A estabilidade do servidor não deve servir à acomodação, alerta palestrante

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O servidor público precisa mais do que nunca se reconhecer como agente de transformação a serviço da cidadania. A idéia foi defendida por Maria do Socorro Mendes Gomes, secretária-adjunta da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em palestra no Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis), nesta quarta-feira (27). Dentro dessa visão, entre outros pontos, ela ressaltou que o servidor deve compreender a estabilidade funcional antes como um atributo do serviço público, a serviço da cidadania, não como uma propriedade pessoal para servir à acomodação.

– Com frequência, vêm da sociedade críticas à falta de eficiência e eficácia das políticas públicas. Se o serviço é ruim, a sociedade tende igualmente a questionar a figura do servidor e da estabilidade – assinalou.

A palestra foi parte da programação comemorativa do mês do servidor, desenvolvida em conjunto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Desde o início do mês, os servidores estão tendo oportunidade de participar de atividades voltadas ao aprimoramento profissional, atualização sobre temas de saúde e também eventos de reflexão e lazer.Nesta quinta (29), o professor Nelson Gomes, doutor em Filosofia pela Universidade de Munique, fará palestra sobre o tema “Ética no trabalho”. O evento será às 10h, na Ala Nilo Coelho (Plenário 2), no Senado.

Na abertura da palestra, Maria do Socorro destacou que prevalece hoje no país novo modelo de Estado, que se orienta pelo desenvolvimento de políticas públicas inclusivas, fruto do fortalecimento da democracia participativa. Na sua avaliação, a sociedade civil hoje é mais organizada e exigente, pois se tornou mais consciente de seus direitos. Dentro dessas condições, a ação pública visa ampliar a oferta de bens e serviços públicos a toda a população, nas mais diferentes regiões, numa condição mais oportuna para o fortalecimento do pacto federativo.

– Temos uma cidadania mais mobilizada, trazendo uma crítica social mais forte e disposta a exigir melhor qualidade da representação política, o que vale tanto para o Legislativo como para o Executivo – disse Maria do Socorro, para destacar que os servidores também precisam se adaptar essa nova realidade.

A palestra foi antecedida por rápidas palavras da diretora de Secretaria de Recursos Humanos do Senado, Doris Marize Romariz Peixoto. Nesse momento, ela assinalou a importância do tema a ser abordado pela convidada. Na sua avaliação, os servidores do Legislativo precisam estar atualizados sobre as mudanças em desenvolvimento na organização do Estado brasileiro.

Fonte: Agência Senado

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheati want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spousewife wants to cheat go why do i want my wife to cheat on me

Acessos: 0

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
93 8
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
8 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
29 1