa vontade demonstrada pelo superintendente e auditores da Receita Federal comprovando a atuação cidadã dessa importante instituição”, finalizou Pedroso.
 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyabortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomawife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheat

Acessos: 0

💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
33 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
39 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
14 0